O novo Volkswagen Polo GTI R5 está pronto. A versão para ralis de tração às quatro rodas, baseada na sexta e última geração do novo Polo foi revelada durante a apresentação oficial do novo Polo GTI, em Mallorca (Espanha).
Foi na noite da passada segunda-feira que ficámos a conhecer o desenvolvimento do novo carro de ralis da marca de Wofsburg. Este incorpora a experiência e o know-how adquiridos pela Volkswagen na conquista de quatro títulos mundiais no WRC, de 2013 a 2016.
"Apresentar o novo Polo GTI R5 ao público foi um momento magnífico", disse o diretor da Volkwagen Motorsport, Sven Smeets.
"A proximidade com o Polo GTI de série é inconfundível. A nossa equipa e os colegas da Volkswagen Design de Wolfsburg merecem toda a confiança. Nos próximos meses, o Polo GTI R5 vai ser experimentado numa série de cenários difíceis, a fim de poder garantir a continuidade do sucesso do seu antecessor nas mãos dos clientes".
Aos testes iniciais de asfalto e macadam em meados de novembro em Fontjoncouse, França, sucedem-se agora os primeiros testes em pisos de terra na Grã-Bretanha, em dezembro. A dirigir todo o projeto está o diretor-técnico François-Xavier "FX", Demaison, assim como o Gestor de Projetos Jan de Jongh, que, como engenheiro de corrida, cuidou do Polo R WRC de Sébastien Ogier entre 2013 e 2016.
"O novo carro fez os testes iniciais sem problemas. O feedback dos pilotos de teste foi muito positivo", diz Demaison.
"É obviamente benéfico podermos recorrer a uma experiente equipa de engenheiros e mecânicos, que ajudaram a desenvolver o Polo que ganhou o campeonato mundial. E é evidente que, como já fizemos no passado, nos aproveitamos da estreita e excelente cooperação com os colegas no departamento de desenvolvimento técnico em Wolfsburg, assim como da estreia colaboração com nossos colegas da Škoda, que ofereceram aos seus clientes um carro R5 desde 2015."
O novo GTI R5: tração integral e 272 CV!
O novo Polo R5 possui um poderoso motor turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível, montado transversalmente à frente no eixo dianteiro. A cilindrada é limitada a 1,6 litros, de acordo com os regulamentos, o suficiente para gerar uns impressionantes 200 kW (272 CV) e um torque máximo de 400 Newton metro.
Equipado com uma caixa de velocidades desportiva sequencial com cinco marchas e quatro rodas motrizes, o R5 consegue uma aceleração excepcional em qualquer superfície - seja asfalto, macadam ou neve. Com apenas 1.320 quilogramas, o Polo R5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.
O chassis de aço de quatro portas, que serve de base para a montagem, é fabricado na fábrica de Pamplona, em Espanha. Para estar de acordo com os regulamentos da FIA, foi reforçado com uma célula de segurança tubular e com outros componentes de segurança. O Polo GTI R5 será homologado no verão de 2018, estando previstas as primeiras entregas a equipas e clientes, e a estreia em competições no segundo semestre do próximo ano.
Soltas...
O que são os R5 | Foi em 2012 que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) aprovou os regulamentos R5 para uma nova geração de carros de Rally, vocacionados principalmente para equipas de clientes, jovens talentos e iniciantes na modalidade.
Desde então, mais de 400 carros foram produzidos por cinco fabricantes diferentes e estiveram em ação em campeonatos nacionais e internacionais em todo o mundo.
A sigla GTI | Estas três letras juntas (GTI) são mantidas desde 1976 nos compactos carros desportivos da Volkswagen. No começo, foram aplicadas apenas ao Golf GTI 3, mas depressa chegaram ao Polo que as passou a utilizar nos circuitos na classe dos Turismos.
Apresentado inicialmente sem o sistema de injeção de combustível, a história do Polo desportivo começou em 1980, com o primeiro GT. O Polo GT G40 já estava dotado do dinamismo de um GTI em 1987, com uma velocidade máxima de 200 km/h. Em 1998 foi lançado o primeiro Polo GTI com 120 CV (90 kW) de potência. Em 2010, o seu poderio foi aumentado para 180 cavalos (135 kW), e em 2014 chegou aos 192 cv de potência.
O novo Polo GTI | Agora, a Volkswagen revelou em Mallorca um novo GTI: o Volkswagen Polo GTI2 com uma potência máxima de 200 cv e uma velocidade máxima de 237 km/h.
O Polo GTI 2 consegue uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos; o consumo de combustível de 5,9 litros por cada 100 quilómetros reflete a eficiência do sistema de injeção. Para acompanhar o alto desempenho do motor vem munido com uma nova caixa de velocidades ‘racing’, Sport Select, opcional.
O novo Polo GTI surge de série com uma caixa DSG de 6 velocidades, estando já disponível para os primeiros pedidos com preços a partir de 23.875 euros.