Forza é sinónimo de potência na gama de duas rodas da Honda. Pertence a uma apelativa e desportiva scooter, que se renovou para ficar mais leve e compacta, multifuncional na rotina diária e divertida no final de semana.
A história da Honda Forza como scooter premium de média cilindrada remonta ao ano 2000: a versão original do modelo definiu os padrões da altura, propondo uma condução viva, espaço abundante de arrumação e um inovador sistema combinado de travagem.
Mantendo sempre a sua mistura original de carácter desportivo e GT, a Forza 300 recebeu em 2004 uma transmissão CVT SMATIC Honda (CVT, no original Continuously Variable Transmission), para além de um sistema anti-roubo Smart Key, injecção electrónica PGM-FI de alta eficiência e espaço para dois capacetes integrais debaixo do banco. A Forza recebeu depois travões ABS e em 2008 foram acrescentados equipamentos de luxo como por exemplo, o pack de áudio com altifalantes Plus, a transmissão S MATIC actualizada (com modo faseado de mudanças automáticas) e travões ABS combinados.
Em 2016, a Forza 300 voltou a ser renovada mas, como se não bastasse, chega este ano totalmente revista, com um visual mais vivo, sofisticado e com dimensões mais incisivas que o modelo anterior. A distância entre eixos e o comprimento são menores, está mais estreita e mesmo com uma roda traseira de maior diâmetro, a Forza 300 ficou 12 kg mais leve graças às revisões do chassis para permitir acelerações mais fortes, velocidade máxima mais elevada e maior economia.
Equipamento melhorado
O novo pára-brisas eléctrico oferece uma regulação muito suave de posição para a melhor protecção contra o vento, nas vias rápidas ou na condução em cidade. O sistema HSTC de Controlo de Tração Regulável faz agora parte do equipamento de série deste modelo e pode ser ligado e desligado mediante um comando no punho esquerdo. Os instrumentos revistos apresentam as informações em formato digital, em complemento dos mostradores analógicos; toda a iluminação é de LEDs. O sistema Smart Key também inclui a abertura e o fecho da top case opcional de 45 litros.
As linhas do design da Forza 300 fluem para trás a partir do novo pára-brisas eléctrico, controlado por um interruptor no punho esquerdo que o pode regular 140 mm em altura.
O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4.
O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, pode exemplo, para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios. Todas as luzes são de LEDs.
Ainda mais funcional
O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com três modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo actual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou temperatura ambiente e sensor da bateria.
Munida de um quadro tubular totalmente novo, a nova Força tem menos 12 kg de peso em ordem de marcha, dimensões bastante mais compactas e um banco mais elevado, contando agora com uma jante traseira em alumínio fundido com diâmetro de 14 polegadas. A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a jante traseira monta um pneu 140/70-14, oferecendo o máximo conforto e tracção.
O ângulo da coluna da direcção é ligeiramente mais apertado (antes, 27° e agora, 26,5°) e o eixo de arraste (trail) é de 89 mm; o radiador e a bateria estão colocados entre o depósito de combustível e o compartimento de arrumação debaixo do banco, o que contribui para a maior centralização das massas. Estas dimensões muito compactas facilitam a progressão no meio do trânsito das cidades.
A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só peça em alumínio. A travagem dianteira está a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm, ambos com ABS de 2 canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.
Potente e com comprovada fiabilidade
A nova Forza 300 partilha o seu motor SOHC de 279 cm³, 4 válvulas, injecção electrónica e arrefecimento por líquido com a lendária SH300i. No entanto, as características específicas da unidade do novo modelo foram adaptadas especificamente a esta unidade. O pico de potência é de 18,5 kW (25CV) às 7.000 rpm, com 27,2 N·m de binário às 5.750 rpm. Os menos 12 kg deste novo modelo ajudam a obter performances fantásticas: 0-200 metros em 11,1 segundos, velocidade máxima de 129 km/h – menos 0,3 segundos e 2 km/h mais rápido, respectivamente, que o modelo anterior. O consumo é agora de 3,2 l/100 km (31km/l), (em modo WMTC). Os 11,5 litros de capacidade do depósito oferecem uma autonomia potencial superior a 350 km.
Como novidade na nova Forza 300 de 2018 o sistema HSTC de controlo de tracção regulável que compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de escorregamento e depois controla o binário do motor através do sistema de injecção para readquirir a tracção na roda traseira. O sistema HSTC é do tipo On-Off, contando para esse efeito com um comando no punho esquerdo.
Este motor de 279cc, 4 válvulas e refrigeração líquida é uma unidade de fiabilidade comprovada, foi concebido para ter longevidade e para esse objetivo conta no interior com os balanceiros de roletes reforçados, os bronzes da cambota e os cárteres selados por forma a assegurar a melhor fiabilidade a longo prazo. A embraiagem automática centrífuga acciona a transmissão V-Matic com relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas.
A nova Forza 300 premium está disponível em 4 tonalidades, azul metalizado, preto pérola, cinzento metalizado e branco pérola. O preço ainda não foi anunciado.
Principais características
Honda Forza 300
MOTOR
Tipo: monocilíndrico 4 tempos, refrigerado por líquido (279cc)
Potência máxima: 18,5 kW (25cv) às 7.000 rpm
Binário máximo: 27,2 Nm às 5.750 rpm
Alimentação: injeção eletrónica PGM-FI
TRANSMISSÃO
Tipo: automática com CVT, transmissão final por correia
CICLÍSTICA
Quadro: tipo berço em aço
Travagem: discos com ABS de 2 canais
Amortecimento: forquilha telescópica e 2 amortecedores
Dimensões (C x L x A): 2.140 x 755 x 1.470 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso em ordem de marcha: 182 kg
PREÇO
Não declarado