Com um novo recorde de vendas, a Mercedes-Benz iniciou o ano de 2018 tão bem como concluiu o ano anterior. Em 2017, a Mercedes-Benz defendeu a sua posição como a marca premium mais vendida, e a empresa continuou a ser a número um em mercados importantes... já em janeiro.
Na Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal, Coreia do Sul, Austrália, Taiwan, EUA, Canadá e Brasil, a Mercedes-Benz manteve a sua posição de liderança como a marca premium. Janeiro foi altamente bem sucedido também em todo o mundo: com a entrega de 193 414 veículos e crescimento de 8,4%, a Mercedes-Benz fez o seu melhor começo, continuando assim com ótimos resultados a partir do sétimo ano recorde consecutivo.
Vendas Mercedes-Benz por região e mercado
Na região da Europa, 65.286 clientes receberam o seu novo automóvel Mercedes-Benz (+ 5,9%) – o melhor resultado de sempre em janeiro. Na Alemanha, as vendas unitárias da Mercedes-Benz foram 21,6% superiores às de janeiro de 2017. Novos recordes de vendas foram também estabelecidos em janeiro em Espanha, Portugal, Polónia e Suécia.
Na região Ásia-Pacífico, a empresa aumentou as suas vendas unitárias em relação ao mês anterior, em 14,4%, para um novo recorde de 94.439 veículos vendidos. Desse total, 68.425 modelos Mercedes-Benz foram para a China (+ 16,4). A Mercedes-Benz alcançou novos recordes de vendas em janeiro, também nos mercados da Coreia do Sul, Taiwan, Índia e Malásia.
Na região do NAFTA, 29.452 veículos da Mercedes-Benz foram entregues a clientes, um valor ligeiramente inferior ao registado em janeiro do ano passado (-1,8%). Devido à elevada procura por veículos Mercedes-Benz em janeiro, a marca com a estrela de três pontas foi mais uma vez a marca premium mais vendida nos EUA, com um total de 25.307 vendidos.
Vendas Mercedes-Benz por modelo
A procura por SUVs da Mercedes-Benz foi a mais alta de sempre num início de ano. Com um aumento de 9,9%, foi registado um novo recorde de 71.409 unidades vendidas. O GLC, o GLC Coupé e o Classe G estabeleceram novos recordes. O novo Classe G teve a sua estreia mundial no North American International Auto Show, em Detroit, em janeiro. A Mercedes-Benz até agora entregou um total de cinco milhões de SUVs aos seus clientes, incluindo dois milhões do GLE e do seu antecessor, o Classe M.
O novo Classe S Limousine teve um aumento de vendas de 25,3% para 8.130 unidades em janeiro. O Classe S foi particularmente popular nos seus maiores mercados, a China e os EUA, alcançando um crescimento significativo das vendas em ambos os mercados. Os novos modelos Classe S Coupé e Cabriolet foram lançados na Europa em janeiro.
No mês passado, a Mercedes-Benz entregou 33.063 modelos Classe E Limousine e Station aos seus clientes, o que representa um aumento de 10,4% nas vendas unitárias e é já um novo recorde para janeiro. A Mercedes-Benz já vendeu mais de 500 mil unidades da nova geração do Classe E Limousine e Station desde abril de 2016.
smart
Em janeiro, 9.229 smart fortwo e smart forfour foram entregues a clientes em todo o mundo. A marca atingiu um forte crescimento de 30,3% em janeiro na Alemanha, o maior mercado único, impulsionado principalmente pela forte procura de modelos elétricos.
Os fãs do microcarro urbano ficaram satisfeitos com o lançamento do novo configurador no site da smart no mês passado (www.smart.de), o que estabelece novos padrões na indústria automóvel. É fácil de operar e está disponível para clientes através de smartphone, tablet ou PC, oferecendo visualização em tempo real em 3D para o smart fortwo coupé. Esta característica estará também disponível para os smart cabrio e forfour antes do final deste trimestre. Nos próximos meses, o novo configurador smart estará disponível já noutros mercados europeus.
Novidades Vendas e Serviços
A Mercedes-Benz alcançou um novo nível de interação com os seus clientes no final do ano passado com seu assistente virtual inteligente, "Ask Mercedes". Este aplicativo gratuito serve para responder a perguntas sobre os monitores, funções e operações do veículo.
O sistema utiliza inteligência artificial combinado com funções de realidade aumentada. As perguntas podem ser digitadas no smartphone ou pedidas usando o reconhecimento de fala. No novo E, S e no Classe A, os controlos e displays operacionais podem ser digitalizados com uma câmera de smartphone.
Após o reconhecimento visual do objeto, uma explicação relevante da função é dada em forma multimídia via vídeo, texto, imagens ou link. Ask Mercedes foi lançado pela primeira vez como uma versão piloto em inglês na África do Sul, Índia e Malásia. Uma versão limitada às funções de realidade aumentada já está online nos EUA. O lançamento está previsto para o início deste ano na Índia, Hong Kong, Nova Zelândia e Austrália. Uma versão em alemão surgirá já em 2018.
O aplicativo já está em utilizados nos modelos E e S, assim como no Classe A. Uma demonstração está disponível no seguinte site: https://www.youtube.com/watch?v=gI0X_huTorE
O aplicativo do Mercedes me Adapter também tem sido extremamente popular. A Mercedes-Benz é o primeiro fabricante de automóveis a oferecer aos clientes a possibilidade de adaptar os recursos de conectividade nos seus automóveis usando este adaptador.
O Mercedes me Adapter já está disponível em 22 países para 24 séries Mercedes-Benz (em alguns casos remetendo a 2002) e já foi instalado em mais de 100 mil veículos. Desde o final do ano passado, o aplicativo ofereceu novas funções como "Encontrar um espaço de estacionamento" e "Monitor de saúde do automóvel", que exibe mensagens de aviso do veículo no aplicativo. Outras funções populares incluem a lista de rotas, a visão do cockpit com dados ao vivo do automóvel e o localizador do posto de combustível com informação sos preços atuais.
Com quase 100 milhões de seguidores em todos os canais, a Mercedes-Benz tem uma ampla presença nas redes sociais. O canal mais importante é o Instagram com mais de 300 milhões de interações em 2017. Isso significa que a Mercedes-Benz é de longe a marca com mais gostos e comentários no Instagram.