Estar atento e saber o que cada led, ou luz de aviso significam, é uma preciosa ajuda para enfrentar qualquer falha, ou para evitar problemas sérios que afetem o rendimento do seu automóvel.
Já abordei em edições anteriores, questões relacionadas com a segurança rodoviária onde, em geral, a primeira responsabilidade do nosso bem-estar na condução, depende sobretudo de nós próprios, e da forma como lidamos com cada situação. No entanto, a tecnologia também contribuiu para o aumento da nossa segurança, razão pela qual, todos os anos, as empresas de segurança em todo o mundo redobram esforços para avançar nos muitos sistemas que atualmente existem em cada carro de última geração.
A segurança do carro tem avançado tanto que, num futuro próximo, se espera que eles nos levem automaticamente ao nosso destino sem nos dar o trabalho de os conduzir. Esta é uma questão polémica, sobretudo para aqueles que, como nós, adoram sentir o prazer da condução, mas não é disso que hoje tratamos.
Entre os muitos sistemas de segurança posso mencionar aqueles que travam o automóvel quando uma colisão está iminente, o sistema de anti-rolamento em curva e de controlo de tração, o sistema anticoiling, o sistema de estacionamento, o sistema de partida controlada (launch control), as câmaras dianteiras e as instaladas nos lados e na traseira do carro que o ajuda numa manobra de estacionamento, os cintos de segurança, o Airbag, etc.,
Como vemos, a segurança da condução é tão importante que, ao longo dos anos, muitas coisas foram melhoradas, e outros sistemas emergiram para apoiar os existentes.
Com todos os benefícios trazidos pelos sistemas acima mencionados, sem dúvida, as luzes de aviso que se encontram atrás do volante, garantem-nos uma preciosa ajuda quando surgem falhas mecânicas nos nossos carros; os leds que ficam acessos permitem saber se devemos parar ou não o carro, se existe uma falha grave ou se podemos continuar, pelo menos até alcançar o nosso destino.
Em primeiro lugar, deve saber que as luzes de aviso foram um dos primeiros sistemas de segurança que foram instalados em automóveis, e que a sua invenção remonta a algumas décadas.
1 - Saber distinguir as cores, para não ter surpresas
Uma das primeiras coisas que deve saber em relação aos LED indicativos, é o que eles significam, de acordo com sua cor. Em primeiro lugar, aqueles que se tornam vermelhos, indicam que temos um problema sério no carro, e o melhor é parar a nossa marcha o mais rápido possível para não estragar mais nada.
Por outro lado, quando se iluminam âmbar ou laranja, indicam que temos alguma falha menor, embora não haja razão para parar imediatamente. Também encontraremos leds de outras cores, como azul, verde ou branco; estas estão padronizadas como leds de informação - não se preocupe, porque não indicam que temos uma falha em nosso carro. No entanto, se a luz amarela, vermelha e laranja permanece fixa ou iluminada, ficará a saber que temo um problema e devemos verificar a origem da falha.
Neste caso, é bom reconhecer os LEDs de informação mais comuns, para entender o que é, ou o que cada um indica. É também importante saber que ao girar a chave de ignição, a maioria dessas luzes de aviso se acende – o que ocorre porque o ECU interno, executa um tipo de teste para verificar se tudo está em operação normal.
2 - Indicador de anomalia de gases
Este led indica que temos um problema mecânico, e geralmente é acompanhado por uma falha no motor. Se ficar ligado, recomendamos que não a circular. Entre em contato com a sua oficina de assistência para um exame completo do seu carro, para determinar o que é, ou a origem da falha mecânica. O indicador de anomalia de gases, por norma acende quando há falhas no comportamento do motor, nos sistemas de injeção, na ignição ou no escape.
3 - Indicador de travão
Geralmente, este indicador acende-se quando acionamos o travão de estacionamento (vulgo travão-de-mão), ou quando partimos com o travão de mão ativado, ou porque não o desativamos corretamente. Nos automóveis mais recentes, o aviso pode também vir de um sinal sonoro.
Se nos certificarmos de que o travão de estacionamento está colocado na posição correta e que a luz continua acesa, então o problema pode ser que estamos que não está a chegar óleo à bomba de travão. Cheque o nível de óleo dentro do recipiente e observe se existem fugas nas mangueiras ou tubos que vão ligar à bomba de travão.
4 - LED de temperatura
Geralmente acende quando a temperatura do nosso carro está acima do normal, no entanto, também será ativado se existir falta de líquido anticongelante. Em geral, quando este LED acende, desligue o motor para evitar males maiores.
5 - Avisador do óleo
Este led pode acender quando o nível de óleo é menor do que o indicado, devido a falhas de pressão, ou seja, falhas na bomba de óleo, ou ainda quando existe uma temperatura excessiva. No caso de ligar, também é recomendável que pare o carro e chame um reboque para levar o seu carro para a oficina mais próxima.
6 - Led na forma de bateria
Geralmente, acende quando ligamos o motor, e depois desliga. Mas, no caso deste LED continuar aceso, pode indicar que o alternador do nosso carro está a falhar; lembre-se, o alternador é aquele que ajuda a manter a bateria carregada. Por outro lado, se ligarmos o carro e esta luz não for mostrada no painel, provavelmente indica que a bateria já perdeu as suas propriedades e que deve ser substituída.
7 - Luz de aquecimento excessivo do motor… grave!
Este led aceso pode indicar que temos um problema de aquecimento excessivo no motor.
Se esta luz apenas pisca, pode ser uma anomalia simples ou pequena falha na gestão do motor, em qualquer caso, o melhor é assim que notar qualquer alteração, parar o veículo por precaução.
8 - Aviso de pressão nos pneus
Indica que um ou mais pneus estão com uma pressão e que precisa de ar. O que deve fazer é parar no posto de abastecimento mais próximo e colocar a pressão recomendada no manual do seu carro.
9 - Controlo de tração
Acesa diz-nos que o controle de tração está desligado. Mas, também, geralmente liga quando conduzimos bruscamente, o que indica que o controle de tração está ativado. Mas também será ativado quando o alinhamento do pneu não estiver correto.
10 - Led do ABS
Indica-nos que o sistema anti-bloqueio não está a funcionar corretamente. Embora possamos continuar a utilizar o nosso carro normalmente, é aconselhável levá-lo ao mecânico para eliminar a falha.
11 - Cinto de segurança
Acende quando não usarmos o cinto de segurança, bem preso ou colocado corretamente. Basta colocar o cinto para que a luz desapareça.
12 - Aviso de combustível
Quando acende na cor alaranjada, indica que começamos a usar o combustível de reserva, e que devemos ir a uma estação de serviço para abastecer o mais rápido possível.
13 - Aviso de airbag
Acenderá quando desativarmos o airbag do passageiro, ou por qualquer falha no sensor.
Em qualquer caso, se o problema persistir, será necessária uma revisão ao sistema.