O Salão do Automóvel esteve de portas abertas na FIL para mostrar ao público as últimas novidades. O certame juntou em Lisboa mais de 300 automóveis, entre novos, semi-novos e comerciais. Muitos carros, sem dúvida, mas foi um evento de "muita parra e pouca uva", para decepção de muitos fãs do automóvel.
Fotos de Rui Elias e Motores Edições
A Feira Internacional de Lisboa esteve de portas abertas ao público e viram-se alguns dos mais belos modelos atualmente em comercialização. No entanto, aqueles que estão mais atentos ao mercado automóvel ficaram visivelmente desapontados não apenas pela escassez de novidades como na disposição escondida de algumas das mais recentes ‘vedetas’ de quatro rodas;
também pelo escasso público presente nos quatro dias do evento, de portas abertas ao público de quinta domingo.
E foi pena este resultado no Parque das Nações, ainda por cima na zona de arquitetura mais moderna e cosmopolita da cidade de Lisboa.
Ainda assim, foi a oportunidade única para ver-se algumas novidades que vão animar os stand dos importadores de automóveis em 2018… alguns, porque não foram poucas as marcas que estiveram ausentes.
Aston Martin DB11 e Maserati Levante
Na 'montra' lisboeta o novo Aston Martin DB11 foi apresentado na sua edição de lançamento (Launch Edition), com um equipamento melhorado e ainda mais exclusivo. No espaço contiguo, da Maserati, foram revelados todos os modelos da gama, não faltando sequer o elegante SUV Levante.
Alfa-Romeo Stelvio e o novo Jeep Compass
No espaço do grupo FCA estiveram em destaque s seus dois modelos da Abarth, o 595 e o 124 Spider, mas também os principais modelos da Alfa Romeo atualmente em comercialização: o Giulietta e o Giulia (na versão Quadrifoglio) e o SUV Stelvio. Na Fiat viram as versões mais radicais do Panda e do 500X, mas também uma edição de aniversário do 500 e os mais variados formatos do Tipo. Completava este espaço os modelos da Jeep, com destaque para o revivalista Wrangler, para o novíssimo Compass, Renegade, Cherokee e Grand Cherokee.
Honda Civic Type-R, Jazz e novos SUV
Em posição de maior destaque viram-se na Honda o novo Civic Type-R, assim como a versão mais civilizada do Civic, o rejuvenescido utilitário Jazz, assim como os HR-V e CR-V com que o
construtor nipónico concorre no concorrencial segmento SUV.
Nissan GT-R e a nova geração Leaf
No espaço da Nissan, podemos ver de perto as novidades das gamas Qashqai e X-Trail, mas também a nova geração do Leaf e os dois principais desportivos da marca, o 370Z Nismo e o GT-R.
Hyundai Kauai e o novo KIA Stonic
No espaço do grupo Hyundai, esteve em destaque o novo SUV (Sport Utility Veihicles) da marca coreana, o Kauai de visual jovem e divertido, mas também o novo i30N, que inicia a marca numa nova gama de versões desportivas com o seu motor de dois litros e 275 cavalos.
Já na ‘irmã’ KIA a estrela maior foi o elegante e poderoso Stinger – revelado em primeira mão na “Motores” – e, mais um SUV, o novo Stonic. Ao lado estava o pequeno Picanto, Rio e Cee’d, sendo ainda novidade os novos Niro e Soul, nas versões híbrida e elétrica respetivamente.
Jaguar E-Pace e Range Rover Velar
A Jaguar Land Rover tinha em grande destaque os novos SUV Jaguar E-Pace e o Range Rover Velar, mas em ambas as marcas também marcaram presença quase todos os restantes modelos do grupo. E nem sequer falta a nova carrinha da Jaguar, a elegante XF Sportbrake.
Mazda 3 e Mitsubishi Eclipse Cross
A Mazda mostrou-nos o remodelado CX-5, estando presentes também as gamas CX-3 e MX-5, assim como o mais familiar Mazda 6 e os dois formatos de carroçaria do Mazda 3.
No espaço da Mitsubishi em destaque o novo Eclipse Cross, um SUV de visual mais moderno que poderá chegar ao mercado ainda este ano; Outlander, ASX, Spacestar e uma versão mais aventureira da Pickup L200 foram outros modelos presentes.
Novo DS7 Sportback e Citroen C3 Aircross
O grupo PSA trouxe três das suas marcas para o Salão do Automóvel, mas a maior novidade foi a presença do novo DS7 Sportback, o SUV da marca. A Citroën mostrou o novo C3 Aircross já em comercialização, que assumia o protagonismo ao lado do premiado SUV Peugeot 3008.
Seat Arona e Ibiza
Os maiores destaques da Seat não poderiam deixar de ser o novo Arona, o mais recente SUV da marca, a nova geração do Ibiza, Alhambra e Leon já em comercialização.
O espaço da SIVA foi (a par com o Grupo FCA) um dos maiores do evento realizado no Parque das Nações. Incluia todas as marcas que este grupo importa para o nosso mercado, desde os mais apaixonantes modelos da Bentley, da Lamborghini (como o Hurácan Performante e Aventador S), até às marcas que conhecemos mais de perto como a Audi, Skoda e a Volkswagen.
Audi RS3 Sportback e Volkswagen T-ROC
No espaço da Audi as estrelas maiores foram os desportivos RS3 Sportback e a RS6 Avant, mas também os novos A3, A4 e A5. Na Volkswagen, todas as atenções se centravam no novo T-ROC construído na fábrica de Palmela, marcando presença os também novos Volkswagen Polo, Golf GTI, o elegante Arteon, a Passat Variant GTE e até uma California, a versão mais apetrechada do Multivan, perfeita para quem deseja ir de férias.
Skoda Kodiaq
No espaço da Skoda, o Kodiaq ocupava o lugar de maior destaque, mas também estava presente uma Octavia RS e as duas versões de topo da gama Superb.
Suzuki SX4 Cross
A Suzuki mostrou que está em plena forma, ao ter toda a sua gama de modelos presentes no Salão do Automóvel. Não faltou a nova geração do Swift, do Vitara ou do Ignis, mas também o novo SX4 Cross.
Lexus LS 500h e Toyota C-HR
A presença de toda a gama foi também um dos objetivos da Toyota e da Lexus, mas com a vantagem da Lexus revelar duas novidades importantes: o elegante Coupé LC e o topo de gama LS500h – uma estreia absoluta no nosso mercado.
No espaço contíguo da Toyota, o novo Prius Plug-In destacou-se, mas a maior novidade foi a carrinha Auris Freestyle com um visual mais aventureiro, mas também o SUV C-HR.
Ambiente e Feira de Usados