Este é um certame único, menos definido pelas novidades dos fabricantes de automóveis, e muitos mais por tudo o que cerca o mundo automóvel. Do after-market às novas tecologias, até às mais radicais personalizações e preparações que resultam em carros de sonho…
Fotos SEMA / Divulgação e Marcas; Por Ricardo Ferreira
Em Inglaterra o volante situa-se à direita, na China não faltam cidades a proibir o uso do automóvel a certas horas, nas auto-estradas alemãs os 120 km/h não são o limte... Vivemos num mundo desigual, pretensamente global, mas que faz toda a diferença nos sete continentes… E a América profunda não escapa a essa verdade indesmentível, até porque por lá, grande, poderoso e farto, é sinónimo de muito bom.
O SEMA Show 2017
Las Vegas, Estados Unidos. O certame que decorreu em somente quatro dias, de 31 de outubro a 3 de novembro foi organizado pelo SEMA (Associação do Mercado de Equipamentos Especializados), entidade fundada em 1963 e dedicada em grande parte ao after-market, sendo na prática uma associação comercial que ajuda empresas envolvidas com personalizações de veículos. As empresas presentes incluem fabricantes, distribuidores, revendedores e promotores.
No SEMA conhecem-se todos os anos produtos para melhorar o desempenho, o estilo, o conforto, a conveniência ou a segurança dos veículos, acompanhando passo a passo uma história da indústria automóvel de pós-venda que remonta à década de 1950 nos EUA, quando as corridas mais a sério ainda davam os primeiros passos.
No SEMA Show de 2017 estiveram representadas mais de 2.400 empresas, contou com mais de 140.000 visitantes, incluindo compradores (25 por cento dos profissionais vêm de fora dos Estados Unidos) e mais de 3.000 órgãos de informação.
1 - Customização
Reciclar ‘velhas glórias’ e dar-lhes vida
Customizar é uma forma de arte. O metal é a peça mais preciosa, o desenho original é presservado mas a tecnologia deve ser reciclada para surgir um novo objecto; carros, camiões, todo-terrenos. É assim, tudo o que foi celebre até meio do século passado é reaproveitado.
Chevrolet Trucks
Fundada em 1911 a marca de Detroit é um dos maiores construtores automóveis do mundo, faz negócios em mais de 100 países e vende mais de 4,0 milhões de carros e camiões por ano. No seu espaço do SEMA de Las Vegas, teve mais de 20 modelos expostos mas o protótipo ZZ6 C/10 é que encantou os americanos.
A Chevrolet Trucks que é uma marca centenária na construção de camiões, recuperou uma pickup Chevrolet C / 10 e apresentou como o concept ZZ6 Connect & Cruise. O seu perfil, combina estilo clássico com tecnologia das ovais americanas e de recentes modelos de produção como o imponente Chevy Silverado e Colorado Centennial Edition.
"Cem anos e 85 milhões de camiões mais tarde, a linha de pesados da Chevrolet continua a inspirar, apoiar e recompensar através do trabalho árduo e da recreação", disse Sandor Piszar, diretor de marketing da Chevrolet Trucks. "Estamos aqui a comemorar um marco histórico com os clientes que confiaram na Chevy Trucks durante várias gerações".
Há um século atrás, os primeiros camiões da Chevrolet incluíam um modelo leve de meia tonelada e um veículo comercial de 1,5 toneladas. A era moderna dos Trucks Chevy, nasceu com a introdução em 1960 da série C / K, que oferecia maior conforto para os passageiros e estilo fresco.
Isto deveu-se em grande parte à introdução de uma nova suspensão dianteira independente, a qual melhorou muito a condução e a um diferente chassis que recolocou o condutor numa posição muito mais baixa e com maior campo de visão para a estrada.
O concept ZZ6 Centennial / C10 conta com 405 cv e um torque de 430 Nm
Construído na fábrica Chevrolet, o clássico protótipo ZZ6 Centennial / C10 tem o chassis e a caixa de carga encurtados para desse modo regressar às proporções originais da clássica pick-up. A suspensão também foi reduzida e vem combinada com rodas de 20 polegadas.
A unidade motriz desta pick-up revela ‘toneladas’ de torque e potência. O concept ZZ6 debita 405 cavalos de potência e 430 Nm de binário; existem aproximadamente 50 unidades deste motor em 3 variantes: Small Block, Big Block LS/LSX e LT, todos construídos no departamento Chevrolet Performance da marca.
Cada sistema Connect & Cruise combina com o mecanismo de caixa com uma transmissão complementar, bem como os controladores do motor e da transmissão, kits de instalação e muito mais. Existem mais de 60 combinações disponíveis para todas as famílias de motores, combinadas com transmissões manuais e automáticas.
Os sistemas Connect & Cruise também incluem motores de caixa E-ROD que são compatíveis com emissões para milhões de veículos de 1996 e mais antigos na Califórnia.
2 - Alta Performance
Hennessey procura o recorde do mundo
John Hennessey, da Hennessey Special Vehicles, revelou o tão esperado Venom F5, sem dúvida uma das maiores estrelas do SEMA Show. Juntos, a Shell, Pennzoil e a Hennessey desenvolveram o projeto que procura de um recorde do mundo nos carros de série.
O Venom F5 é um novo supercarro projetado e construído a partir de zero, com um único objetivo em mente: ser o carro mais rápido do mundo! A Hennessey desenvolveu um design completamente novo, com o chassis e cobertura construídos em fibra de carbono e focados numa aerodinâmica para conseguir o menor arrasto possível. O novo design F5 possui uma asa ativa que produz um coeficiente de arrasto de apenas 0,33.
"Criamos o F5 para ser intemporal, de modo a que daqui a 25 anos ainda tenha um nível de desempenho e design que será incomparável", disse John Hennessey, fundador e CEO da empresa. "O F5 é um carro totalmente novo, projetado e construído desde o grau zero, do motor ao chassis. Esperamos que o Venom F5, designado com o nome do mais poderoso tornado e ventos da escala de Fujita, seja o primeiro carro de série do mundo a atingir mais de 300 milhas por hora (482 km/h) e foi para esse concretizar esse objetivo que estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Pennzoil. Para nos levar a essa meta".
Toda a equipa da Hennessey está a trabalhar no novo motor V8 biturbo V8 para fornecer mais de 1600 cv de potência! O motor Hennessey está acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem com caixa de 7 velocidades, que vai entregar a brutal potência aos pneus traseiros. Contando com o novo chassis em fibra de carbono o Venom F5 não pesará mais de 1338 quilos.
A aceleração de 0 a 186 milhas por hora (300 km/h) será inferior a 10 segundos, tornando o novo Venom mais rápido do que os carros de corrida de Fórmula 1. De zero a 249 milhas (400 km/h) o carro levará menos de 30 segundos.
O preço base do Venom F5 será de 1,6 milhão de dólares e Hennessey planeia construir apenas 24 exemplares do modelo.
Ford
A Ford Performance e a Roush Performance desenvolveram em parceria um novo supercharger para o motor V8 de 5.0 litros do Mustang GT 2018 e F-150. Este novo supercharger consegue colocar 700 cavalos e 610 Nm de torque no Ford Mustang GT, sendo esses números de 640 cavalos e 600 Nm no caso da Ford F-150 de off-road.
Este kit super-alimentador do motor, foi especialmente desenhado para funcionar com a nova porta e injeção directa do motor V8 de 5.0 litros da marca da oval, que no caso do Mustang GT oferece os 610 Nm de torque a 12 psi de impulso, com combustível de 93 octanas e transmissão manual ou automática.
O supercharger da Roush coloca 700 cv de potência no Mustang GT;
especialmente para o drift foi criado um sistema de travagem eletrónica
Quando instalado no F-150 de 2018, o torque do supercharger aumenta para 640 Nm! O kit vem com toda uma nova instalação de hardware e com uma calibração exclusiva nas performances.
Hyundai
O grupo Hyundai Motor revelou quatro concepts excepcionais no SEMA Show. Estes concept foram desenvolvidos em conjunto pela Hyundai Motor America, numa parceria com as firmas locais da Aaron Vaccar Company, Rockstar Performance Garage, Blood Type Racing Inc. e Bisimoto Engineering.
Como na Europa, os SUV de elevado desempenho, foram destaque no espaço da marca sul coreana. Em destaque o Vaccar Tucson Sport, Rockstar Energy Moab Extreme Off-roader Santa Fé Sport, o BTR Edition Elantra Concept e HyperEconiq Ioniq.
Presente também, o novo turismo-desportivo de produção em série Hyundai i30N, que teve uma estreia bem sucedida nas 24 Horas de Nürburgring de 2017 do campeonato alemão (ADAC).
Mas, se o i30N está por demais afastado da filosofia norte-americana, já o mesmo não se dizia do novo SUV concept Vaccar Tucson Sport, criado sobre a base do Tucson Sport.
Com estilo atraente, apresenta um motor impressionante, design, sistema de infotainment e um kit aerofólio completo para melhor a aparência e impressionar na performance.
Este concept é o resultado de uma parceria bem-sucedida com a Aaron Vaccar, que modificou mais de 20 características técnicas no carro, como o turbocompressor Boostec GTX, a válvula de distribuição R50 e o sistema de entrada de ar AEM. A Vaccar oferece serviços para design automóvel, apoio na construções de veículos, instalações de pós-venda, usando uma ampla gama de peças desenvolvidas internamente.
Analisando agora o Moab Extreme Off-roader Santa Fe Sport Concept, desenvolvido na Rockstar Performance Garage, este concept utiliza a plataforma e motor do Santa Fé, tendo sido submetido a exigentes testes em Moab, no Utah, uma das regiões mais desafiadoras do mundo.
Este concept conta na travagem com discos de 6 pistões à frente e um kit de travões traseiro de 4 pistões de generoso tamanho, uma suspensão hidro-pneumática e rodas off-road Machete de 17 polegadas, entre outros componentes.
O terceiro concept desportivo que fez a estreia no SEMA Show de Las Vegas foi o BTR Edition Elantra Sport. Entre as novidades, destaque para o sistema de injeção de água-metanol, tecnologias customizadas de admissão, escape e intercooler e uma suspensão reajustada. O Elantra é um protótipo atraente desenvolvido pela Blood Type Racing Inc., uma empresa muito apreciada no after-market americano.
O HyperEconiq Ioniq foi o quarto concept presente na mostra de Las Vegas. Tem presente a filosofia de hipermiling, a qual se refere à maximização na eficiência de combustível de um veículo.
Esta forma de economia dinâmica refere-se à maximização na eficiência de combustível de um veículo, o que é conseguido por meio de um sistema de admissão e escape de câmaras desenhadas para maior eficiência volumétrica e pelo uso de pneus de baixa resistência ao rolamento.
Mini
A MiniI USA revelou no SEMA Show de Las Vegas um Kit Tuning para o novo Mini John Cooper Works de 2018, proposto para os modelos Cooper S, Cooper S All4, Clubman e Countryman.
O novo kit de tuning John Cooper Works utiliza um sistema de escape de retrofit e programação de software para engrandecer a potência do motor e desempenho do sistema de escape.
O Kit John Cooper Work aumenta a potência do motor no Cooper S e Cooper S ALL4, assim como nos modelos Clubman e Countryman (my 2018) de 189 para 208 cv e também acentua o binário entre as 1.350 e 4.600 rpm. Ao mesmo tempo, também fornece uma contrapressão de gases de escape reduzida, em combinação com o software de motor adaptado.
O Kit Tunning John Cooper Works Tuning Kit que está disponível em qualquer concessionário Mini nos EUA, inclui um sistema de válvula de escape atuado por Bluetooth para facilitar alternar entre dois modos de operação - Modo Desportivo e modo Sport +. O modo Desportivo é aprovado para uso irrestrito na via pública, enquanto o modo Sport + é projetado para uso em circuitos de corridas.
Ambos os modos acentuam o caráter desportivo do carro e ressaltam a sua emocionalidade, com um som volumoso e estimulante para uma condução mais intensa. O sistema de escape é feito de aço inoxidável de alta qualidade para uma qualidade excepcional e longevidade.
Para esse visual inspirado em corrida, o kit de ajuste pode ser equipado com uma escolha de tubos de escape JCW Chrome ou fibra de carbono.
A Mini teve ainda presente a exclusive versão Mini Ice Blue special edition Cooper S Hardtop que podem ver nas fotos.
Honda
Toyota / Lexus
Rolls Royce
4 - Todo-Terreno
Poder e firmeza para o trabalho
Chevrolet
O Silverado2500 HD Carhartt Concept é um todo-terreno construído para enfrentar os trilhos mais difíceis, integrando a estética robusta de estilos de vida de trabalho, tendo sido realizado com a participação da Carhartt, uma empresa especializada em roupas de trabalho.
Projetado para ser um veículo de trabalho, conta com uma textura interior Jet Black, que possui o material de confeção marrom de pato da Carhartt nos assentos, nos apoios de braços interiores do painel de portas, com costuras triplas,
tal como nos famosos blusões Carhartt, cujo logotipo foi gravado a laser nos encostos de cabeça. Umas linha de acabamentos antigos foram aplicados nas portas, consola central e painel de instrumentos.
Este Concept é alimentado pelo novo turbo-diesel Duramax 6.6L V-8 de última geração, já utilizado no Silverado HD de 2017. Mas, nesta versão oferece mais potência e torque, 445 cavalos de potência (332 kW) e um torque monstruoso de 1,234 Nm! Isto significa um aumento de 19 por cento no torque máximo do atual Duramax 6.6L. Os modelos equipados com o novo Duramax 6.6L incorporam um sistema de indução de ar exclusivo e negrito no capô.
Jeep
A Mopar, uma simples contração das palavras Motor & Parts (motor e peças), nasceu em 1 de agosto de 1937, como o nome de uma linha de produtos anti-congelantes. Evolui há mais de 80 anos no mercado, sendo hoje a maior fornecedora de peças e acessórios genuínos para todas as marcas de veículos do grupo FCA no mercado americano.
As peças Mopar são desenvolvidas juntamente com as mesmas equipas que criam especificações autorizadas de fábrica para os veículos da FCA, oferecendo uma conexão direta que nenhuma outra empresa de peças de reposição consegue oferecer.
No SEMA Show a Mopar apresentou mais de 200 peças e acessórios Jeep®Performance para o novo Jeep Wrangler. Os novos produtos apresentados incluíam pára-choques Off-road, Led’s para fora da estrada e trilhos rochosos, suportes de tejadilho para uma variedade de transportes de carga, jantes de alumínio de 17 polegadas, grafismos para personalização, resguardos de pneus, tampões de combustível, etc.
4 - Clássicos
Velhas glórias... da América e não só!
No SEMA Show é possível encontrar os mais famosos carros clássicos, provenientes um pouco de todos os cantos do planeta, mas claro que são os americanos e nos mais diversos formatos que encantam os visitantes.
5 - Acessórios
Novas tecnologias para despertar paixões
De tudo um pouco se encontra no SEMA, desde os mais recentes sistemas de alimentação para motores de combustão, componentes eletrónicos, centralinas, amortecedores e pneumáticos, etc.
6 - Tuning
Tudo muda de cor como o camaleão!
As mais loucas extravagâncias estão no exterior do pavilhão do SEMA Show, ao ar livre. Slalon, show-cars (cada um mostra o seu protótipo, avaliado num palanque por um juri), slalon, a filosofia street racer, tuning, pinturas exuberantes, tudo se compõe para se criar uma atmosfera única no certame de Las Vegas.