A Harley-Davidson soma ao longo legado da bem sucedida série Sportster, nascida em 1957, os rejuvenescidos modelos Iron 1200 e Forty-Eight Special.
Ambas são a mais recente proposta de uma gama de 100 motos novas que a firma de Milwaukee planeia apresentar até 2027. As novas Sportsters combinam tendências de estilo throw-back da saga custom-bike com a base sólida da plataforma Sportster e a performance pungente do motor Evolution 1200 V-Twin.
Desde a sua introdução em 1957, a estirpe Sportster foi repetidamente reimaginada, tanto pela Motor Company como pelos seus proprietários.
Não é incomum ver-se Sportster transformadas para estilos tão diversos como o bobber, a scrambler ou café-racer; são motos planas, com boa aceleração e que, tanto servem como uma ‘porta de entrada’ para novatos na Harley como para condutores experientes e querem uma moto fácil de customizar.
É nessa versatilidade, nessa dualidade de usos e na imensa facilidade de condução, que reside o ‘segredo’ do êxito das Sportster em tantos anos de mercado.
«Desde a sua criação, a Sportster oferece-nos a combinação perfeita de tamanho, poder e caráter que torna atrativo para tantos condutores diferentes», disse Brad Richards, Harley-Davidson V.P. de Styling & Design. «A Sportster é uma moto relativamente fácil de se conduzir e reinventar. O que fizemos ao criar a novo Iron 1200 e Forty-Eight Special é o que os proprietários das Sportster têm feito ao longo de várias gerações».
Os novos gráficos do depósito de combustível diferenciam a Iron 1200 e a Forty-Eight Special, combinando listas de cores ousadas com um tipo de letra formal, cores e elementos gráficos, originalmente populares na década de 1970.
E Brad Richards, explica-nos alguns elementos estilísticos: «A arte nestes dois tanques de combustível reflete as tendências contemporâneas que hoje vemos em motos custom e no design em geral. Trata-se de um afastamento de arte mais complexa e intrincada, para um visual muito simples e limpo», exclarece o responsável de design da casa norte-americana, complementando: «Mas também é importante notar que esses gráficos respeitam a forma do depósito, que no caso da Sportster é um elemento de design clássico por direito próprio".