top of page
RICARDO FERREIRA

SALÃO DE GENEBRA | Os novos horizontes da produção automóvel


A octagésima oitava edição do Salão Automóvel de Genebra revelou as perspectivas, as novidades e uma variedade imensa de novas tecnologias dos fabricantes. O mundo automóvel está a mudar rapidamente...


Nos novos caminhos da produção automóvel, a realidade do veículo elétrico expande-se cada vez mais e surgem soluções para a mobilidade urbana, para a proteção do ambiente nunca vistas até hoje. No certame suiço, fabricantes vindos um pouco de todo os cantos do planeta, revelaram as novidades atuais, assim como os seus planos para as décadas mais próximas...


Vamos ter, supercarros velozes e eco-compatíveis - já materializados em protótipos para as futuras décadas - veículos urbanos e periféricos que mudarão a realidade nas cidades, a par de um mundo em constante mudança com novas tecnologias. Mas... felizmente, o passado não será esquecido.


Vamos então às novidades:


ABARTH

O novo 124 GT foi o principal destaque no stand da Abarth. Com um motor de 1.4 litros turbo é um coupé revivalista, feito em exclusivo para quem gosta de carros com alma desportiva.


O Abarth 124 GT vem equipado com um expedito motor turbo de 1.4 litros, ávido de performances como anunciam os seus 170 cv de potência e 250 Nm de binário.

Capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos (6,8s), tem como equipamento standard uma caixa manual de 6 velocidades, mas existe como opção uma transmissão automática sequencial desportiva.



ALFA ROMEO

Em maré de homenagens, a Alfa Romeo propõe para dois dos seus topos de gama uma estética arrasadora, interior e exterior.


É o caso de duas edições limitadas do Giulia e Stelvio Quadrifoglio, designadas como Nring, assim como uma edição exclusiva do Alfa Romeo 4C. Nring é uma abreviatura do lendário Nürburgring, um circuito onde os carros mais rápidos do mundo fazem história - incluindo o novo Stelvio detentor do melhor tempo na categoria SUV!

Em Genebra o Stelvio Quadrifoglio e o Giulia QV surgiram numa cor "Circuito Cinzento"; muitos elementos dentro e fora do carro são de carbono; os travões são de carbo-cerâmica; os bancos dianteiro têm a assinatura da Sparco Racing. No caso do Stelvio este conta com um poderoso motor V6 biturbo de 2.9 litros (gasolina) que alcança os 510 cavalos de potência.


Ambos os modelo da marca de Turim estão equipados com as mais modernas tecnologias de assistência à condução, como o Active Cruise Control e o info-entreteniment; cada uma destas duas novas séries estão limitada à produção de 108 unidades.


Tratando-se de um dos modelos Alfa Romeo mais representativo do DNA da marca italiana, o desportivo 4C, também proposto no tom cinza, terá duas séries vão ser comercializadas, cada uma com 108 unidades: os 4C Competizione Coupé e 4C Spider Italia.


ASTON MARTIN

Após 12 anos de leais serviços o eclético Aston Martin Vantage foi finalmente renovado. Tem 510 cv no motor AMG Mercedes.


Comparado com a geração anterior, este Vantage é muito mais agressivo . Na frente, há uma óptica mais fina e cónica, assim como uma grelha aberta muito típica dos recentes Aston Martin.


No perfil temos um veículo muito aerodinâmico, com generosas entradas de ar para melhorar ainda mais a aerodinâmica e ventilar da melhor forma as pinças de travão vermelhas. A zona posterior também traz novidades, uma pequena barbatana aerodinâmica, 2 saídas de escape de cada lado e um difusor.

Em performances são anunciados uns o 0 a 100 km / h em escassos 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 314 km / h. Tudo isto graças ao V8 4 litros Twin turbo de 510 cv fornecido pela Mercedes, precisamente o motor que equipa os últimos modelos AMG, como o novo AMG GT. O interior do Vantage é um caso de luxo: couro, carbono e alcântara num carro que deverá ter um preço acima dos 150 mil euros.


AUDI

O certame de Genebra foi a oportunidade para a marca do Grupo Volkwagen revelar o sumptuoso Audi A6, uma luxuosa berlina para executivos.


É um concentrado de tecnologia, e conta com pelo menos 38 ajuda á condução. Possui três telas digitais e muitas opções de conforto. Ao nível do motor, o novo A6 estará disponível em três motores TDI, desenvolvendo entre 204 e 286 cavalos, além de um motor V6 3.0 TFSI com 340 cv de potência máxima. Estará disponível no mercado no final de junho de 2018.

A ABT, empresa que trabalha principalmente com a Audi e outros carros do Grupo Volkswagen, mostrou como sua última criação, uma versão modificada do desportivo Audi RS5. Designado como "RS5-R", este carro é anunciado numa série limitada - ABT produz como máximo apenas 50 unidades de cada veículo transformado – mas que, sem duvida, se irá vender rapidamente!


A ABT conseguiu desbloquear mais 80 cavalos em comparação com a versão standard do RS5, o que equivale a um total de 530 cavalos com um binário de 690 Nm. Sob o capô está um V6 bi-turbo de 2.9 litros que faz o RS5-R correr os 0-100 km/h em 3,6 segundos!


BENTLEY

No Salão do Automóvel de Genebra, a Bentley introduziu uma versão híbrida do seu SUV topo de gama, com uma autonomia elétrica ainda muito reduzida.


O Bentayga Hybrid conta com uma nova unidade V6 de 3.0 litros turbo que tem acopladoum motor elétrico. Apenas em modo elétrico consegue ter uma autonomia de 50 km.




BMW

A marca bávara aproveitou o Geneva Motor Show para mostrar a nova geração do X4 , um Coupé SUV baseado no X3.


O interior foi otimizado para fornecer mais espaço para os passageiros e a bagageira expandida para uma capacidade de 525 litros. No lado do design exterior existem poucas mudanças. O BMW X4 estará disponível com um total de nove motores, três motores a gasolina, quatro diesel e duas versões BMW M Performance.

Enquanto o Coupé da Série 8 ainda não foi apresentado, o fabricante alemão revelou em Genebra o ‘concept’ M8 Gran Coupé. Não foram revelados dados sobre o motor mas, visualmente, o BMW Concept M8 Gran Coupé é absolutamente agressivo.


CITROEN

A marca do duplo chevron escolheu o Salão Automóvel de Genebra de 2018 para expor os seus seis modelos introduzidos na Europa em menos de 2 anos.


Uma gama de propostas modernas e assertivas, que reúnem a nova imagem da Citroën e exibem o ADN da marca, partilhando entre si um design arrojado, de carácter único, e um conforto global sublinhado pelo programa Citroën Advanced Comfort.

Exposto em estreia mundial, o novo Berlingo, terceira geração de um ícone automóvel, dá continuidade à saga do modelo, combinando um carácter simples, funcional e mais inteligente ao serviço da praticidade e do conforto, adotando os novos códigos da Citroën.


Ao seu lado e pela primeira vez num salão internacional, a Citroën expôs o novo C4 Cactus, a berlina ultra-confortável, modelo que estreia, na Europa, as suspensões de batente Hydráulico Progressivo.


A aposta em monovolumes que permitem viagens para grupos de 5 a 9 passageiros, voltou a ser reforçada na marca do duplo Chevron, agora todos uma única assinatura, através da denominação comercial SpaceTourer, em substituição da atual Picasso.

Para o efeito, a Citroen lançou a Série Especial C4 SpaceTourer Rip Curl e o SpaceTourer Rip Curl Concept, um estudo para um monovolume 4x4, nómada e fácil de usar, totalmente equipado, para permitir escapadas sem limites.


CUPRA

O SUV Cupra Ateca foi apresentado em Genebra como o primeiro modelo sob a nomenclatura da nova marca desportiva da Seat: a Cupra.


O Cupra Ateca adopta um motor 2.0 TSI de 300 cavalos, o qual lhe permite atingir uma velocidade máxima de 245 km/h e uma saída de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Visualmente, este novo Ateca adota o logotipo da Cupra, quatro saídas de escape, uma frente agressiva, rodas de 19 polegadas e assim por diante.


FIAT

A casa de Turim fundada por Giovanni Agnelli escolheu para atrair os visitantes um Fiat 124 Spider com novos acabamentos: S-Design.


Presente no espaço do fabricante italiano, o Fiat 124 Spider S-Design revelou um visual muito desportivo, graças a rodas de liga leve de 17 polegadas e espelhos de aço polido. Um emblema tricolor nas cores da Itália e uma banda vermelha nos lados, concedem ao 124 Spider um estilo mais desportivo do que o habitual.


No interior existem acessórios exclusivos da especialista Mopar, parceira da Fiat. Assentos de couro e volante, escape duplo cromado, sistema de abertura do capô Active Hood Lift e start-up sem chave foram adicionados ao equipamento original para agradar aos entusiastas da marca.


A linha S-Design é decididamente desportiva, sendo apresentada em outros modelos como o Fiat 500X, o Fiat Tipo, mas é no 124 Spider que os acabamentos S-Design mais se destacam. Sob o capô o coupé italiano está um motor de 1.4 litros turbo, um quatro cilindros capaz de derrubar a barreira dos 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 215 km/h na versão de transmissão manual. Na versão com transmissão automática, o 124 Spider S-Design leva mais 0,1 segundos na mesma aceleração.


Hyundai

A Hyundai aproveitou o Salão de Genebra para mostrar o seu novo concept, o Hyundai ‘Le Fil Rouge’ (tradução: “O Fio Vermelho”).


Bem melhor que o nome é o seu perfil de um coupé futurista e que ostenta uma frente imponente. As linhas do veículo são dinâmicas e agressivas, o interior é espaçoso e luxuoso, com recurso ao uso de muita madeira em vários pontos e um tejadilho vidrado que reforça a impressão de espaço. Mais um automóvel elétrico na calha e já apto para a condução autónoma.

JAGUAR

Com bastante autonomia e excelentes performances o 100% elétrico Jaguar I-Pace vai-se tornar-se um sério concorrente da Tesla.


Revelado no Salão Automóvel de Genebra, o Jaguar I-Pace é um SUV 100% elétrico e com uma ambição imensa. Com sua bateria de lítio-íon de 90KWh, pode viajar com uma autonomia de 480 km, ao que se junta dois potentes motores elétricos que conferem ao I-Pace um potencial de 400 cavalos, permitindo-lhe acelerar de 0 a 100 em 4,8 segundos.



MERCEDES-AMG

A Mercedes-AMG aproveitou o certame de Genebra para revelar o Mercedes-AMG GT 4 portas, que não foi propriamente uma surpresa.


Três versões são propostas, o AMG GT 53, AMG GT 63 e AMG GT 63 S. No caso do Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC + - o mais veloz – este emprega um motor V8 biturbo de 4.0 litros e com um valor de potência impressionante: 639 cavalos!

Como o nome indica conta com uma tração integral 4MATIC + (distribuição de torque variável) e uma caixa de velocidades sincronizada SPEEDSHIFT MCT AMG 9G.

O nível de performances é impressionante: 3,2 segundos dos 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 315 km/h.


PEUGEOT

O Peugeot 508 passou pelo bisturi de cima a baixo em termos estéticos. Está mais compacto e, simultaneamente, também mais musculado no perfil coupé de 5 portas.


Este novo visual foi unanimente aprovado no certame de Genebra. Moderno no interior, o 508 possui tecnologia i-Cockpit, volante pequeno, instrumentação head-up e touchscreen. Conhecido nos motores, a opção do construtor recaiu sobre as unidades PureTech de 180 e 225 cavalos de potência, assim como no Blue HDi Diesel de 130, 160 e 180 cavalos de potência.


Com exceção da versão diesel de nível inicial, toda a restante gama tem de origem a transmissão automática EAT8 com 8 velocidades. Existe uma versãop especial, o Peugeot 508 "First Edition" que estará disponível em somente 508 unidades! Os preços anunciados para França são de 48.750€ para a versão de gasolina e de 49.950€ para a versão diesel.

RENAULT

O ‘concept’ da Renault EZ-GO não é um simples automóvel 100% autónomo, mas antes um inovativo protótipo para desenvolver uma mobilidade urbana compartilhada.


O EZ-GO é um carro elétrico e autónomo, que pode ser uma alternativa aos carros particulares e ao transporte público. Na verdade, este veículo combina o conforto dos carros tradicionais e o aspeto prático dos transportes públicos. É, mais uma visão da marca francesa para o futuro.


VOLVO

O primeiro veículo da marca Polestar, departamento desportivo da Volvo, o Polestar 1 é um GT com motor híbrido.


O Polestar 1 é um carro inovador. Possui uma nova tecnologia de suspensão eletrónica designada como CESi, isto, enquanto a sua plataforma em fibra de carbono usada no chassis, permite reduzir em cerca de 230 kg o peso do carro. Além disto, o Polestar 1 possui um duplo eixo traseiro elétrico, tecnologia que incrementa ao máximo a aderência.

No que se refere a motor, este Polestar 1 é alimentado por um motor (a gasolina) de 2.0 litros com turbocompressor com 382 cavalos de potência, que em conjunto com dois motores elétricos alcança um total de 600 cavalos. Em modo 100% elétrico percorre um total de 150 quilómetros.


A marca sueca apresentou outra novidade, o seu novo Volvo V60 que estará disponível em dois motores híbridos plug-in: T6 Twin Engine AWD (gasolina) com uma potência combinada de 340 cv e T8 Twin Engine AWD (gasolina) desenvolvendo 390 cv. Outras unidades clássicas de gasolina e diesel também estarão disponíveis.



Concepts e desportivos em Genebra

SUBARU VIZIV TOURER CONCEPT

SUBARU VIZIV TOURER CONCEPT

SUBARU VIZIV TOURER CONCEPT

PININFARINA HK GT CONCEPT

PININFARINA FULL POWER HYDROGEN

PININFARINA FULL POWER HYDROGEN

CORBELLATI MISSILE

CORBELLATI MISSILE

LAGONDA VISION CONCEPT

LAGONDA VISION CONCEPT

PORSCHE MISSION E-CROSS TURISMO

PORSCHE MISSION E-CROSS TURISMO

TOYOTA GR

TOYOTA GR

TOYOTA GR

TOYOTA GR

BMW M8 GRAN COUPÉ CONCEPT

BMW M8 GRAN COUPÉ CONCEPT

ZENVO TSR CONCEPT

ITALDESIGN ZEROUNO DUERTA

ITALDESIGN ZEROUNO DUERTA

TECHRULES RACING EV SPORTCAR

TECHRULES RACING EV SPORTCAR

0 visualização0 comentário
bottom of page