top of page
JOÃO LOURENÇO

DS X E-TENSE | Um sonho para 2035


Foi confiada uma estimulante missão aos homens e mulheres da DS Automobiles: imaginar um automóvel de sonho para 2035. Fruto da sua fantasia coletiva nasceu o DS X E-TENSE, um modelo de requinte incomparável.

Com a indústria automóvel a viver atualmente um clima de constante mutação, os profissionais da DS Automobiles foram incumbidos de dar vida ao que é o seu sonho de carro do futuro, partilhando a sua paixão pelo automóvel sem ter de lidar com constrangimentos pré-determinados. O fruto dessa viagem apaixonada e sem restrições é o DS X E-TENSE.


A sua visão para 2035 é muito diferente da atual. Os designers da DS procuraram combinar as vantagens da tecnologia avançada com uma vasta dose de criatividade, dando resposta aos clientes que procuram o melhor para si e à forma como percecionarão o luxo francês daqui a 18 anos, por mais diferentes que sejam as suas necessidades.

O resultado é um carro incrivelmente belo, mas também sensual e estimulante, com a mesma veia revolucionária do DS original, que surpreendeu todo o mundo automóvel 80 anos antes de 2035.


Uma experiência radicalmente diferente

O acesso ao habitáculo é feito através de uma porta Elytre revestida numa malha em fibra de carbono e cabedal. Inevitavelmente, o olhar é atraído pela arquitetura piramidal do único banco, que se adapta na perfeição à estatura do condutor como acontece com os bancos utilizados nos carros de competição; a posição reclinada do banco contribui para o baixo centro de gravidade do carro.

Por sua vez, o volante, além de manter o essencial do simbolismo da paixão automóvel, é uma combinação sedutora de cabedal, madeira e metal, e incorpora sensores capacitivos para monitorizar o esforço do condutor. O cabedal em dois tons, Azul Millennium e Azul Navy, tem o tradicional acabamento da DS com um padrão de costuras de efeito pérola.


Um casulo de conforto

A arquitetura assimétrica do DS X E-TENSE oferece ambientes diferentes à esquerda e à direita do habitáculo. Ao aceder ao mesmo através da porta ‘asa de gaivota’, o condutor, sozinho ou acompanhado, torna-se num passageiro. Esta configuração assimétrica liberta uma dimensão diferente de espaço sob o tejadilho em vidro transparente, com o passageiro envolto numa cápsula e comodamente sentado num banco com ventilação e massagem, que se alonga para trás como a asa aberta de um pássaro e que apresenta um motivo de asa em forma de estrela na parte superior das costas.

Viajar com o modo autónomo ativado representa uma experiência excecional, fomentando outros sentidos para além do toque, incluindo o prazer de desfrutar da plataforma do sistema de alta-fidelidade que constitui o ‘tablier’.

O piso em vidro transparente eletrocromático permite ver a estrada a passar por baixo do carro, enquanto a sumptuosa mistura de cabedal, madeira e metal existente no casulo atrai o olhar e pacifica a mente. A combinação de azul navy e tonalidades em vermelho vivo suaviza a luz que penetra no carro, ao passo que a fluidez das linhas é acentuada pela ausência de ecrãs ou tablets, substituídos pela superfície vidrada do carro.


Os passageiros gozam de um ambiente calmo e protetor, incluindo ar filtrado e perfumado, o que contribui para o requinte exclusivo que se dá quando o ocupante passa a condutor ou, em alternativa, pelo próprio carro em modo autónomo. Um banco adicional possibilita viagens a três. Além da conectividade com o mundo exterior, um assistente pessoal designado IRIS assume a forma de um holograma e comanda as funções do veículo.

Tecnologias inspiradoras

O afastamento de ideais preconcebidos teve como resultado um carro que é ‘leve como uma pena’ e ‘silencioso como uma brisa’, forjado pela paixão dos seus criadores para pessoas apaixonadas por automóveis.


Localizados entre as rodas dianteiras, os dois motores eleitos como força motriz para a locomoção 100% elétrica do DS X E-TENSE proporcionam uma resposta sem igual. Em utilização em estrada, a potência máxima situa-se nos 400 kW (540 cavalos), um valor que sobe para 1.000 kW (1.360 cavalos) em modo ‘circuito’, o que permite ao condutor saborear a requintada performance da suspensão desenvolvida pela DS Performance, a equipa técnica por detrás do programa de Fórmula E da DS. O chassis em fibra de carbono assenta em inovadoras molas e barras de torção, enquanto a tração, aderência e desaceleração são controladas por um sofisticado sistema concebido para otimizar a performance, qualquer que seja o piso.

Imaginar um carro de sonho para 2035 levou a DS Automobiles a criar um conceito assimétrico de três lugares com base numa junção inovadora de dois veículos num só, que permite aos proprietários escolher o modo de condução que se ajusta às suas necessidades do momento.

Graças às novas tecnologias, a carroçaria tem a capacidade de recuperar as suas formas originais após um impacto, ao passo que a configuração da grelha dianteira e as capacidades de refrigeração do DS X E-TENSE se adaptam aos caprichos do condutor. Graças às cortinas de luz DS LIGHT VEIL, a intensidade da iluminação ajusta-se em função das necessidades dos ocupantes, do veículo e do seu ambiente em redor.

0 visualização0 comentário
bottom of page