Com o projeto SCOOP a Renault prepara as infraestruturas para os automóveis autónomos e conectados do futuro.
Num comunicado o Grupo Renault revelou o SCOOP, um projeto Europeu que testa e implementa, em condições de circulação real, a conectividade entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestruturas (V2X). Para esse propósito, o Grupo Renault irá produzir 1000 automóveis Mégane equipados com o protocolo SCOOP, destinados a clientes frotistas.
O SCOOP (de «Sistema Cooperativo») é um projeto piloto de implementação, em condições reais de circulação, da conectividade entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestruturas (V2X). Este projeto é desenvolvido em parceira com diferentes atores em França, incluindo organismos oficiais do governo, coletividades, gestoras de infraestruturas, universidades e centros de pesquisa e estudos científicos.
No quadro deste projeto o Grupo Renault vais testar novas tecnologias no Renault Mégane.
«O objetivo prioritário é propor aos nossos clientes e, em particular, aos clientes de frotas, automóveis que melhoram a segurança na estrada e tornam mais fluída a circulação: automóveis que comunicam entre eles e emitem alertas, em tempo real, em caso de perigo, acidentes ou congestionamentos.
As gestoras de infraestruturas transmitem, também, aos automóveis, as informações sobre a circulação, trabalhos na via, velocidade autorizada e eventuais acidentes ou obstáculos na via.» afirma Christine Tissot, chefe do projeto SCOOP no Grupo Renault.
A frota de Mégane equipada com o protocolo SCOOP utiliza tecnologias que antecipam os automóveis autónomos e conectados do futuro, com captores e calculadores que recolhem e processam várias informações, como a velocidade, o ângulo do volante, a potencial perda de aderência devido às condições climatéricas, o desencadear dos airbag, etc..
Por exemplo, se for detetado um problema, o automóvel emite, automaticamente, uma mensagem de alerta (através de um protocolo de alto desempenho com as mais recentes tecnologias ITS(1) G5) a todos os automóveis equipados com o SCOOP e para as unidades fixas existentes ao longo das estradas.
No caso de um acidente significativo, estas unidades fixas informarão as equipas de socorro. No quadro da pré-implementação do projeto, estas unidades fixas serão distribuídas ao longo de 2 000 km de estradas em França.
(1) ITS : Intelligent Transportation System