top of page
RICARDO FERREIRA

FORD FOCUS 2018 | O mais completo de sempre


A Ford fez a estreia mundial ao público do novo Focus, o mais completo e competente de sempre em termos técnicos após 20 anos de mercado.

Concebido de raiz, a partir de uma folha em branco, o novo Ford Focus inaugura uma nova era em termos de tecnologia, conforto, espaço e experiência de condução ao dispor dos clientes europeus de modelos do segmento médio. O novo design “centrado no ser humano” está na origem de uma gama mais ampla e inclui o primeiro crossover Focus Active e o topo-de-gama Focus Vignale.

De acordo com a marca da oval é o modelo da Ford mais inovador, dinâmico e emocionante de sempre. Surge 20 Anos depois do Focus original que mudou os paradigmas do segmento.

Mais tecnológico que nunca

Novas tecnologias, como o Stop & Go, de Reconhecimento de Sinais de Velocidade e de Centragem na Faixa, são auxiliares fundamentais no pára-arranca do trânsito. A iluminação Preditiva em curva e baseada em Sinais de trânsito ajudam os condutores a ver com mais clareza

Primeiro sistema Head-up display num modelo Ford na Europa oferece mais confiança ao volante. Sistema Active Park Assist 2 possibilita manobras de estacionamento 100% automáticas com o simples premir de um botão

Os Modos de Condução de série, o aumento em 20 por cento da rigidez torsional e a suspensão traseira independente com Controlo Contínuo de Amortecimento – uma estreia no Focus – colocam o modelo no topo da sua classe em termos de dinâmica de condução e maior conforto.

Ao nível de motorizações, o novo Ford Focus conta com avançados motores a gasolina (EcoBoost) e diesel (EcoBlue) combinados com uma nova transmissão automática de 8 velocidades, possibilitando uma redução de 10 por cento nos consumos em todas as versões da gama.

Novidade importante é a aplicação no modelo, da tecnologia de Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping, CCD) na arquitectura de suspensão independente nos dois eixos. Os novos Modos de Condução, o subchassis traseiro independente, que oferece maior refinamento, e uma tecnologia de molas (de suspensão) patenteada pela Ford são outras mais-valias.

A experiência dos ocupantes é reforçada com novas características de conforto e conveniência, incluindo o sistema de modem integrado FordPass Connect para conectividade em movimento, e uma nova base para carregamento sem fios (wireless) para dispositivos smartphone compatíveis.


Em termos de propulsores, as opções incluem uma versão ainda mais optimizada do multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros e um novo bloco EcoBoost de 1,5 litros, ambos a gasolina e reforçados com o sistema Ford de desactivação de cilindros, uma estreia mundial para blocos de três cilindros.

Os novos blocos diesel EcoBlue de 1,5 litros e 2,0 litros oferecem os melhores valores em economia de combustível, e a nova transmissão automática inteligente de 8 velocidades adapta os padrões de passagens de caixa ao estilo de condução. O controlo desta nova transmissão é feito através de um elegante e ergonómico comando rotativo designado Rotary Gear Shift Dial.

Design e dimensões na nova plataforma C2

Desde o aparecimento da inovadora primeira geração Focus em 1998, a Ford vendeu perto de 7.000.000 de unidades Focus na Europa e mais de 16.000.000 em todo o mundo.

Apresentado nos formatos berlina (hatchback) de cinco portas, Station Wagon e, em certos mercados, uma berlina de 4 portas, a gama Focus mais extensa de sempre é proposta em personalidades distintas de forma a complementar o maior espectro possível de aspirações dos clientes de carros do segmento médio, incluindo as elegantes versões Focus Trend e Titanium, o desportivo Focus ST-Line, o topo de gama Focus Vignale e o primeiro crossover Focus Active.

O novo Focus é o primeiro veículo globalmente desenvolvido com base na nova plataforma C2 da Ford. Esta plataforma foi concebida para melhorar o comportamento em colisão e oferecer mais espaço interior aos modelos do segmento médio da marca, sem causar impactos negativos nas dimensões exteriores, bem como melhorar significativamente a aerodinâmica com vista a reduzir os consumos. A melhor perfeição e qualidade de construção de sempre estão à vista no novo Focus, fruto de um investimento de 600 milhões de euros na linha de montagem Ford de Saarlouis (Alemanha).


Nas linhas o Focus amadureceu de forma proporcional, reflectindo uma silhueta mais premium e desportiva, oferecendo, ao mesmo tempo, mais conforto e espaço interior. A nova e distinta silhueta é fruto, em grande parte, do posicionamento mais recuado dos pilares A. Trata-se de uma proporção equilibrada que faz com que os pilares apontem ao centro das rodas dianteiras, enquanto a musculada secção em metal dos pilares C se enquadra firmemente sobre as rodas traseiras.

O longo capô e a fluidez dos guarda-lamas que resultam deste design, associados a uma significativa redução do bordo da linha de cintura, constitui um visual simultaneamente elegante e forte, reforçando o carácter premium e desportivo do modelo. O aumento de 53 milímetros na distância entre eixos possibilitou montar pneus de maior diâmetro, fazendo com que as rodas se posicionem num plano mais elevado face à superfície da carroçaria, reduzindo a percepção do comprimento e da massa visual.


A frente é simples e harmoniosa, exibindo uma presença bem definida e assertiva. A grelha de generosas dimensões, mas inconfundivelmente Ford, insere-se com firmeza entre os grupos ópticos horizontais, os quais, tal como as luzes traseiras, encontram-se posicionados nos limites exteriores para realçar a largura e a postura do veículo. As luzes traseiras são agora constituídas por duas secções que possibilitam maior versatilidade de abertura da tampa da mala, enquanto a tecnologia de iluminação em LED oferece uma assinatura inconfundível tanto de dia como de noite.

As versões mais exclusivas

O novo Focus oferece um amplo leque de propostas feitas à medida, com execuções diferentes para as versões Focus Vignale, ST-Line, Active e Titanium, que reflectem as preferências e necessidades específicas dos clientes. Eis os detalhes que identificam cada versão:

No Focus Vignale a abertura inferior dianteira a toda a largura foi desenhada para ter uma aparência mais nobre (como uma peça de joalharia) e artesanal. Tem discretas inserções em alumínio acetinado nas barras de tejadilho e no tablier, assim como malha da grelha dianteira com assinatura Vignale.

O Focus ST-Line apresenta um difusor traseiro com desenho mais agressivo, spoiler de tejadilho funcional de maiores dimensões; entradas de ar dianteiras adicionais e desenhadas para reforçar a performance e deixar ver os componentes no interior; elementos inferiores da asa dianteira com assinatura ST-Line para direccionar o ar para as respectivas grelhas de admissão.

Passando ao Focus Active, nele se destaca a distância ao solo mais elevada e protecções em preto nas abas dos guarda-lamas e embaladeiras; protecções inferiores à frente e atrás em cor de contraste (prateado); design dianteiro exclusivo.

A palete de cores com 13 tonalidades distintas inclui os tons Laranja Glow, Azul Desert Island e, exclusivamente para o Vignale, Dark Mulberry (cor de amora, de quatro camadas).

A chegada ao mercado

Em Portugal, os níveis de equipamento começarão no Trend, seguindo-se o Titanium e os topo ST-Line ou Vignale, sendo o Active um caso particular de uma versão com características próprias, a entrar no mundo dos "crossover". A seis meses de distância, é ainda cedo para termos preços e até os equipamentos que irão equipar as diversas versões do Focus.


A partir de Outubro, o segmento médio receberá mais um modelo com expectativas elevadas. E, pelo que apresentou hoje, com argumentos para deixar a concorrência preocupada, em especial se a Ford conseguir manter os preços competitivos que tem praticado nos últimos anos!




0 visualização0 comentário
bottom of page