Não demorou muito para que a Porsche recuperasse o título de "carro de produção mais rápido do mundo" no circuito de Nürburgring North. Mais rápido do que o Lamborghini Huracan. Mais poderoso e rápido que o seu 918 Spyder, a Porsche acaba de lançar o 911 mais extremo: o GT2 RS.
À pergunta "qual o supercarro mais fácil de usar numa base diária?”, muitos certamente responderão, o Porsche 911. No entanto, à docilidade relativa das versões mais "civilizadas" responde um 911 inversamente mais extremo: o 911 GT2 RS. O Porsche de todos os tempos, o 911 mais poderoso homologado para estrada, e também o Porsche mais rápido de todos os tempos.
O GT2 RS foi criado para derrubar todos os tempos de referência. E já o fez, estabelecendo o tempo da volta mais rápida na zona norte do circuito de Nürburgring: 6 minutos e 47,3 segundos. 10 segundos mais rápido que o superdesportivo 918 Spyder! Como foi isso possível? Como a Porsche transformou o 911 num verdadeiro lutador? Fomos descobri-lo em Inglaterra, no lendário circuito de Silverstone.
O que é um GT2 RS?
Carrera, Turbo, GTS, GT3 ... Sem mencionar as variantes S , R ou RS ... Na Porsche, a gama é tão vasta que às vezes é difícil acertar com a nomenclatura. Então, o que é um 911 GT2 RS?
É simplesmente o cruzamento entre o mais poderoso 911 da gama, o Turbo S, com o mais radical dos ‘roedores’, o GT3 RS. Do Turbo S apenas mantém o motor 3.8 biturbo. Do GT3 emprega mesma filosofia em termos de aerodinâmica e iluminação, e claro, o mesmo espírito "racer".
Além disso há que esclarecer que este GT2 RS prescinde do sistema de transmissão do Turbo S, o que permite economizar cerca de 200 kg no peso, beneficiando assim a condução. E, com um acréscimo de 120 cv na parte mecânica, temos para experimentar o bólide mais poderoso saído das fábricas da empresa de Estugarda.
Ao todo, transmite 700 CV às rodas traseiras e pesa 1.470 kg, o que resulta numa relação "peso / potência" que reflete a exclusividade do modelo. Para assumir esse potencial extra, a Porsche teve que desenvolver um sistema que pulveriza água na refrigeração de ar, por forma a manter uma potencia estável após várias voltas!
Vejamos à lupa este GT2 RS para perceber que não é um 911 comum. Impressionante! O GT3 parece belo e agressivo, e quanto ao som vindo dos escapes, simplesmente brutal quando ativamos o modo Sport. Em suma, o GT2 RS que parece saído de um circuito de corridas tem com ele toda a experiência da Porsche na competição.
DNA racer
O pára-choque dianteiro é ampliado para acomodar entradas de ar de grandes dimensões. A ventilação central, na base do capô, é usada para pressionar a frente para uma potência direcional máxima.
As abertura no capot foram projetadas para o arrefecimento do sistema de travagem e vem da Copa Carrera. As aberturas laterais nas asas da frente servem para acentuar o downforce colocando ao solo, facilitando também a extração de ar através dos orifícios nos arcos das rodas. As entradas de ar traseiras foram ampliadas para preencher os turbos com ar. Finalmente, o fundo das caixas e o difusor são ampliados, bem como a asa traseira em carbono para aumentar consideravelmente o efeito de solo.
Na verdade, todos este detalhes deste GT2 RS foram projetados para acentuar a performance. Tal como uma das otimizações mais efetivas e que é, muitas vezes, a mais difícil de implementar: a redução do peso. É aqui que vemos a exclusividade deste modelo. Porsche rastreou a menor grama . O capô, guarda-lamas dianteiros e muitos outros itens, como as entradas de ar e espelhos, são feitos de materiais compósitos, reforçados com fibra de carbono.
O chassis é construído na sua maior parte em magnésio, os vidros laterais e o pára-brisa traseiro são em vidro laminado (uma estreia na Porsche).
O pacote exclusivo da Weissach
Na Porsche não há limite para a exclusividade. O nosso modelo de teste está equipado com o pacote opcional Weissach, o que permite ao GT2 RS ‘emagrecer’ mais de 30 kg (30.000 euros é o custo desta opção). A ‘dieta’ assenta nas rodas de magnésio (-11,5 kg), no escape de titânio (- 7 kg) e na extração do interior de tudo o que é supérfluo.
Assim, este 911 oferece apenas dois lugares, os lugares traseiros foram substituídos por uma barra de proteção, uma célula de segurança de titânio, mais leve do que a versão de aço de 12 kg do “pack” Clubsport.
400 km / h no painel de bordo
Uma vez instalado a bordo lá temos o ambiente inteirinho do 911. Mas, além da Alcântara vermelha, nada surpreende… ficamos surpresos de encontrar todo o equipamento de auxílio da condução e o civilizado sistema multimédia do 911. Existe até a suspensão pilotada, que oferece vários modos de condução. E o mais incrível: o GT2 RS é bastante confortável!
No entanto, chega para arregalar os olhos o velocímetro com escala até 400 km/h. Parece um pouco exagerado, mas uma leitura no computador de bordo permite-me saber que alguém já o levou até uns impressionantes 356 km / h numa auto-estrada alemã… O GT2 RS está homologado para 340 km / h, assim como o 918 Spyder. A Porsche, pode não querer dizer que este GT2 RS é mais rápido que o seu supercarro Porsche Spyder… desconfio que sim!
Silverstone: o circuito perfeito para o GT2 RS
Primeiras acelerações no asfalto de Silverstone. O GT2 RS é ultra-brutal com o seu torque máximo de 750 Nm! O mais surpreendente é que com o solo molhado, a potência do carro assenta muito bem no asfalto, o comportamento é tranquilo. Não lutamos com o volante e a estabilidade, é simplesmente excepcional; mesmo num ritmo relativamente pequeno a aerodinâmica traz algum apoio.
Mas também devo esclarecer que este GT2 RS incorpora as rodas traseiras direcionais: a baixa velocidade, os grandes pneus 325/30 ZR 21 giram na direção oposta das rodas dianteiras para trazer agilidade. E a altas velocidades, as rodas rodam na mesma direção para aumentar a estabilidade.
É hora da verdade. Para entender o potencial do GT2 RS precisávamos de um circuito digno desse nome, e por isso aqui estamos, numa das pistas de Fórrmula 1 mais rápidas e exigentes do planeta: Silverstone, em Inglaterra. Ideal para perceber as qualidades do GT2 RS.
Após algumas voltas a conclusão é clara: estamos claramente num carro de corrida. A frente parece colar-se ao solo, o comportamento é imperturbável com um equilíbrio perfeito. Além disso, encontramos as qualidades intrínsecas do 911, com os seus comandos precisos como um bisturi e de reação pronta.
Resultado: o carro pode travar muito tarde na entrada de curva e com uma serenidade espantosa. O sistema de travagem carbo-cerâmico é tão poderoso (e persistente) que é suficiente tocar ao de leve o pedal para sentir uma resposta imediata. O nariz do 911 não é só aparência, permite explorar a cada volta mais os limites, as rodas direcionais traseiras suavizam as reações à saída de curva, as reações do biturbo ‘deitado’ são sempre… brutais!
Claro que é preciso alguns cuidados, o GT2 RS nasceu para quebrar tempos em qualquer pista. A Porsche não oferece uma transmissão manual como no GT3, mas, obviamente, uma caixa PDK de dupla embraiagem muito mais eficiente. Esqueça também a reação agradável do “Flat6” atmosférico até cerca das 9.O00 rpm. Este Flat6 bi-turbo desliga passando das 7.000 rpm. Nas mãos temos o melhor arsenal tecnológico da Porsche.
E quanto a performances não há muito a dizer: 2,8 segundos de 0 a 100 e mais de 340 km / h de velocidade máxima. Não existem palavras para descrever as suas sensações, porque estão acima do que em toda a sanidade é recomendárvel… perto da loucura e com o ADN a subir a níveis inimagináveis. Mais que um Porsche 911… é um GT2 RS, fantástico e diabólico!
Conclusão:
A Porsche não se esquivou a meios para tornar o seu GT2 RS no melhor dos 911, combinando nele o melhor do seu arsenal tecnológico. O resultado é perfeito. Ainda assim, com os 320 mil euros do nosso modelo de teste, podemos comprar um Turbo mais versátil e um GT3 mais gratificante. Uma escolha difícil, a menos que para o cliente GT2 RS pretenda completar a sua coleção do 911 com o mais rápido da espécie.
Ficha Técnica
Porsche 911 GT2 RS
MOTOR
Tipo: 6 cilindros planos, biturbo (3.800cc)
Potência máxima: 700 cv a 7.000 rpm
Binário máximo: 750 Nm a 2.500 rpm
DIMENSÕES E PESO
Dimensões (L x A x H): 4,549 / 1,88 / 1,27 m
Distância entre eixos: 2.453 m
Min / volume máximo da bagageira: 115 litros
Peso a seco: 1,470 kg
PERFORMANCES
0 a 100 km / h: 2,8 s
0 a 200 km / h: 8,3 s
0 a 300 km / h: 22,1 s
Velocidade máxima: 340 km / h
CONSUMOS
Ciclo misto: 11,8 l / 100 km
Taxa de CO 2: 269 g / km
PREÇOS
A partir de 289.175 euros
Modelo ensaiado (Porsche 911 GT2 RS + pacote de Weissach): 319.175 euros