top of page
MIKE RODMAN

CITROEN C4 CACTUS | De rústico a citadino


Menos rústico e mais burguês, o novo C4 Cactus perde os grandiosos Airbump laterais, fica mais elegante e mais suave e confortável na condução. O preço é uma agradável surpresa!

Como mudar para poder entrar no complicado mercado dos sedan compactos? O Citroen C4 Cactus faz isso, por dentro e por fora. E isto, é tão claro que da primeira edição caseira, lançada no mercado há três anos e dos seus vistosos ‘Airbump’ que adornavam as laterais, já muito pouco resta. Esse foi um aspeto que desde logo me despertou atenção durante este teste nas estradas em torno de Marselha.

Interessa referir que este sedan compacto que veio enriquecer a gama Citroën, chega após a saída do C3 Aircross no final de 2017, antecipando o C5 Aircross que deve chegar para o fim do ano.


O lançamento do C4 Cactus em Portugal acontece no primeiro semestre de 2018, estando desde já as encomendas abertas. Os preços são a partir de 15 906,88€, com o IVA incluído.

Um burguês de cidade

Renovado, o C4 Cactus perdeu alguma da sua originalidade mas é de aparência muito burguesa. Tornou-se mais elegante e tem conotações mais tradicionais, com lados estilisticamente limpos, onde os famosos Airbump reduziram muito em tamanho passando a surgir na área inferior das portas.

A gama incluirá motores de gasolina, o motor de gasolina de três cilindros Puretech 1.2 110 e 130 cv e o diesel 1.6 BlueHDI 100 cv seguido, no final do ano, por uma mais poderosa versão 120 cavalos.

Entre as novidades técnicas a serem mencionadas estão as suspensões com amortecedores hidráulicos progressivos e a nova transmissão automática de seis velocidades, disponível apenas em conjunto com o motor de três cilindros Puretech de 110 cv. Motor adequado para uso urbano, mas, forçosamente, menos replicante a baixas rotações, e também menos agradável do que a variante mais poderosa de 130 cavalos de potência.

Espaçoso, confortável e cuidadosamente acabado, o Cactus 2018 tem como único ponto a melhorar os assentos New Advanced Confort que tomaram o lugar dos exclusivos assentos do primeiro Cactus. Disponível como opcional nas três versões Metropolitan Red, Wilde Gray e Hype Red, são grandes e têm um preenchimento eficaz, mas, durante longas estiradas, não limitam muito o efeito esponjoso.


A escolha para equipar as janelas traseiras da abertura faseada, e muito pouco prática, também é questionável.

Ao invés, a nova suspensão que tornam o C4 Cactus muito "fofinho", suavizando o amortecimento e minimizando a aspereza causada por buracos e solavancos, é bem-vinda.

Equipamento top com 12 ajudas à condução

O novo Citroën C4 Cactus propõe 12 ajudas a condução, tranquilizadoras e reconfortantes no dia-a-dia, para lutar contra a sonolência ou simplesmente contra momentos de falta de atenção na condução, de modo a prevenir eventuais perigos. Os passageiros têm à disposição 3 sistemas de tecnologia conectada para oferecer uma continuidade entre o mundo digital e o veículo. Fique conectado, partilhe, navegue, relaxe com ajuda da tecnologia Citroën Connect Nav, a função Mirror Screen com Android Auto, Apple Car Play, Mirror Link e Citroën Connect Box – sistemas que ficam disponíveis mediante a versão escolhida.

O C4 Cactus inaugura na Europa as suspensões Progressive Hydraulic Cushions que tornam acessíveis ao maior número de utilizadores o efeito tapete voador.

As suspensões com Progressive Hydraulic Cushions permitem filtrar e absorver as deformações e as pequenas irregularidades da estrada, para dar a sensação de sobrevoá-la, e ao mesmo tempo, garantir uma estabilidade e um dinamismo excepcional.


O funcionamento é simples. Enquanto uma suspensão clássica é composta de um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, as suspensões desenvolvidas pela Citroën adicionam a esse sistema dois batentes hidráulicos, um de distensão e outro de compressão.


0 visualização0 comentário
bottom of page