top of page
motores7magazine

AUTO | Novo Corvette ZR1 (2018): 755 cv para ‘chatear' o Porsche 911 RSR!


A Chevrolet decidiu revelar o seu novo ponta de lança, o ‘artilheiro’ Corvette ZR1 que tem o habitual motor V6 de 6.2 litros mas bastante mais vitaminado na potência, que agora se atira para os 755 cv em vez dos anteriores 466.

Volvidos quase quatro anos sobre o aparecimento da atual geração do Corvette, sem a sombra de uma versão de combate à concorrência, para além da potência que se traduz em cavalos, dado mais impressionante no ZR1 é o aumento de binário no motor V6. O seu débito sobe de 630 a 969 Nm, graças ao uso de um novo compressor, que também trabalha com a injeção. E para acompanhá-lo, é possível escolher entre a caixa de série manual de 7 relações, ou uma caixa automática a 8 velocidades, a título opcional.


A aparência do novo Corvette ZR1 está em linha com o suposto desempenho, exibindo três amplas entradas de ar na grelha dianteira, por forma a arrefecer o seu motor montado à frente.

O capô, que incorpora um extrator de ar de fibra de carbono, é mais curvado do que nunca para receber o imponente compressor volumétrico/intercooler, enquanto a traseira que não perde em nada a linha habitual do empolgante modelo americano, foi projetada para acomodar uma aba imponente, essencial para o levar serenamente ao circuito, uma vez que contamos com um suporte aerodinâmico melhorado em 60% na sua função por comparação com o Corvette ZO6. Porém, este último componente, continua a ser uma opção.

Nos flancos laterais junto às duas portas, uma lâmina de carbono de cada lado combina na perfeição com a base do pára-choques dianteiro. No mesmo material foi concebido o largo difusor traseiro que transporta as quatro "trombetas" famosas como saídas de escape.


Como o bom Rock’n’Roll nas performances

O Corvette ZR1 promete alcançar mais de 338 km/h de pico, mas não é anunciado, por enquanto, o seu desempenho no exercício de 0 a 100 km/h. A besta americana está equipada com uns Michelin Pilot Sport Cup 2 e adota uma configuração específica do chassis, que beneficia com uma suspensão magnética.


As cores são o estilo ‘Night’ mais discreto negro-cinza, ou um tom laranja Sebring, que também se estende às pinças de travão, ao cockpit e cintos de segurança costurados.

O novo ZR1 será lançado na primavera de 2018 no mercado dos Estados Unidos e por enquanto, ainda nada se sabe sobre o seu preço; e, ainda menos depois de atravessar o Atlântico que custo haverá a pagar nos stands da rede oficial do Velho Continente.


No entanto, o que se fala é que marcará o fim da carreira desta geração da Corvette, antes de ser substituído em 2019 por um novo modelo em ruptura total com o atual. Contará com um motor central traseiro – um desenho provavelmente orientado pelo compromisso no Campeonato de Resistência GTE - contrariando os passos seguidos pelo rival Porsche 911 RSR, que abandonou o motor traseiro, com grande desgosto para os puristas da marca alemã.





0 visualização0 comentário
bottom of page