top of page
RICARDO FERREIRA

Vision Mercedes-Maybach 6 Cabrio | Art Deco...no limite dos sonhos!


Voltei a ver o sublime 'proto' Mercedes Maybach sob o sol de Pebble Beach, mas agora em configuração cabrio e com um motor elétrico...

Nascido em 2016, sob a forma de um coupé de com motor térmico e desprovido de teto fixo, foi no concurso de elegância de Pebble Beach que o reencontrei, mais sumptuoso que nunca, quer no desenho que nas dimensões onde o exagero é a palavra mais correta para o definir. Destravadamente longo no comprimento (5,70 metros), minorca na altura (1,34m) e largo, muito largo (2,10 m).

Nem o sonhador James Dean, imaginaria tal ‘coisa’… não faltando sequer debaixo do capô um set de piquenique e outro de malas feitas à medida. Dá jeito para o veraneio de verão nas praias da Flórida em família, ou para conquistares amigas (os) por todo o lado sem te chamares Cristiano…

Revolução ao contrário

Para perceber o Vision 6 Cabrio devem recuar à década de 30/40 do séc. XX. Nessa altura, a influencia de movimentos como o Art Deco fazia-se notar em alguns dos automóveis mais belos do mundo. Criações únicas, onde o estilo e a sumptuosidade imperavam, desenhadas pelos mais reputados carroçadores, estilistas e designers.


O Vision 6 Cabriolet reinterpreta as premissas dessa época, recuperando o mesmo tipo de proporções. Capot longo e superfícies fluídas e depuradas que se alongam em direção a uma traseira tipo barco – baixa e curvilínea.

A estética é chocante para o vulgo mortal, as suas entranhas contêm um monstro de poder e eficiência, incorporadas por um bloco elétrico de 100% que entrega o equivalente a 760 cavalos. A Mercedes não diz uma palavra sobre o peso total do mastodonte, mas promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos!

La finesse mange toute le gras…

Em resumo, depois de fazer nascer muitos sonhos com as suas limusines Maybach no final do ano 2000, a Mercedes dá agora ou passo de gigante esse preparador, criando um novo nicho de mercado.

É o retorno da marca da estrela ao tempos dos antigos Impérios, das formas maciças, ferro e aço em chassis longos, cobertos por carroçarias exageradas e cerimoniais, conduzidas por diplomatas, políticos e atores famosos cujo ego tinha que ser empolgado diante do povo...


Produção em massa para o ‘concept’ Mercedes-Maybach 6 Cabriolet? Não acredito! O que não duvido é que a Mercedes-Benz o irá colocar depressa no forno da produção, nem que seja para dar de comer a muito poucos sortudos… la finesse mange toute le gras!


Texto: Ricardo Ferreira; Fotos: cortesia Mercedes-Benz


0 visualização0 comentário
bottom of page