Em estreia mundial, a Toyota apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque (NYIAS), a quinta geração do Toyota RAV4.
O muito aguardado SUV previsto para 2019, será o primeiro RAV4 a ser desenvolvido sobre a nova plataforma global (TNGA - Toyota New Global Architecture) e mantém-se fiel à sua herança de pioneiro no segmento dos SUV, com uma evolução significativa ao nível das motorizações, desempenho dinâmico, segurança inteligente e qualidade percebida.
Design robusto
A abordagem mais recente da marca, para o SUV mais vendido do mundo, é manifestada no design do novo RAV4 que expressa toda a sua qualidade e robustez.
O aumento da distância ao solo e uma mais marcante presença em estrada são evidentes no novo RAV4.
O design comunica evasão e aventura proporcionada pelo novo RAV4 e vai de encontro aos desejos dos clientes-alvo. Jovens famílias que aproveitam a vida, desde uma simples deslocação em cidade, uma noite de diversão, desporto ou lazer, até um simples passeio ao fim de semana ou férias.
O desempenho dinâmico sempre foi uma virtude do RAV4 e isso não foi alterado nesta quinta geração. Com 4.600 mm de comprimento, o novo modelo é ligeiramente mais comprido que o modelo atual, mas com um significativo aumento da distância entre eixos (30 mm), o que permite um habitáculo ainda mais espaçoso e confortável.
O espaço para bagagem também foi aumentado e apresenta piso de carga duplo e redes laterais. A largura do veículo foi aumentada em 10 mm, para 1.855 mm, o que se traduz também em mais largura e conforto para os ocupantes.
Motorização e dinâmica de condução
O novo RAV4 apresenta-se com duas motorizações da plataforma TNGA, ambos mais eficientes em termos de combustível e mais potentes. O novo motor a gasolina de 2.0 litros (não disponível em Portugal) e a nova motorização eletrificada pelo motor 2.5 litros híbrido combina eficiência de combustível e emissões, a uma condução silenciosa com maior potência e maior capacidade de resposta.
O híbrido continua a ser um fator diferenciador do RAV4 na sua classe, atraindo um número cada vez maior de clientes..
A dinâmica de condução foi bastante aprimorada com melhorias significativas no desempenho do sistema de tração às quatro rodas, também disponível no novo RAV4.
Para a versão híbrida, a Toyota desenvolveu um acionamento de motor elétrico completamente novo que faz uso eficiente de energia do sistema híbrido e que na versão 4x4 utiliza um segundo motor elétrico para acionar as rodas traseiras para gerar mais binário, reduzindo a perda de energia, contribuindo para maior economia de combustível e oferecendo excelente desempenho fora de estrada em diferentes condições de condução.
A plataforma TNGA, com seu baixo centro de gravidade e distribuição de peso otimizada, também fortalece as capacidades dinâmicas do RAV4 em estrada, permitindo uma superior rigidez, reações mais precisas e maior prazer de condução.