top of page
REDAÇÃO

Triumph Speed Triple S, RS | Para extremar os sentidos!


Agressiva, ágil e intuitiva como poucas outras motos. Estas as caraterísticas da Triumph Speed Triple, que nas versões S e RS surge melhorada em todas as direções. Oferecem 150 CV de potência e, naturalmente, a RS é a que tem maior pedigree…

A Triumph Motorcycles criou em 1994 com a Speed Triple a categoria Naked de alta performance, sob o lema “streetfighter de fábrica". A última geração do ícone da moto moderna da Triumph baseia-se no equilíbrio perfeito de potência, manobralidade e capacidades da Speed Triple de 2018, tornando-se a mais avançada e poderosa Speed Triple até hoje concebida. Os novos modelos S e RS foram melhorados em todos os sentidos, anunciando a versão RS o maior pedigree.

Mais poderosa, mais reactiva e com melhor rugido

A nova geração Speed ​​Triple S e RS incorpora um grande desenvolvimento de motores e engenharia avançada, para aprimoramento de performance e economia de peso. Todos os 105 novos componentes do motor desempenham um papel crucial para gerar mais potência e binário ao longo da faixa de rotações e uma entrega de potência mais suave e mais linear.


O pico de potência é agora 7% maior do que a geração anterior, elevando-se a 150 cavalos e o binário máximo aumentou 4% para 117 Nm.

Para o aprimoramento das performances, as atualizações do motor incluem novas engrenagens da cambota mais ligeiras, novas capas cilindro de alumínio Nikasil, um motor de arranque mais pequeno, para além de uma bateria e alternador mais leves.

Por outro lado, os novos pistões de perfil e uma nova cabeça de cilindro com orifícios de escape otimizados, melhoraram o fluxo de gás e proporcionam uma taxa de compressão ainda maior para obter o aumento da potência.

Também um novo cárter diminui o nível de óleo no motor, reduzindo o arrasto e melhorando a distribuição de peso. O novo sistema de lubrificação faz agora correr o óleo internamente através da junta da cabeça para a cabeça do cilindro, permitindo a remoção de tubos de óleo externos, gerando uma diminuição de massa.


A propósito desta nova unidade, Stuart Wood, engenheiro-chefe da Triumph Motorcycles, referiu: "Fizemos grandes mudanças no novo motor Speed ​​Triple. O resultado é um motor que gira mais rápido, que conta com uma maior faixa de rotações, estando o ‘red line’ agora situado a 1.000 rpm mais altas que na geração anterior. Isto intensificou o caráter da Triumph Speed Triple, com uma resposta de aceleração nítida e o inconfundível rugir do motor a combinar".

Um novo escape de fluxo mais livre, um catalisador maior e um novo sistema de cabeças no motor melhorou o fluxo de gases e o desempenho em ambos os modelos.

Os silenciadores de alto nível na Speed ​​Triple S e os silenciadores desportivos que vêm de série na RS, trazem uma melhoria significativa ao rugido do motor triplo. Junta-se a tudo isto uma caixa melhorada, combinada com uma embraiagem deslizante para acentuar o conforto de pilotagem e eficácia.


A Speed ​​Triple tecnologicamente

mais avançada de sempre

Ambos os modelos agora possuem instrumentos TFT de 5 polegadas de ângulo ajustáveis ​​para garantir uma visibilidade ideal. Uma nova animação de logotipo Speed ​​Triple aparece quando acionamos a ignição em ambos os modelos, enquanto os diferentes temas e estilos disponíveis alteram o layout da informação, ligados aos modos de condução. Para além disso, os novos interruptores ergonómicos incorporam botões iluminados para aumentar a interação do piloto em todas as condições de iluminação.


O sistema avançado ‘ride-by-wire’ permite a configuração para diversos mapas de atuação do motor, conectados a cinco modos de roteamento selecionáveis. O novo recurso de ‘controle de cruzeiro’ melhora a capacidade de longa distância e vem de série em ambos os modelos. As luzes diurnas incorporadas nos faróis aumentam a visibilidade, existindo ainda nas novas Speed Triple o ABS comutável, o controle de tração comutável e um ponto de carregamento USB.

A nova Speed ​​Triple RS eleva a tecnologia do modelo a um nível totalmente novo, com o ABS e o controle de tração otimizados, garantindo uma ótima distribuição da força de travagem, taxa de escorregamento e controle de torque, melhorando o comportamento em linha reta e curvas. Isto é conseguido com a sua unidade de medição de inércia avançada (IMU), desenvolvida em parceria com a Continental, que mede constantemente o rolamento, velocidade, guinada, inclinação e aceleração, respondendo com características de segurança ativa apropriadas.


A Speed ​​Triple RS possui ainda um novo sistema de bloqueio da direção, sem chave e sistema de ignição, ativado eletronicamente pelo botão de bloqueio no switchcube, com uma opção para desativar a função sem chave para uma segurança ainda maior.

Mais leve e rápida a reagir

Ambas as Speed ​​Triple oferecem agora uma condução mais ágil e focada, através de novos auxílios avançados para o condutor e o manuseio neutro. E tudo isto se intensifica ainda mais na Speed Triple RS, com uma economia de peso de 3 kg.

A RS também vem equipado de série com uma manete de travagem Brembo ajustável e alavanca de embraiagem correspondente, para além de um novo assento de conforto.


Os novos modelos mantêm o braço giratório distintivo de um lado e a estrutura de alumínio dupla de geração anterior, otimizado para uma combinação perfeita de rigidez e sensações. Os novos modelos vêm equipado com pneus Pirelli Diablo Supercorsa e discos de travão dianteiros duplos com pinças de calibre radial Monobloco de 4 pistões Brembo.

Ambos os modelos apresentam uma suspensão totalmente ajustável de alta especificação, que pode ser configurada para a condução em estrada e para o uso em pista.

O nível de amortecimento é garantido na Triple RS por forquilhas invertidas com bainhas de 43 mm, Öhlins NIX30 e monoamortecedor traseiro de tubo duplo Öhlins TTX36, ambos totalmente ajustáveis em pré-carga, compressão e extensão.

Na Speed Triple S o amortecimento é assegurado também por uma forquilha invertida com barras de 43 mm, e por um monoshock traseiro da Showa atrás, sendo ambos totalmente ajustáveis ​​na pré-carga, compressão e extensão.

Ambos os modelos estão disponíveis em duas combinações de cores diferentes: Speed Triple S - Jet Black ou Crystal White, cores combinadas com um sub-quadro traseira de titânio, riscas de roda de grafite, costuras de assento de prata e decalques de grafite; Speed Triple RS - Crystal White ou Matt Jet Black combinado com o sub-quadro traseiro em alumínio fosco, riscas de roda vermelhas, costuras de assento vermelhas e mais decalques RS premium.


0 visualização0 comentário
bottom of page