top of page
JOÃO LOURENÇO

NISSAN QASHQAI | De ‘bestseller’ ao primeiro SUV com condução autónoma


Faça um teste e pense no primeiro SUV que lhe vem à mente. O Nissan Qashqai será, certamente, a resposta mais pronta…

O Nissan Qashqai não foi o primeiro crossover, mas foi o crossover que deu visibilidade ao segmento e iniciou uma revolução que levou a categoria dos SUV (Sport Utility Vehicles) a se tornar um êxito no mercado. É por isso que, para muitos, o Nissan Qashqai é o primeiro SUV da história e, embora não seja inteiramente verdade, merece o título, porque na realidade foi o modelo que popularizou as vendas dos crossovers na Europa de forma incontestável.


Em 2017, o Qashqai celebrou sua primeira década de vida. Desde então, teve duas gerações e a que está atualmente no mercado é uma atualização da segunda geração.

O "nômade urbano"

O Nissan Qashqai nasceu como o sucessor do Nissan Almera, um veículo que teve que competir com modelos como o VW Golf ou o Renault Mégane e que precisava de um toque mais casual.


Foi formada uma equipa de 25 pessoas que viajaram para o Japão, onde foi decidido, em primeiro lugar, que o sucessor do Almera deveria ser maior no tamanho e, em segundo lugar, que tinha que ser um modelo de tipo SUV, mas sem as limitações que este tipo de carros apresentavam naquele momento, ou seja, o tamanho e o preço.


O que na realidade eles estavam à procura era de um X-Trail mas mais pequeno, que tivesse um visual campestre mas não fosse um todo-o-terreno, veículo esse que daria uma resposta na cidade para uso diário, e no campo para uso esporádico. Internamente, foi-lhe chamado de “The Urban Nomad”.

O modelo tinha a Europa como seu principal destino e o primeiro esboço saiu do London Design Center; enquanto o interior seria criado pela Nissan Design America.


Do primeiro protótipo ao mercado

Foi em 2004, no Salão Automóvel de Genebra, onde se viu uma ‘aproximação’ do que seria o primeiro Nissan Qashqai. Esse primeiro protótipo já era designado como Qashqai (nome derivado de uma tribo iraniana ). E tal como sucede com as obras dos grandes gênios, ao início, esse nome não foi bem acolhido...

O primeiro Nissan Qashqai viu a luz do dia em 2007

Mas felizmente, nem os engenheiros nem os designers da Nissan se sentiram intimidados pelas críticas e continuaram com o projeto. O primeiro Nissan Qashqai nasceu em 2007. Aqueles que não o tinham visto há três anos atrás, apelidaram-no de um SUV compacto, turístico e com uma posição de condução alta,de um todo-terreno ‘light’... porém, todas essas definições apontavam num sentido positivo que rapidamente se materializou em bons números de vendas.


Cinco anos depois passou pelo primeiro ‘face-lift’, com uma maquiagem leve para atualizar a sua aparência interna e externa. Em 2014, a segunda geração chegou e no ano passado foi submetida a uma profunda atualização para se tornar, mais uma vez, a primeira em muitas coisas...

Novo Nissan Qashqai, o primeiro em tecnologia de ponta

Dez anos e 214 mil unidades vendidas mais tarde, também com Genebra como palco, a Nissan apresentou o novo Nissan Qashqai. O crossover mais bem sucedido no mercado continua longe da reforma e, entre outras coisas, torna-se o primeiro C-SUV com condução autónoma.

O novo Nissan Qashqai, que já está à venda, tem novos pára-choques, novos grupos ópticos (com luzes halógenas e LED, luzes diurnas e sistema de iluminação adaptável ) e a grelha com design de movimento em V que é herdada por todos os modelos da Nissan. Mas onde o novo Qashqai ganha peso é na seção tecnológica.


Incorpora o pacote “Nissan Intelligent Mobility”, um tipo de guarda-costas que vigia a segurança dos ocupantes (e aqueles que estão fora) com sistemas avançados, tais como: controle de mudança de faixa inteligente, faróis automáticos com sistema adaptativo, assistente de estacionamento inteligente, sistema frontal anti-colisão e câmera de visão com 360 graus.

Mas, para a história, fica que o novo Nissan Qashqai é o primeiro crossover com função de condução autónoma. O novo Qashqai está equipado com o sistema “Nissan ProPILOT”, uma ajuda de condução que permite ao condutor ler as linhas e os sinais da estrada, bem como detetar objetos graças à sua tecnologia. Sem dúvida, este é o primeiro passo para tornar os carros autónomos numa realidade.


0 visualização0 comentário
bottom of page