A Ford apresentou no Salão Automóvel de Genebra, uma série de estreias públicas em solo europeu. Um dos destaque foi o Ford Mustang Bullitt.
O começo de produção para clientes europeus está previsto para o próximo mês de Junho. Para celebrar o 50º aniversário do lendário filme da Warner Bros., que teve Steve McQueen como protagonista, a nova edição especial Mustang Bullitt foi desvendada com o apoio de Chase e Madison McQueen, descendentes em terceira geração da família McQueen.
A chegada à Europa
O Mustang Bullitt conta com o motor V8 de 5,0 litros da Ford, mecânica para a qual se anunciam 464 cv de potência e 529 Nm de binário, estando associada a uma tecnologia de sincronização de rotações que permite passagens de caixa de enorme suavidade, adequada à ampla variação das rotações daquele bloco. O modelo será proposto em duas cores exteriores Preto Shadow ou o clássico Verde Dark Highland.
“A nossa edição especial do novo Ford Mustang Bullitt evoca uma herança única, que temos o enorme prazer de partilhar com a família McQueen, ao mesmo tempo que estamos empolgados pelo seu lançamento, que será feiro pela primeira vez para os nossos clientes europeus," comentou Steven Armstrong, Vice-Presidente do Grupo e Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África.
Uma herança do Ford Mustang GT fastback
É uma das perseguições automóveis mais épicas da história do cinema! No icónico filme "Bullitt", da Warner Bros. e numa sequência com cerca de 10 minutos de duração, Steve McQueen conduz um Mustang GT fastback de 1968 pelas ruas de San Francisco, em perseguição de dois bandidos.
O novo Ford Mustang Bullitt presta homenagem ao famoso modelo de então, estando agora equipado com um bloco V8 de 5,0 litros, contando adicionalmente com um Sistema de Indução Open Air, condutas de admissão e um módulo de controlo do motor e acelerador de 87 mm do Shelby Mustang GT350.
A nova tecnologia de sincronização de rotações da Ford que opera em função das rotações do motor, permite reduções de caixa mais suaves, sendo acompanhadas por um “blip” do motor, ao mesmo tempo que um sistema activo de válvulas de escape melhora o “gorgolejar” típico do motor V8.
Esta série especial conta com jantes de 19 polegadas, de estilo Torq Thrust (hélice), pinças de travão Brembo™ em vermelho e uma tampa falsa do depósito de combustível. No interior estão os bancos desportivos Recaro, uma placa numerada individual visivel no tablier, do lado do passageiro, no local normalmente ocupado pelo clássico emblema Mustang, o elemento que identifica todos os Mustang Bullitt.
Num piscar de olhos ao interior do modelo original, a manete das mudanças conta com um punho esférico branco.
Entre as sofisticadas tecnologias nele presentes destacam-se o cluster de instrumentos digital do tipo LCD, de 12 polegadas, bem como o sistema de som premium B&O PLAY, com 1000 watts de potência sonora, reproduzida por 12 colunas de elevado desempenho, criando uma rica experiência áudio para todos os ocupantes.
“Nada reteve melhor o espírito e a emoção do Mustang como aquela incrível perseguição de viaturas no filme ‘Bullitt’,” refere Armstrong. “Quando estiver à venda no final deste ano, o novo Mustang Bullitt irá causar o mesmo impacto, com mais potência e mais conteúdos, numa atitude 100% cool, como a de Steve McQueen, a estrela do filme.”
Apresentação em família
Para a apresentação do novo Mustang Bullitt na Europa, a Ford contou com o apoio de Chase e Madison McQueen, ambos netos de Steve McQueen, com o apoio do seu pai, Chad McQueen, grupo que participou na sua própria perseguição, desenhada no cenário dos Alpes Suíços, nos arredores de Genebra, numa homenagem à icónica cena de perseguição de “Bullitt” que, ainda hoje, emociona os fãs de cinema.
Igualmente exposto no stand da Ford nesta edição do Salão de Genebra, ao lado do novo Mustang Bullitt, esteve um Ford Mustang GT, de 1968 e na cor Verde Highland, equipado com um bloco V8 de 6,4 litros, em tudo idêntico ao carro conduzido por Steve McQueen no filme “Bullitt”.