O novo CEO do poderoso grupo automóvel alemão falou de uma possível estratégia de 'separação' da marca Ducati do grupo. Não se diz, no entanto, se isto se refere exatamente a uma venda.
A Ducati tornou-se parte do grupo Volkswagen em 2012, altura em que foi formalmente adquirida pela Lamborghini; mas nos últimos tempos, a hipótese de que o grupo Volkswagen poderia vender a Ducati, tem sido repetida várias vezes.
No ano passado, entre os potenciais compradores incluía-se a família Benetton, a Polaris, a Harley Davidson e Investindustrial, proprietária da marca Ducati. Em dezembro de 2017, porém, o CEO da Audi Rupert Stadler garantiu que a Ducati não seria vendida.
Agora, entretanto, uma nova possibilidade foi veiculada: a do “spin-off”, ou a estratégia financeira que separa uma determinada marca do grupo, tornando-a uma empresa completamente autónoma.
Às vezes, essa transação inclui uma venda, outras vezes inclui a listagem na bolsa de valores da nova empresa, de modo a aumentar o seu valor, como aconteceu com o “spin-off” da Ferrari do grupo FCA.