top of page
RICARDO FERREIRA

Dacia Duster | Mais aventureiro e prático


O novo Dacia Duster exibe um design exterior 100 % novo e um interior totalmente renovado. Uma aliança perfeita entre conforto e as capacidades todo o terreno de um verdadeiro SUV… sempre com o mesmo preço imbatível.

Com um design exterior completamente revisto, o novo Dacia Duster exibe um estilo decisivamente robusto. O interior foi profundamente renovado e foi dada uma particular atenção à qualidade. Dotado de novos sistemas de ajuda à condução e novos equipamentos, o novo Duster revela-se um autêntico SUV, polivalente e confortável para o dia a dia.

Devido à legislação que taxa as viaturas nas portagens nacionais, ainda não está definida a data de comercialização, mas o novo Dacia Duster vai ser vendido em Portugal e já com as alterações técnicas, que permitirão que seja taxado como Classe 1 com Via Verde.


O novo perfil

A personalidade do novo Duster está bem visível, tanto no exterior como no interior. Todos os elementos exteriores foram redesenhados com linhas mais marcantes e a enfatizar a robustez. Na frente, a grelha dianteira foi alargada até aos faróis que, por sua vez, se alongam até às extremidades da face dianteira, acentuando assim a largura percebida da carroçaria. Estreia-se uma nova assinatura luminosa, que inclui faróis diurnos com LED repartidos em três segmentos. O capô, mais horizontal e de linhas salientes, confere-lhe uma imagem ainda mais robusta.


O perfil acentua o espírito SUV, quer através de uma cintura de carroçaria mais alta que reforça a perceção de robustez e de proteção. O para-brisas mais inclinado, cuja base avançou 100 mm, aumenta a impressão de volume no interior.

As barras de tejadilho em alumínio, tão características dos SUV, surgem no prolongamento do para-brisas e reforçam a sensação de dinamismo da carroçaria, tal como as novas jantes de 17 polegadas que conferem ao Duster um perfil ainda mais imponente.

Na traseira, adota a assinatura luminosa da Dacia formada por 4 quadrados vermelhos; os faróis foram empurrados para as extremidades do veículo, as proteções inferiores (dianteira e traseira) tem dimensões alargadas para realçar o espírito de evasão.

Habitáculo totalmente redesenhado

No interior, a consola central foi dotada de um ecrã MediaNav Evolution, instalado numa posição mais elevada (74 mm), sendo assim ainda mais acessível e legível (a distância entre os olhos e o ecrã é das mais curtas do mercado). No prolongamento da consola destaque para uma nova localização da alavanca do travão de mão, novos espaços de arrumação e o comando 4X4.


A posição de condução oferece um extraordinário conforto, com a possibilidade de múltiplas regulações. O volante é regulável em altura (40 mm) e em profundidade (50 mm), o banco do condutor dispõe, agora, de apoio de braço, de regulação lombar e de um novo mecanismo

de regulação em altura de 60 mm (ou seja, uma melhoria de + 20 mm), o comprimento do assento foi aumentado em 20 mm para oferecer uma melhor retenção.

Houve ainda um cuidado muito especial na escolha dos materiais. O painel de bordo é valorizado por uma superfície mais suave de aspeto “mate”, os painéis das portas integram novos puxadores e apoios de braço em espuma, com um revestimento mais agradável ao toque. Os novos estofos de malha 3D em relevo, com pesponto, aliam conforto e modernidade, a alavanca de velocidades, mais curta, integra inserções em cromado acetinado.

Bagageira até 478 litros e superior insonorização

O Novo Duster dispõe de 27,2 litros de espaços de arrumação distribuídos pelo habitáculo, entre eles, uma nova gaveta situada sob o banco do passageiro, com a capacidade de 2,8 litros.

O volume de porta-bagagens sob a prateleira traseira é de: 445 dm3 VDA (478 litros) na versão 4x2 e 411 dm3 VDA (467 litros) na versão 4x4. O volume máximo, com o banco traseiro rebatido, pode atingir 1478 dm3 VDA (1623 litros).

O isolamento acústico foi também alvo de particular atenção. No habitáculo, o nível sonoro foi dividido por dois, graças ao tratamento dos ruídos de rolamento com materiais mais insonorizantes. Houve um aumento de 20% a 50% das superfícies de absorção, tanto no habitáculo como no compartimento do motor; à frente, houve aumento de 0,35 mm na espessura dos vidros.


Para serenar os ânimos…

O Novo Duster dispõe de uma nova direção assistida elétrica, que adapta o nível de assistência à velocidade do automóvel, o que permite uma melhor estabilidade, nomeadamente, em autoestrada. Este novo sistema filtra de forma significativa as reações da direção, particularmente nos pisos fora do asfalto.

O sistema de câmara multivisão (quatro câmaras: uma frontal, duas laterais e uma instalada na traseira) permite ao condutor aperceber-se melhor do ambiente em seu redor. Ativa-se automaticamente ao engrenar a marcha-atrás.

Ao engrenar rapidamente uma relação para a frente, a câmara muda de ângulo. Também pode ser acionado manualmente, carregando no botão «MVC» do conjunto de comandos. Simples de utilizar, o ecrã do sistema de navegação exibe a imagem captada por uma câmara de cada vez. O sistema desativa-se quando se prime o botão «MVC» ou logo que a velocidade ultrapassa os 20 km/h. As câmaras laterais, posicionadas sob os retrovisores, permitem visualizar diretamente as rodas dianteiras para conhecer com rigor a posição do veículo no terreno.

O sistema de controlo em descida (Hill Descent Control) permite controlar a velocidade de descida em piso fortemente inclinado. Ao atuar nos travões, este sistema assegura uma excelente estabilidade do veículo.

A ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist) e o sistema de controlo de descida facilitam, assim, a condução em piso acidentado. Para os entusiastas de todo o terreno, o ecrã de informações 4x4 integra uma bússola e indica, em tempo real, os diversos ângulos de inclinação do automóvel.

Por fim, o Novo Duster beneficia de um sistema de cartão mãos livres que ativa automaticamente o destrancamento das portas quando o condutor se aproxima e o respetivo trancamento quando se afasta. Não é necessário pegar na chave para acionar o motor, graças ao botão start/stop.

O MediaNav Evolution, que integra o Driving Eco2, dispõe de uma função eco-coaching que permite ao condutor otimizar o seu estilo de condução.

Gama de motores comprovada

Gasolina: SCe 115 (versões 4x2 e 4x4) e TCe 125 (versões 4x2 e 4x4) associados a uma caixa de velocidades manual.

Nas versões Diesel é proposto o motor dCi 90 para a versão 4x2 e o dCi 110 para as versões 4x2 e 4x4, combinados com uma caixa de velocidades de comando manual. O motor dCi 110 (para a versão 4x2) pode estar associado à caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem. Está, igualmente, disponível uma oferta GPL, com o motor SCe 115.


Não foram esquecidas as capacidades Off-road...

0 visualização0 comentário
bottom of page