O novo Ford Mustang apresenta um estilo mais elegante, motores melhorados, maior precisão dinâmica e tecnologias de assistência à condução mais avançadas… Argumentos que chegam em boa hora aos muitos fãs incondicionais do icónico modelo em toda a Europa.
O seu inconfundível perfil possante revela agora um visual mais elegante e mais atlético, reforçado com tecnologia de iluminação LED, associado a uma gama de 11 ousadas cores exteriores, bem como novas opções de jantes de liga leve. Estima-se que o novo Mustang seja o mais rápido de sempre em acelerações, contando com um renovado motor V8 de 5,0 litros cuja potência ronda os 450 cv, em combinação com a nova caixa automática de 10 velocidades da Ford.
Configurado para corresponder às expectativas dos condutores europeus, o carácter de prazer de condução inerente ao Mustang foi optimizado com a nova e sofisticada suspensão MagneRide, totalmente regulável, e os Modos de Condução seleccionáveis, incluindo uma nova opção personalizável My Mode. Um novo Sistema de Escape com Válvula Activa oferece, inclusivamente, um inovador Modo Boa Vizinhança para a condução de manhã bem cedo ou tarde na noite.
As tecnologias de assistência à condução do Mustang, que incluem Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ajuda à Manutenção de Faixa, reforçam a experiência de condução com uma grande paz de espírito. O interior contemporâneo e sofisticado apresenta materiais suaves ao toque e um painel de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas, elevando o nível de experiência dos ocupantes.
Segundo Steven Armstrong, Vice-Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África, “A paixão pelo Mustang na Europa revelou-se ainda maior do que imaginávamos: perto de 30.000 Mustangs constituem, agora, uma visão cada vez mais comum nas avenidas e estradas do Velho Continente”. Os preços começam nos 49.452 euros.
Inconfundivelmente Mustang
O exterior do novo Ford Mustang apresenta um visual mais elegante e atlético, mas mantém o carácter inconfundível que tem sido aperfeiçoado ao longo de mais de 50 anos de produção.
O perfil do capot é agora mais baixo e com entradas de ar integradas, combinado com uma grelha redesenhada, dando ao Mustang um ar mais acentuado e agressivo, bem como uma melhor aerodinâmica.
O sofisticado design da traseira do Mustang foi reforçado com um novo pára-choques e um elemento difusor aerodinâmico, mais quatro saídas de escape de série na versão com motor 5.0 V8, num testemunho dos elevados níveis de potência e de performance disponíveis. Além disso, o Mustang pode agora receber, em opção, um novo spoiler traseiro que lhe acentua o perfil desportivo.
Difundindo uma luz clara e nítida, de baixo consumo, os faróis, as luzes diurnas, os indicadores de mudança de direcção e as icónicas luzes traseiras de três barras do Mustang possuem agora tecnologia LED de série em todas as versões para o mercado europeu. As molduras das ópticas dianteiras foram redesenhadas em sintonia com o formato trapezoidal da grelha superior.
Uma maior gama de opções de personalização permite aos clientes europeus do Mustang afirmar-se ainda mais na estrada. Estão disponíveis três novas cores metalizadas e bastante dinâmicas: Kona Blue, Orange Fury e Royal Crimson. As novas jantes de 19 polegadas são propostas em diversos acabamentos, cada um o seu próprio carácter: Nickel, Ebony Black e Polished Aluminium.
Interiores premium...
O interior do novo Mustang oferece uma sensação mais premium. Os materiais macios e suaves ao toque surgem agora nos revestimentos das portas e as pegas das portas têm acabamento em alumínio.
A consola central apresenta um novo revestimento macio costurado manualmente, com costuras numa cor de contraste, o que transmite uma sensação de maior dinamismo e requinte. Estão disponíveis quatro acabamentos em alumínio para revestimentos em redor do painel de instrumentos.
Em todas as versões da gama Mustang passa a estar disponível o pack interior Carbon Sport, que inclui inserções em Alcantara nas portas e bancos e molduras em fibra de carbono no painel de instrumentos e no comando da caixa de velocidades.
Os bancos em pele com aquecimento e refrigeração, bem como o volante aquecido, estão pela primeira disponíveis em todas as versões, oferecendo o máximo nível de conforto. Os clientes que optarem pelos bancos desportivos Recaro podem agora escolher entre três cores possíveis: Show Stopper Red, Midnight Blue e Ebony.
Performance máxima
O motor Ford V8 de 5,0 litros foi alvo de novos desenvolvimentos para obter mais potência e um atingir o regime máximo mais elevado de sempre. A potência máxima prevista de 450 CV foi conseguida graças ao novo sistema de dupla injecção desenvolvido pela Ford: injecção directa a alta pressão e injecção indirecta a baixa pressão, uma solução que também incrementa o binário a baixo regime.
Motor V8 de 5.0 litros e 450 cv de potência
Por seu turno, o motor EcoBoost de 2,3 litros do novo Mustang desenvolve 290 CV e oferece uma experiência de condução mais ágil e envolvente, graças à função overboost do turbo, que entra em acção quando se acelera a fundo ao passar de caixa, bem como à nova transmissão automática da Ford de 10 velocidades.
Esta nova e sofisticada transmissão automática de 10 velocidades garante consumos mais baixos e melhores acelerações. O sistema electrónico de controlo da caixa de velocidades permite configurações que optimizam a performance dos modos de condução, enquanto a programação das passagens de caixa, adaptativa e em tempo real, permite que a transmissão se adapte às alterações das condições e selecionar-se a relação ideal para cada situação, seja a rolar a velocidade de cruzeiro ou a arrancar em pista. As patilhas montadas no volante oferecem total controlo ao condutor.
Como explica Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Mustang (Ford Europa) “Normalmente, sempre que passamos de caixa perdemos tempo. A nova transmissão de 10 velocidades do Mustang permite ao motor desenvolver os níveis máximos de potência e binário sempre que passamos da caixa para uma relação mais alta, garantindo acelerações mais rápidas e um desempenho contínuo. Prevemos que o resultado vai ser o Ford Mustang com aceleração mais rápida de sempre.”
Quanto à caixa manual de seis velocidades, esta foi melhorada de forma a lidar com a potência do motor V8 de 5,0 litros, contando agora com embraiagem de disco duplo e volante bi-massa para maior durabilidade e passagens de caixa mais rápidas.
De série, o motor conta com o sistema Launch Control para oferecer a máxima tracção e arranques consistentes. O sistema Electronic Line Lock, que acciona apenas os travões da frente e permite ao condutor fazer derrapar as rodas traseiras e aquecer os pneus com o carro parado, passa a ser de série também no motor 2.3 EcoBoost, tal como no 5.0 V8, contribuindo para optimizar a performance em arranque parado.
Motor de 2.3 litros EcoBoost
Para além das barras estabilizadoras de maior espessura que ajudam também a controlar melhor o rolamento da carroçaria, incrementando um comportamento dinâmico, o novo Ford Mustang conta com o novo sistema opcional de amortecimento MagneRide Damping System.
Este consegue responder com uma rapidez fulminante às alterações nas condições da estrada. Os amortecedores contêm no seu interior um fluido especial que é estimulado electronicamente de modo a oferecer um nível de amortecimento mais firme ou mais suave, em função das situações de condução. Um conjunto de sensores monitoriza as condições 1.000 vezes por segundo, de forma a assegurar o melhor comportamento dinâmico.
Além dos modos Normal, Sport, Track e Snow/Wet, estão agora disponíveis dois novos modos de condução que permitem ao condutor configurar o controlo eletrónico de estabilidade, a resposta do acelerador, os padrões das passagens da caixa automática, a direcção e o Sistema de Escape com Válvula Activa em função do cenário de condução: o modo Drag Strip optimiza a performance nos arranques parados e na aceleração dos 0 aos 400 metros em pista: o modo My Mode permite aos condutores seleccionar as suas próprias configurações em termos de performance, dinâmica e sonoridade do escape.
A nova tecnologia do Sistema de Escape com Válvula Activa significa que, pela primeira vez, o condutor pode ajustar a intensidade da sonoridade do escape do Mustang de acordo com o cenário de condução, O inovador Modo Boa Vizinhança pode ser programado para limitar automaticamente o ruído do escape em horários pré-programados de forma a não perturbar os vizinhos, principalmente quando o lendário motor 5.0 V8 desperta pela manhã.
A comercialização das primeiras unidades do novo Ford Mustang na Europa arranca em 2018, com um preço de 49.452 euros no modelo base.
Mustang Fastback
Personificando o espírito do Mustang numa forma ultra-moderna, o capô alongado do Fastback é inclinado para reduzir a resistência, conferindo ao carro maior aerodinâmica. Os separadores dianteiros aumentam a força descendente, permitindo desfrutar de desempenho excepcional do novo Mustang. É um carro desportivo focado no condutor.
Mustang Convertible
Descrito pelo chief designer da Ford, Joel Piaskowski, como uma "bala horizontal de uma beleza extraordinária", o novo Mustang Convertible é a expressão da pura liberdade de condução. Com proporções perfeitas de todos os ângulos, uma linha de cintura fluída envolve a abertura do interior, definindo-a.
O novo mecanismo de fecho permite que a capota feche em segundos, bem encaixada na carroçaria, para manter a linha e a aerodinâmica do carro.