A maioria dos pilotos de Moto2 estiveram na pista de Valência durante três dias de testes. Atravessando um bom momento de forma, Mattia Pasini foi o mais rápido e Miguel Oliveira colocou a sua KTM com o 4º melhor tempo dos três dias.
As coisas começaram algo complicadas com um dia chuvoso no primeiro dia no circuito Ricardo Tormo, seguidas de dois dias muito mais produtivos para os pilotos da categoria intermédia, apesar do frio ao início da manhã. Alguns conduziram a sua moto depois de um longo período afastados dos circuitos, outros descobriram a sua nova equipa.
Mattia Pasini, sexto classificado no campeonato de 2017, já muito confortável sobre a sua Kalex Italtrans, dominou a hierarquia dos tempos com a marca de 1'35.779. Supreendete foi a presença de Lorenzo Baldassari com o segundo tempo, a apenas 16 milésimos do mais rápido, completando Simone Corsi um Top 3 100% italiano.
Já o português Miguel Oliveira, um dos favoritos ao título, colocou a KTM no quarto posto, 3 décimas à frente de Isaac Viñales e de Hector Barbera – este último descobre agora a categoria de Moto2 depois de muitas temporadas passadas no MotoGP. O primeiro novato do ranking foi Romano Fenati que foi o nono mais rápido, dois lugares à frente de Fabio Quartararo que terminou o três dias de testes a um segundo de Pasini com a sua Speed Up.
Honrosas posições para outros dois estreantes na Moto3, 12 º e 13 º lugares, Bo Bendsneyder sobre uma Mistral e Joe Roberts com uma NTS. Alex Marquez, Francesco Bagnaia e Joan Mir não estiveram presentes nestes primeiros testes da temporada de 2018.
Na classe de Moto3, Jorge Martin dominou este primeiro teste do ano, com menos de um décimo à frente de Enea Bastianini. Após uma decepcionante temporada de 2017, o italiano espera agora com a Leopard voltar aos bons resultados. Bastianini ficou 7 milésimas à frente do promissor Marco Bezzecchi e 17 milésimas à frente de Aron Canet e Niccolo Antonelli.