top of page
MIKE RODMAN

Lamborghini Urus | Na Guerra dos Tronos...


Seis anos depois de ser revelado sob a forma de um concept-car, o novo Lamborghini Urus mantém a promessa. Porém, terá os argumentos necessários para destronar o Bentley Bentayga da posição de SUV mais rápido do mundo?

Em primeiro lugar, não pense que a Lamborghini lança o seu Urus (2018) como um touro solitário na arena dos SUV. Para essa entrada na “Guerra dos Tronos” beneficia da experiência do Grupo Volkswagen ao utilizar a plataforma do futuro Audi Q8.

Não ofende nem a Porsche nem a Maserati que disponibilizam impressionantes SUV’s nas respetivas gamas, numa categoria onde o carro mais rápido até ao presente foi até agora o Bentley Bentayga, capaz de atingir os 301 km/h.

Será mesmo o SUV mais rápido do mundo?

No entanto, com os seus 305 km/h anunciados, o novo Lamborghini Urus faz uma declaração de guerra aos especialistas em carros esportivos - 30 anos após a sua primeira incursão no mundo dos bólides mais estranhos do mundo.

Basta lembrarmo-nos do LM 002, qual mastodonte extrapolado de veículo militar capaz de ir até aos 210 km/h com o magnífico V12 do Lamborghini Countach, e percebe-se que este é um mundo próprio da marca que desde 1998 é propriedade da Volkswagen AG.

O fundador da marca do touro, Ferruccio Lamborghini, antes de se dedicar a produzir carros desportivos para bater os seus vizinhos de Modena - a Ferrari - fazia tratores com motores de tanques da 2ª Guerra Mundial!


Com um leve aroma latino desse ADN original mas ‘adocicado’ pela atual ligação da marca de Sant’Agata Bolognese ao Grupo Volkswagen, o novo Urus (tradução latina do auroch, um touro selvagem hoje extinto) hoje acomoda um "simples" motor de 4 litros V8, proveniente da Audi, sobrealimentado por dois turbos para entregar 650 cv de potência máxima.


Este moderno bloco de supercarro consegue demonstrar enorme eficácia na redução de consumos, através de um sistema de desativação de cilindro, mas saiba que com o seu poderoso torque (850 Nm de binário) permite ao Urus acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e levar apenas 12,8 segundos para chegar aos 200 km/h.

As passagens de caixa muito rápidas na transmissão automática de oito velocidades, são um contributo importante para esse deslocamento relâmpago, assim como a sua tração nas quatro rodas proporcionada pelo diferencial central Torsen.

Privilegiando a propulsão, a distribuição da potência faz-se com 60% dessa energia depositada nas rodas traseiras, que também beneficiam de um diferencial ativo, para impor um alto torque na roda externa para facilitar a entrada em curva.

A sair de curva este sistema contraria a subviragem e ajuda a reaceleração ao distribuir a força motriz principalmente na outra roda. Este sistema permite que, apesar do tamanho imponente do Urus, ofereça uma condução irrepreensível com o apoio ativo de uma suspensão pneumática adaptativa.


Com os maiores discos carbocerâmicos

...para travar quase 2 tonaledas!

Para parar o seu touro de quase 2,2 toneladas a Lamborghini equipou-o com uns dos maiores discos de carbono cerâmicos de sempre empregues na podução mundial de automóveis. Lançado a uma velocidade de 100 km/h, o Urus consegue parar em apenas 33,7 metros! Com uma aparência grande e alta, este super SUV mede na realidade apenas mais 3 cm no comprimento que o Bentley Bentayga, numa extensão total de 5.11 metros.


No entanto, a tradição desportiva de Sant'Agata exigia uma altura muito mais baixa do que os seus concorrentes – mas ainda assim apresenta 1,64m de altura, sendo ligeiramente mais alto que um Porsche Macan. No entanto, esta reduzida altura do Urus, poderá ser o suficiente para trazer de volta os clientes que desfilaram no lendário Countach da década de 1980, trinta anos depois ‘esquecido’ pelos escassos 1,14 m do ‘Lambo’ Aventador.

Por outro lado e tratando-se de um SUV o Urus distribui mimos aos seus quatro ocupantes, sendo um SUV 4 portas com um compartimento de bagagem generoso de 616 litros e uma tela de toque duplo, herdada da última geração do Audi A8.

O novo crossover Lamborghini convida-o a viajar na estrada, escolhendo um de 4 modos de condução disponíveis (Estrada, Sport, Race e Neve), mas também a se aventurar por caminhos fora de estrada, onde tem há escolha 2 modos off-road (Areia ou Terra). Em resumo, o poderoso "auroch" tem tudo para se tornar numa estrela dos SUV’s.


Disponível no verão de 2018, o novo Lamborghini Urus é anunciado a um preço em torno dos 200.000 euros, o que o torna bem mais barato que um Bentley Bentayga W12.


493414

As diversas variantes previstas...

0 visualização0 comentário
bottom of page