A Ford irá revelar no salão de Nova Iorque a evolução do Fusion, o sedan 'irmão' do nosso Mondeo, do qual mostramos as primeiras imagens.
O Ford Fusion não muda radicalmente no design, uma vez que as principais mudanças estão na nova grelha dianteira e no design das luzes, que possuem tecnologia LED com a qual é criada uma nova assinatura luminosa. Haverá também novos LED’s nas luzes de nevoeiro e luzes traseiras. Todas estas mudanças no Fusion anunciam que para o Mondeo também haverá novidades em breve.
Vemos aqui as fotos-espia que os nossos colegas da CarPix tiraram de um Ford Mondeo nos primeiros testes de inverno. O novo Mondeo, que poderá chegar ao mercado no final do ano não terá mudanças radicais. Pára-choques, grelha, luzes... será o mais significativo.
Com o sistema Ford Co Pilot
A zona onde haverá novidades interessantes diz respeito à vertente tecnológica, com novos sistemas de assistência à condução.
Assim, para o restyling do Ford Mondeo será adicionado um dispositivo designado como Ford Co Pilot, que reúne todos os sistemas de condução semi-autónoma disponíveis para a Ford: sistema de travagem de emergência na cidade com deteção de peões, sensores de ângulo cego, assistente de saída a estrada, câmara de visão traseira e luzes de estrada automáticas.
Desta forma, a Ford incorpora a mais recente tecnologia neste modelo; e, possivelmente, terá esses sistemas logo nas primeiras versões.
Não se esqueça que a marca americana é uma das mais ativas em termos de sistemas de condução autónoma; leva por exemplo a cabo experiências-piloto com um Fusion autónomo que faz a entrega de pizzas e circula em Ann Arbor, Michigan, como protótipo. E esses avanços serão incluídos no futuro Mondeo.
Motores
Também parece haver notícias interessantes sobre os motores, porque a Ford atribui grande importância à mobilidade sustentável, e como tal como já foi anunciado no Fusion, o novo Mondeo terá uma versão Plug-in híbrida, com uma unidade elétrica que melhora em cerca de 20 por cento a autonomia. Com as novas baterias de íon de lítio de 9 kWh será possível percorrer cerca de 40 quilómetros com emissões zero, isto é, em modo 100% elétrico.
Nas motorizações empregues, a unidade mais inovadora será o renovado 1.5 EcoBoost, esperado como a principal alternativa na gama de motores de gasolina. Esperamos saber mais pormenores nas próximas semanas sobre o novo Mondeo.