top of page
RICARDO FERREIRA

Salão Automóvel de Detroit: o primeiro do ano


O primeiro salão automóvel do ano, trouxe a lume as tendências e novidades de muitos fabricantes de várias partes do globo. Protótipos, novos modelos que apontam para o futuro do sector.

Aberto ao público de 20 a 28 de janeiro, a MOTORES revela-lhe os principais destaques da edição de 2018 do NAIAS (North American International Auto Show), evento que já acontece há mais de 110 anos.

Nesta 1ª parte do certame de Detroit, começamos por escalpelizar as novidades da Ford, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen, assim como os principais ‘concepts’ presentes, indicadores importantes do que vai suceder no futuro da indústria automóvel.


Ford Mustang Bullitt

A Ford apresentou uma edição especial do Mustang, chamado Bullitt para comemorar o 50º aniversário do lendário filme com o mesmo nome. O protagonista principal era Steve McQuee e para celebrar este evento em grande estilo, foi recuperado o Mustang GT 1968 original que o ator conduziu no famoso filme. O Mustang Bullitt entrará em venda no próximo verão nos Estados Unidos e oferece um motor 5,0 V8 melhorado que agora produz 475 cavalos com um binário de 569 Nm. Com 15 cavalos de potência a mais, o seu desempenho sobe para 262 km/h de velocidade máxima.


Ford Ranger

O futuro Ranger estará disponível com dois tamanhos de cabine, SuperCab e SuperCrew e com três níveis de acabamento. Também oferecerá opções como o pacote FX4 Off Road, que oferece amortecedores especiais, pneus especiais para fora de estrada, um cárter especial e um sistema de direção de quatro vias, assim como um novo sistema de controle para os trilhos que mantém uma baixa velocidade constante na condução off-road.

O motor utilizado é um quatro cilindros EcoBoost 2.3 litros. A sua potência não foi especificada, mas sabemos que conta com uma caixa automática de 10 velocidades, uma novidade no segmento.

Ford Edge

O Ford Edge atualizado para 2018 é um crossover que mede 4,81 metros de comprimento. Novos são os pára-choques, o capot, a grade dianteira e os faróis, que agora possuem tecnologia Full LED. Outra novidade a considerar é a chegada de um novo seletor rotativo (usado pela Jaguar e Land Rover) para as versões equipadas com transmissão automática. Com esta nova transmissão o Ford Edge passa a ter oito velocidades em vez de seis, ganhando eficiência, conforto, entre outros benefícios.

Mecanicamente também haverá surpresas porque a versão de entrada, que nos Estados Unidos vem com o motor 2.0 EcoBoost, passa de 245 a 250 cavalos de potência , além de ser acompanhada por esta nova caixa automática de 8 relações.


Audi A7 Sportback

O novo A7 Sportback representa a nova linguagem de design da Audi. O novo coupé de quatro portas define novos padrões de luxo mas não só. Incarna um novo estilo Gran Turismo com novas linhas dinâmicas, uma digitalização completa do sistema, uma condução desportiva e um conceito espacial versátil.

Nesta segunda geração o A7 Sportback recebe todas as inovações que já passaram pelo seu irmão mais velho, o Audi A8, um dos carros de luxo mais tecnológicos do mundo! Deve chegar aos concessionários da Europa em fevereiro de 2018. Mantendo e aperfeiçoando as suas características, revela uma nova grelha Singleframe maior e menor que a do A8, e também mais luzes estilizadas.

A frente é típica de um Gran Turismo, contando com um capô longo e uma longa distância entre eixos. O remate final é dado pelas jantes que podem ter até 21 polegadas, e que dão caráter a um modelo majestoso, com 5 metros de comprimento e com uma carroçaria que combina a silheutra de um sedan com um desportivo coupé. A zona traseira termina com um spoiler na porta traseira que abre automaticamente quando se excedem os 120 km/h.

O novo Audi A7 Sportback vai chegar ao mercado, em princípio com o 3.0 V6 TFSI turboalimentado, com 340 cv e um torque máximo de 500 Nm. Acelera de 0 a 100 km / h em 5.3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Conta com uma transmissão S-Tronic de 7 velocidades e o famoso sistema Quattro.

Mais tarde, vão chegar os motores a gasolina e a diesel, de quatro e seis cilindros. O novo A7 chega ao mercado Europeu em fevereiro de 2018 e o seu preço de lançamento na Alemanha é de 67.800 euros.




BMW i8 Coupé e i8 Roadster

Tanto o BMW i8 Coupé quanto o novo BMW i8 Roadster combinam o motor Twin Turbo 1.5 usado anteriormente com um motor elétrico, que foi completamente revisto e que conta com novas baterias de maior capacidade. Ou seja, seu sistema de propulsão foi melhorado em todos os aspetos, para ganhar potência e também para ser mais eficiente que antes.

Em primeiro lugar, o triplo de 1,5 Twin Power Turbo continua a fornecer 231 cv de potência e 320 Nm de torque, mas apresenta um novo filtro no sistema de escape, não só para reduzir as emissões de partículas e poluentes como ainda para melhorar a sua sonoridade.

A sua potência é enviado exclusivamente para as rodas traseiras, porque à frente 143 cv vêm do seu motor elétrico, que anteriormente se ficava por 131 cavalos. Agora, entre os dois motores, de combustão e elétrico, a energia combinada é de 374 cv: o renovado BMW i8 Coupé precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km / h, dois décimos a menos do que o BMW i8 Roadster.

Ambos conseguem uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Para obter maior eficiência, a bateria de iões de lítio aumentou a capacidade de 7.1 para 11.6 kWh, o suficiente para se poder viajar durante 53 quilómetros em modo elétrico. Assim, não é surpreendente que consiga fazer um consumo médio de 2.1 l / 100 km.

No novo BMW i8 é possível atingir-se os 120 km / h no modo elétrico ao selecionar o programa eDrive. As baterias podem ser recarregadas numa tomada doméstica em quatro horas e meia a 2,3 kW, tempo que pode ser reduzido a menos de três horas a 3,6 kW.


Mercedes-AMG 53

A Mercedes-AMG amplia o seu portfólio de produtos com três novos modelos e introduz uma nova designação de modelo ao mesmo tempo. Estamos falando sobre o novo AMG 53 que usará uma mecânica híbrida e que promete dar muita guerra no cenário atual.

Externamente, os novos modelos AMG 53 distinguem-se dos modelos conhecidos pelo uso da grade do radiador Twin-Blade, do avental dianteiro no design A Wing , das guarnições laterais AMG específicas, do avental traseiro com difusor e guarnição cromada redonda com saída dupla do escape.

Internamente os novos modelos da AMG recebem os ocupantes com equipamento exclusivo, específicos para cada versão, materiais luxuosos e uma lista claramente expandida de opções de personalização. Isto para além da caixa digital com duas telas de 12,3 polegadas, o volante com controles de toque, o reconhecimento de voz Linguatronic e os assentos AMG integrais.

Mas o coração da besta é sua grande arma. O seu motor terá um turbo mecânico de 3.0 litros com seis cilindros em linha, acompanhado por um compressor elétrico e um motor elétrico EQ Boost que serve como alternador e motor de arranque. Oferece 435 cv e um torque máximo de 520 Nm, que é transmitido para as rodas através de uma transmissão automática de nove velocidades AMG 4Matic + variável.

O EQ Boost também pode fornecer 22 cv e 250 Nm de torque adicional, mas talvez o mais interessante é que o compressor elétrico permite que o motor ofereça uma generosa quantidade de torque nas acelerações, antes de atuar o sistema de turbo-alimentação.


Mercedes-Benz G-Class e GLS Grand Edition

Finalmente, chegou o dia esperado, esse dia marcado por um longo tempo no calendário em que íamos conhecer o novo Mercedes-Benz G-Class , um todo-terreno incombustible que resistiu como nenhum outro a passagem do tempo desde que foi lançado lá por o ano de 1979 . Foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit e, como esperado, a assinatura da estrela permaneceu fiel ao design original da Geländewagen.

Esteticamente não há surpresas, mas a Mercedes-Benz redesenhou sua grade frontal, o capô, o pára-choque ... Tudo isso permitiu melhorar ligeiramente o coeficiente aerodinâmico da nova classe G , que também ganha tecnologia ao ter alguns faróis e alguns pilotos traseira que agora tem iluminação LED.

Será vendido exclusivamente na versão G500 que oculta um motor 4.0 V8 Biturbo que oferece 422 cv de potência e 610 Nm de binário disponível entre as 2.000 e 4.750 rpm. Conta com uma transmissão automática 9G-Tronic. O novo Classe G da Mercedes-Benz será colocada à venda na Alemanha em Junho próximo, a um preço inicial de 107.040,50 euros.


Volkswagen Jetta

A Volkswagen fez o lançamento mundial do Jetta 2019, que ganhou 3 cm na distância entre-eixos, tendo um comprimento total de 2,68m. Manteve as mesmas versões de motores 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI com 211cv, sendo novidade a caixa automática de 8 relações.

6 Concept de sonho

Concept elétrico Enverge, da chinesa GAC; Concept Q-Inspiration, da Infiniti; Nissan X-motion Concept; Lexus LF-1 Limitless Concept; Toyota FT-4X; Toyota FT-4X


Nissan Leaf, Ford Mustang Bullit, Ford Ranger FX4, Hyundai Veloster, KIA Forte,

Mercedes-Benz G-Class, Ram 1500 Limited, Ram 1500 Rebel, Volkswagen Jetta

Volkswagen Passat GT, BMW X2, Mini Cooper S, BMW i8 Coupé, BMW C-Evolution

0 visualização0 comentário
bottom of page