Com 68 020 espectadores a assistir à corrida, Marc Márquez venceu e assumiu em Jerez a liderança do campeonato. "Foi quase impossível ultrapassar o Lorenzo", afirmou o Campeão do Mundo.
Marc Marquez triunfou em casa com uma vantagem de 5.2 segundos obre Johann Zarco e é agora líder do campeonato do mundo, com doze pontos de vantagem sobre o francês. Esta foi a 37ª vitória do piloto de Cervera no MotoGP.
"A minha vitória em Jerez foi, obviamente, a melhor maneira de começar o Campeonato na Europa. Esta corrida não era sobre velocidade, era sobre precisão e tomar as decisões certas. No começo fui muito inteligente nas manobras contra os meus oponentes, mas foi muito difícil."
"Percebi que era quase impossível ultrapassar Lorenzo. Ele travava tão tarde e saiu das curvas muito bem. Mas eu fui paciente. Quando os seus pneus se começaram a deteriorar, conclui que era a hora de assumir a liderança. Eu progredi passo a passo, e então vi que minha liderança subitamente cresceu de dois para seis segundos. Foi então que percebi que algo havia acontecido” (queda de Lorenzo, Dovizioso e Pedrosa).
Na corrida, descobriu-se que, além dos pilotos de fábrica da Honda, também os pilotos da Ducati estavam competitivos.
"O Jorge (Lorenzo) foi uma surpresa, mas também foi Dovi. Todo mundo é forte numa volta rápida, mas a distância da corrida é outra coisa. Temos que lidar bem com os pneus ao longo das 25 voltas. O comportamento da moto muda dentro desse período e tens que adaptar o teu estilo de condução a ele, uma vez e outra... O Lorenzo realmente surpreendeu-me, porque esse era o seu estilo antigo de condução: começar forte nas corridas."