top of page
JOÃO LOURENÇO

DESAFIO | Qual o mais rápido: o Cupra ou um dardo?


O desafio foi marcado entre o Seat Leon Cupra e Barbora Špotáková. Qual o mais rápido: o dardo atirado pela campeã olímpica do lançamento do dardo e embaixadora da marca, ou o Cupra com o seu motor de 300 CV?

Colocados à prova estavam os 300 CV do automóvel e a potência da atleta, detentora do recorde mundial numa distância de 72,28 metros. O dardo pode chegar aos 90 km/h; o Leon Cupra é capaz de alcançar os 100 km/h em menos de cinco segundos


Barbora Špotáková já arrebatou as medalhas de ouro em Pequim 2008 e Londres 2012. Enquanto treina para a sua próxima prova desportiva, a atleta aceitou um novo desafio: medir forças com o Seat Leon Cupra. O estádio da Associação de Futebol da República Checa, serve de cenário à corrida, que dará três tentativas aos participantes. Qual será o mais rápido?


Alguns segundos antes da partida: enquanto arranca o motor 2.0 TSI de 300 CV do Cupra, a atleta checa prepara-se mentalmente para o lançamento. “Para concentrar-me naquilo que o meu corpo precisa de fazer, a minha cabeça tem que estar vazia. Foco um ponto no outro lado do estádio e projeto virtualmente o meu lançamento para aí”, explica antes de competir.

Três tentativas e um vencedor: com o tiro de partida, o Seat Leon Cupra passa dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos. Graças a esta marca, bate o primeiro lançamento de Barbora.

Na segunda tentativa, o dardo arranca a uma velocidade de sete metros por segundo e atravessa o estádio de forma quase invisível aos olhos, superando o desportivo. Na terceira e última tentativa, e apesar de voar a 90 km/h, a lança não consegue superar o Leon Cupra, que se proclama, finalmente, vencedor.

Espírito ganhador

O Seat Leon Cupra conta com dois recordes no circuito alemão de Nürburgring, um traçado de 21 km com 73 curvas. Em 2014, tornou-se o desportivo compacto de tração dianteira mais rápido e um ano depois, registou o melhor tempo entre os veículos familiares do seu segmento.

Barbora Špotáková tem o recorde mundial de lançamento de dardo.

Depois de superar a melhor marca europeia nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, e nesse mesmo ano, bateu o recorde do mundo no circuito mundial de atletismo de Estugarda. Para a atleta checa, “esta é a prova de que o trabalho duro, a perseverança e a paciência acabam por compensar”.



A caminho do terceiro ouro

A campeã olímpica de dardo e embaixadora da Seat prepara-se para a sua quinta participação nos Jogos Olímpicos. “Força, velocidade, excelente técnica... e, o mais importante, uma mente limpa. Ainda não posso dizer que estou em Tóquio 2020, mas o que mais me motiva é alcançar a minha terceira medalha de ouro”.


Barbora Špotáková adora desafios que, confessa, a acompanham ao longo da vida pessoal e profissional: “um desses desafios foi o regresso à competição depois do nascimento do meu filho, ou treinar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 depois de uma lesão apenas cinco meses antes da competição. A minha vida está repleta de grandes desafios”. Depois desta corrida, diz que no próximo encontro com o Cupra, Barbora trará consigo o seu amuleto de sorte, um lémure em peluche.


A multinacional Seat

A Seat é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários.


Em 2017, a Seat vendeu cerca de 470.000 unidades. O Grupo Seat emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

0 visualização0 comentário
bottom of page