As previsões para a ronda de abertura do Mundial de Superbike em Phillip Island (Austrália) saíram furadas. Marco Melandri empreendeu uma corrida alucinante com a Ducati, subindo ao lugar mais alto do pódio acompanhado por Tom Sykes e Chaz Davies.
A promessa da Ducati cumpriu-se. Melandri (Aruba.it Racing - Ducati) fez uma corrida deslumbrante na primeira prova do ano, subindo a pulso para as posições do pódio e superando o autor da ‘pole’ Tom Sykes (Kawasaki Racing Team).
O piloto italiano acrescenta esta vitória a uma ilustre lista de triunfos na pista australiana, onde se inclui o MotoGP e os êxitos no Campeonato do Mundo de 250GP. Atrás de Sykes, que ficou em segundo lugar, ficou companheiro de equipa de Melandri, Chaz Davies, que completou o pódio, duas posições à frente do campeão reinante, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) 5º no final atrás da Ducati do espanhol Xavi Floes.
Sykes partiu da pole e esteve no topo da classificação durante grande parte da corrida. Com um começo impressionante deixou para trás o companheiro Rea. Mas Melandri foi a sua sombra depois de perseguir Jonathan Rea, passar o campeão e depois começar a atacar o líder britânico.
No final, Melandri consomou a vitória e Sykes manteve-se firme no segundo para conseguir o seu quarto pódio nesta pista desde 2009.
Na luta pelo sexto lugar assistiu-se a um impressionante duelo entre os pilotos da Yamaha, Michael van der Mark e Alex Lowes, ambos da Pata Yamaha Official WorldSBK, mas o holandês suou bastante para manter essa posição, sucumbindo nas voltas finais ao ataque de Alex Lowes, 6º no final. Por seu turno Leon Camier (Red Bull Honda World Superbike Team) avançou na corrida após uma queda na Superpole, conseguindo chegar ao 7º lugar após se desenvencilhar de Van der Mark e de Eugene Laverty (Milwaukee Aprilia).
Laverty teve um dia de corrida difícil mas terminou em 8º depois de ter sido o terceiro mais rápido na sexta-feira. Van der Mark foi nono a passar na bandeira de xadrez na frente do argentino Leandro Mercado ( Orelac Racing Verdnatura) que fechou o top ten da corria australiana.
A segunda corrida é no domingo às 15:00 (GMT +11) e mais uma vez a ilha promete abanar, não com um abalo sísmico mas com o rugir impressionante das Superbike. Não perca!