O departamento Motorsport da Volkswagen, apresentou um esboço do que será o novo R5 ‘competição-cliente’ para os ralis. Com base na versão GTI do Polo de sexta geração, chegará com 270 Cv e melhorias importantes para a competição.
O Polo GTI R5 tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2018. Disponibiliza um sistema de tração às quatro rodas, animado por um poderoso motor turbo de quatro cilindros, que alimentado por injeção direta de combustível chega aos 270 de potência máxima.
O desenvolvimento do Polo GTI R5 começou à 'porta fechada' no início de 2017, logo com os primeiros testes de estrada
Sem equipa oficial mas competitivo
A Volkswagen vai colocar o novo Polo R5 a equipas profissionais e a aspirantes a pilotos, a versão de 270 cv para que possam competir nos campeonatos de todo o mundo, incluindo o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC).
O motor tem por base a unidade motriz do modelo de produção, que será lançado ainda este ano, contando para além da transmissão integral com uma desportiva caixa de 5 velocidades e um ‘pack’ completo de segurança, onde se incluiu o arco de segurança (Santo António) e as bacquets de competição.
"Com o Polo GTI R5, esperamos transferir com sucesso a nossa experiência de quatro títulos do WRC para o programa de corridas dos nossos clientes, oferecendo uma máquina de corrida de primeira classe para os inúmeros campeonatos, provas nacionais e WRC" , diz Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport .
"Antes do primeiro teste, enviaremos o Pólo GTI R5 para testes rigorosos para garantir que ele esteja preparado para as condições extremamente variadas que poderá encontrar em todo o mundo".
O VW Polo GTI R5 foi desenvolvido pelo ex-engenheiro de Ogier no WRC
Embora à porta fechada, a Volkswagen Motorsport diz que o desenvolvimento do carro começou no início de 2017, com o início dos primeiros testes de condução.
Para que a transferência de toda a experiência adquirida durante quatro anos no WRC fosse transferida para o Polo GTI R5, foi nomeado como diretor técnico do departamento e criador do carro, François-Xavier Demaison, sempre acompanhado pelo engenheiro Gerard-Jan de Jongh, que foi o engenheiro encarregado do carro de Sébastien Ogier durante o seu périplo vitorioso na Volkswagen.
O Polo GTI R5, a par com o Golf GTI TCR, será um dos dois modelos ‘competição-cliente’ disponibilizados pela Volkswagen Motorsport no próximo ano.