A tecnologia híbrida chegou à Renault! O Grand Scénic Hybrid Assist é o primeiro modelo da marca que associa um motor elétrico a um de combustão, no caso, o bloco dCi 110. Preços a partir de 34.900 euros!
Fotos: Renault / Divulgação
A referida solução, permite uma redução nos consumos e nas emissões até 10 por cento, mas também melhores desempenhos, uma vez que o binário suplementar pode chegar aos 15 Nm.
Com 7 lugares individuais, o Renault Grand Scénic Hybrid Assist é a solução para as famílias mais numerosas que privilegiam o espaço, o conforto, a qualidade, a tecnologia e a economia. O Grand Scénic Hybrid Assist é, também, o grande familiar de preço mais acessível em toda a gama do Renault Grand Scénic.
A exemplo das restantes versões, o Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos Renault. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1.
O Grand Scénic Hybrid Assist está associado unicamente ao nível de equipamento. Está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 34.900€, sendo taxado nas portagens nacionais como Classe 1, desde que equipado com Via Verde.
Melhores performances com o Hybrid Assist
O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão, mais concretamente, o comprovado bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.
A tecnologia Hybrid Assist assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração. Energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.
No fundo, um sistema bastante simples, uma vez que o Hybrid Assist nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento, mas sem sacrifício do prazer de condução e são os números que o confirmam.
Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.
Para além dos números e da tecnologia que está sob o chassis, só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.
Em tudo o resto, o Grand Scénic Hybrid Assist é um “vulgar” Grand Scénic. Um monovolume com linhas distintas e modernas e uma proposta que até contraria um certo conservadorismo associado ao segmento. Para essa ideia em muito contribuem, também, a pintura bi-tom, as bonitas e imponentes jantes de 20 polegadas, bem como a famosa assinatura luminosa Renault com a tecnologia LED Pure Vision na dianteira e Edge Light na traseira.
Mas se a revolução estética é inquestionável, saltando à vista as parecenças com o Renault Espace, a verdade é que a mais recente geração do Grand Scénic conserva as premissas que fizeram o sucesso das três primeiras gerações: espaço e modularidade. O que aliado à qualidade, luxo, conforto e tecnologia do interior, faz do Grand Scénic Hybrid Assist uma proposta única no segmento C.