A Volkswagen mostrou pela primeira vez ao mundo um veículo novo a partir da China, o seu maior mercado. O novo Touareg assinala um ponto de viragem em termos tecnológicos. Chega a Portugal em maio.
O novo Touareg exponencia todo o potencial de que os engenheiros e os designers da marca são capazes. O novo porta-estandarte da marca ocupa uma posição de destaque no segmento SUV da classe premium, com o seu design expressivo, os seus sistemas inovadores de assistência, conforto e segurança, bem como a elevada qualidade de construção e de materiais.
A nova geração do Touareg chega ao mercado nacional em maio. Numa primeira fase será oferecido com o motor V6 TDI de 287 cv, sendo que o V6 TDI de 232 cv chegará no final de 2018.
Equipado com a conectividade de uma nova era e uma união pioneira de sistemas de assistência, conforto, iluminação e infotainment, o Touareg indica o caminho para o futuro. Ao mesmo tempo, o exclusivo SUV traz ao segmento puro dinamismo. Os maiores mercados para a nova geração do Touareg são a China, a Europa e a Rússia.
As vendas mundiais das duas gerações anteriores somam quase um milhão de unidades. O Touareg – tão confortável quanto dinâmico – é o Volkswagen tecnicamente mais avançado da sua época, com potencial de entusiasmar os condutores de todos os géneros de modelos premium, alcançando também novos grupos-alvo.
Estreia do Innovision Cockpit
A Volkswagen apresenta no Touareg, pela primeira vez, o totalmente digitalizado Innovision Cockpit. Aqui, os instrumentos digitais (Digital Cockpit com ecrã de 12 polegadas) e o sistema de infotainment Discover Premium (com ecrã de 15 polegadas) fundem-se para formar uma unidade digital de funcionamento, informação, comunicação e entretenimento, que quase não precisa de botões ou comandos convencionais. Sempre ligado, oferecendo controlo intuitivo e máxima personalização – com o Innovision Cockpit, o Touareg proporciona já hoje o modelo para o interior digital de amanhã.
Focado nas pessoas. Os condutores utilizam o Innovision Cockpit para configurar de um modo específico os sistemas de assistência, manuseamento e conforto aos seus gostos pessoais; o carro torna-se "no seu" Touareg. Isto abre um mundo em que o condutor e os passageiros já não precisam de se adaptar ao carro; em vez disso, o carro adapta-se a eles.
Como um novo smartphone, o mais recente Volkswagen é configurado e adaptado para as necessidades pessoais. Tal é possível graças a um novo e elevado nível de sistemas e de programas conectados – controlados por meio de interfaces digitais e do volante multifunções.
Fusão de novos sistemas de assistência, manuseamento e conforto.
O Touareg é lançado com a maior gama de sistemas de assistência, manuseamento e conforto oferecidos num modelo da Volkswagen. Incluem tecnologias como o sistema de assistência Night Vision (deteta pessoas e animais em zonas escuras, através de uma câmara com imagem térmica), Roadwork Lane Assist (direção semiautomatizada e permanência na faixa de rodagem, aceleração e travagem até 60 km/h), Front Cross Traffic Assist (reage ao tráfego que circula de frente para o Touareg), direção ativa às quatro rodas (permite manusear o Touareg como um carro compacto), novas barras estabilizadoras controladas eletromecanicamente, “IQ.Light – LED matrix headlights” (controlo interativo dos faróis baseado numa câmara e nas luzes dos “máximos”) e um “Windshield Head-up Display” projetado diretamente no para-brisas.
O condutor utiliza esses sistemas como uma unidade única no novo Touareg. Estão simplesmente lá – interligados através de uma nova unidade de controlo central –, a operar de um modo impercetível em segundo plano, e a tornar as viagens mais seguras, com maior conforto e mais intuitivas do que nunca.
Novas dimensões e peso reduzido
Comparada com o antecessor, a terceira geração do Touareg é mais larga e mais comprida. As novas dimensões refletem-se positivamente nas proporções do veículo e nas cotas do espaço interior.
O comprimento exterior adicional garante, por exemplo, um aumento significativo da capacidade de bagagem, de 697 para 810 litros (com banco traseiro em posição normal).
A carga fica oculta por uma chapeleira elétrica opcional. Apesar do comprimento e largura terem aumentado, a carroçaria é 106 kg mais leve, devido à construção mista em alumínio (48%) e aços de elevada tecnologia (52%).
Motores V6 diesel de 232 cv e 287 cv
Na Europa, a Volkswagen vai disponibilizar, numa fase inicial, dois motores Diesel V6, com potências de 232 cv e 287 cv. Em vários mercados, a gama será alargada à oferta de um motor a gasolina V6 com 340 cv e um bloco turbodiesel V8 com 421 cv. Uma nova unidade híbrida plug-in – com uma potência total de sistema de 367 cv – será introduzida na China, não estando ainda definida a sua data de lançamento na Europa.
O Touareg 2018 é um marco importante na maior campanha de produtos e tecnologia da história da marca Volkswagen. A família de SUV também será ampliada de forma abrangente. Atualmente, compreende o novo T-Roc, o Tiguan, o novo Tiguan Allspace (Europa) e Tiguan L (China), o novo Atlas (EUA) e o Teramont (China), além do agora totalmente redesenhado topo de gama Touareg.
A Volkswagen alargará ainda a oferta entre os modelos compactos da gama SUV com o T-Cross. O primeiro SUV totalmente elétrico da marca também está confirmado: o I.D. CROZZ estreia-se em 2020.