Mais uma vez o salão de Genebra revelou inúmeras novidades. Seja ao nível dos concepts EV (veículos elétricos) ou dos supercarros de sonho, a inovação e a tecnologia de ponta são requisitos sempre presentes…
SKODA
O “Geneva International Motor Show” foi a oportunidade para a Skoda revelar o seu conceito de crossover urbano: o Skoda Vision X
Prefigura um modelo primo do Volkswagen T-Roc, um crossover urbano com 4,25 m de comprimento. No perfil, o Vision X é bastante agressivo e tem linhas menos angulares do que as de Skoda Kodiaq e Karoq.
Do lado do motor, apresenta um bloco G-TEC de 1,5 litros que pode funcionar com gasolina ou gás natural. Para impulsionar as rodas dianteiras, está associado a um motor elétrico de 21 KW disposto na parte traseira do veículo (opcional às 4 rodas). Duas pequenas baterias fornecem o alternador starter Vision X e até permitem que ele viaje até 2 km em modo apenas elétrico.
VOLKSWAGEN
ID Vizzion é o novo concept da Volkswagen, um veículo 100% elétrico, sem volante e autónomo. A Volkswagen dá-nos desta forma a sua imagem do automóvel do futuro.
O Volkswagen ID Vizzion é totalmente gerenciado pelo computador de bordo do veículo. Os passageiros não precisam se preocupar com a estrada e podem cuidar de si mesmos como desejam. É possível controlar o Vizzion ID com comandos de voz. Assim, desaparece o volante, os pedais e o painel, o que permite economizar espaço neste veículo, que por si só já é grande, com 5,16 metros de comprimento e 1,51 metros de largura.
Sob o capô, este sedan esconde dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 225 kW. Poderá alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h e terá um alcance máximo de 665 km, graças a uma baterias de iões de lítio de 111 kWh.
PORSCHE
A Porsche apresentou o seu concept elétrico: o Porsche Mission E Cross Turismo. Pode instalar comodamente 4 pessoas e oferece uma autonomia de 500 km.
Conta com dois motores elétricos que desenvolvem um poder de 600 cavalos. Assim, o Porsche Mission E Cross Turismo é capaz de percorrer 0 a 100 em 3,5 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 250 km / h.
Outra novidade revelada no Geneva Motor Show foi o 911 GT3 RS.
Num ano é o terceiro GT da marca a ser homologado para a estrada. Apresenta um motor de 4 litros naturalmente aspirado capaz de desenvolver 520 cavalos de potência, mais 20 do que o Porsche 911 GT3, bloco que vem associado a uma caixa de velocidades PDK de 7 marchas.
Pesando apenas 1430 kg, o novo Porsche 911 GT3 RS é capaz de percorrer os 0 a 100 km / h em 3,2 segundos e tem uma velocidade máxima superior a 312 km/h. Conta ainda como opção com um ‘pack’ desportivo Weissach (muitos elementos de carbono, redução de peso, etc.). O Porsche GT3 RS estará disponível a meio de abril na Alemanha, pelo preço de 198.355€.
FERRARI
O salão de Genebra foi também a ocasião escolhida para a Ferrari apresentar o novo Ferrari 488 Pista.
O Ferrari 488 Pista é o herdeiro natural da série especial V8: 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia e 458 Speciale.
O Ferrari 488 Pista tem um peso de 1280 kg, 90 quilos menos do que o modelo base 488. Adota um motor biturbo em V90 a 90 graus e desenvolve 720 cavalos de potência, mais 50 do que o modelo standard. Com estes recursos consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e os 0 a 200 em 7,6 segundos, para uma velocidade máxima de 340 km/h.
PAGANI
A Pagani esteve presente no Salão do Automóvel de Genebra para apresentar o Pagani Zonda Barchetta e o Pagani Huayra.
O elitista spyder Zonda Barchetta será posto à venda por de cerca de 20 milhões de euros. Por sua vez, o Huayra Roadster é um modelo especial com um corpo de fibra de carbono em bruto.
ALPINE
A Alpine escolheu o salão de Genebra para apresentar duas variantes do novo o novo A110: Pure e Legend.
A versão Pure é o modelo de nível de entrada, enquanto a versão Legend beneficia de mais conforto, equipamentos extras e melhores acabamentos.
A versão Pure será mais desportiva, enquanto a versão Legend será mais luxuosa. Ambas as versões estão equipadas com um motor turbo de 4 cilindros a gasolina, com 1.8 litros 252 cavalos de potência.
LAMBORGHINI
O novo Lamborghini Spyder é a versão final do Huracan.
Apresenta um V10 de 5,2 L de 650 CV atmosférico, permitindo atingir 100 km / h em 3,1 segundos, 200 km / h em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 325 km / h.
O Lamborghini Huracan Performance Spyder tem um preço de € 219.585, excluindo impostos na Europa.
ZENVO
O S do TSR-S significa Street, o que anuncia que o Zenvo TSR-S será um carro com características de corrida, mas capaz de circular na estrada!
O Zenvo TSR-S tem o chassis em fibra de carbono revestido de hipercarto, contando na motorização com um bloco V8 de 5.8 litros e 1177 cavalos, com um peso de 1495 kg, características que lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e de 0 a 200 em 6,8 segundos!
Uma característica especial deste Zenvo TSR-S é o seu um spoiler muito grande, capaz de girar em ambos os eixos, para estabilizar o veículo em curvas ou para atuar como um travão de ar. Do Zenvo TSR-S serão produzidas apenas 5 unidades.
MCLAREN
Um dos supercarros mais aguardados do Genebra Motor Show 2019 era este McLaren Senna.
O McLaren Senna pretende ser o modelo mais extremo da marca, por forma a prestar homenagem ao grande piloto do mesmo nome, que correu pela McLaren.
McLaren Senna está equipado com um motor biturbo 4.0 litros numa arquitectura V8.
Capaz de desenvolver 800 cavalos de potência, é o mais poderoso carro que o fabricante já desenvolveu, sendo capaz de chegar à barreira dos 100 km/h em 2,8 segundos, e acelerar de 0 a 200 km/h em 6.8 segundos, podendo alcançar 340 km/h de velocidade máxima.