Se queres mesmo melhorar a tua habilidade ao volante de carros desportivos, é melhor dares uma vista de olhos ao que se passa nos cursos de condução Sportscar da marca dos quatro anéis. A nova temporada iniciou-se no Circuito de Jaramae custou a ‘módica’ quantia de 545 euros!
O mês de novembro foi escolhido pela Audi para realizar o Curso de Condução Avançado Sportscar, que é o máximo expoente do programa Audi Driving Experience. Decorreu no Circuito de Jarama, a pouca distância da capital espanhola.
Seguem-se, dentro dos cursos de condução da escola Audi, os programas bem conhecidos “Progressivo e Dinâmico”, mantendo-se no calendário os cursos de Inverno, que decorrem com experiências dos participantes na neve e no gelo, ministrados nas estações de Baqueira e Sierra Nevada.
Bólides com 450 e 610 CV!
Como sinal de partida deste cursos da Audi, tive a oportunidade de participar no curso mais avançado de todos eles, o chamado Sportscar, onde tive a oportunidade de conduzir carros tão velozes e potentes como o Audi R8 V10 Plus - com 610 cv de potência – assim como o novo Audi RS5 Coupé , cujo 2.9 V6 TFSI oferece 450 impressionantes cavalos.
Antes de sairmos para a pista, todos tivemos de escutar algumas noções básicas, por exemplo, como nos devemos posicionar ao volante destes carros de corrida, que transformam o nosso olhar, como para traçar as mais diferentes curvas...
Para muitos dos presentes, não era a primeira participação no Curso de Condução Avançado Sportscar, e por isso revelavam mais à vontade no manejo dos bólides. “As pessoas vêm aqui para aprender, mas acima de tudo para tirar o máximo destes carros num circuito onde são sempre acompanhados pelos melhores instrutores”, disse-me Jordi Gené, ex-piloto de Fórmula 1 dos tempos de Pedro Lamy, atualmente diretor da Escola de Condução Audi.
Uma vez na pista, o Audi RS5 Coupé serve como base para melhorar a nossa técnica ao deparar com uma dificuldade, quando ia a cerca de 100 km/h. Esta travagem não é nada difícil com estes carros, uma vez que todos estavam equipados com uns impressionantes travões carbo-cerâmicos. O que se deve fazer é olhar para longe, nunca diretamente o obstáculo, e pisar o pedal de travão com muita decisão para se ter sucesso.
Voltas ‘à piloto’ em Jarama
Claro que o ‘prato principal’ que nos estava destinado entre desportivos da marca dos anéis era o fantástico Audi R8 V10 Plus. Inicialmente conduzi nas diferentes secções do circuito, somente para conhecer a linha ideal, sempre marcada com cones, seguindo-se depois voltas rápidas ao circuito sempre com um instrutor à nossa frente, que nos leva praticamente à mão com este bolide de 610 CV de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
Para completar esta primeira jornada do Audi Sportscar no lendário circuito próximo de Madrid, a Audi propôs aos participantes do curso uma volta rápida como co-piloto a bordo dos impressionantes Audi RS3 LMS e Audi R8 LMS GT3, dois carros de corrida que foram conduzidos por mãos experientes, como o próprio Jordi Gené, mas também de Florian Gruber (ex-campeão Seat León Supercopa), Frank Schmickler (vencedor das 24 Horas de Nürburgring) ou Rolf Volland (três vezes campeão europeu de Autocross).
Para terminar, devo dizer que participar neste curso de Sportscar tem um custo de 690 euros para aqueles que não são clientes da Audi, mas sendo-o esse valor é reduzido para 545 euros.
Depois da passagem por Jarama (Madrid) que decorreu entre 7 e 11 de novembro, seguiam-se as rondas deste drive-test Audi no circuito de Ascari, entre 13 e 16 de novembro, decorrendo a derradeira jornada no Circuito da Catalunha, entre 20 e 23 de novembro.