Tem uma aerodinâmica melhorada, passou por uma dieta rigorosa onde lhe foi retirado tudo o dispensável... e nem sequer falta o ar condicionado. O GT3 RS torna-se GT3 R, retém o boxer de 4 litros aspirado - capaz de entregar mais 30 CV – e vai fazer a sua estreia nas pistas em 2019.
Fotos: Porsche AG
O bébé mais novo da Porsche já caminha… ou quase. O 911 GT3 RS nasceu para as pistas, exclusivamente para a classe GT3, mas nas suas variantes pode se tornar S e 911 GT3 R. Para competições, sem compromisso! A partir de 2019, será proposto a clientes particulares que queiram experimentar a classe GT3, onde os supercarros de estrada mantêm um elo muito próximo com aqueles que nascem exclusivamente para corridas.
Nele, existe um equilíbrio nas performances para equilibrar a comparação entre diferentes soluções técnicas, diferentes motores. O 911 GT3 R tem o Boxer de 4 litros aspirado, mantém a injeção direta a 200 bar de pressão, a admissão e escape com tempos variáveis… mudanças que comparadas à geração anterior contribuem no geral para um motor bastante mais explorável.
Potência: 550 cavalos... acima do GT3 RS
Quantificar a sua potência é um cálculo que põe em jogo os regulamentos, as restrições à aspiração, a BoP já mencionada. O Boxer alemão pode chegar aos 550 cavalos de potência, trinta a mais que o GT3 RS. Diferente, em comparação com a embraiagem dupla PDK do RS, é a caixa de velocidades: uma unidade de seis velocidades sequencial, com pás ao volante e uma embraiagem comando eletro-hidráulica.
A evolução mais significativa, para além da necessária adaptação ao circuito dos sistemas de segurança (rollbar, depósito em conformidade com as regras da FIA, cintos de segurança com seis pontos de fixação, extintor de incêndio) – verifica-se na frente aerodinâmica, pela qual passa grande parte das performances do carro. Muda completamente o formato do nariz dianteiro, desenvolvido em torno de um grande spoiler, completado com tomadas de ar na frente das rodas dianteiras para facilitar o arrefecimento dos travões carbo-cerâmicos.
O exterior reveste-se com CFRP, um polímero reforçado com fibra de carbono, aplicado no teto, no capô dianteiro, na tampa do motor, nos arcos das rodas, nas portas, na cauda e no painel lateral. Uma operação de aligeiramento combinada com as janelas de policarbonato, removíveis como as portas.
A asa traseira é muito larga, 190 cm de largura com uma grossura de 40 cm, medidas impostas pelos regulamentos da FIA. Esta asa é um elemento que importante não só para estabilizar a força descendente (downforce) adicional vinda das rodas dianteiras, como ainda para dar uma superior estabilidade em curva.
A regulação em altura do chassis beneficia dos braços das suspensões forjadas mais rígidas, as quais contam com pinças monobloco (à frente de seis pistões, com discos de 390 mm de diâmetro; atrás de quatro pistões com discos de 370 milímetros).
Quanto aos pneus, o conjunto de 18 polegadas BBS usa carcaças de 310 milímetros na traseira, enquanto o eixo dianteiro regista um conjunto de pneus com uma circunferência aumentada, 680 mm em vez de 650 mm. O perfil mais alto destes pneus, é um elemento ‘elástico’ a ser considerado na calibração dos amortecedores, ajustáveis em 4 vias.
Um Porsche 911 GT3 com ar condicionado
Será apenas indiretamente, uma vantagem para o desempenho, a presença do ar condicionado – uma estreia absoluta no Porsche 911 GT3 R – elemento de climatização que não só resfria o compartimento dos passageiros, mas que também está conectado diretamente ao assento e ao capacete. Numa corrida de 24 horas, é um elemento apetecível para qualquer piloto!
O assento do tipo bacquet, aprovado de acordo com as especificações de segurança, assim como a estrutura de absorção de energia em caso de acidente, aplicada na porta do condutor: uma espuma especial inserida dentro de uma estrutura em kevlar, carbono e alumínio, são outras das propriedades exclusivas do 911 GT3 R.
As primeiras entregas do novo 911 GT3 R estão previstas para dezembro de 2018, com os pedidos de encomenda já abertos a partir de agora. O preço? 459.000 euros mais impostos de cada país.
Principais Caraterísticas
CONCEITO
Carro de competição de um só lugar baseado no Porsche 911 GT3 RS
MOTOR
- Boxer de seis cilindros refrigerado a água (montado na traseira)
- 4.000 cm3; curso 81,5 mm; diâmetro 102 mm
- Potência: mais de 404 kW (550 cv) sem restritor, saída real dependente do FIA BoP (restritor)
- Volante de massa única
- Tecnologia de quatro válvulas
- Injeção direta de combustível
- Fornecimento de combustível: Super Plus sem chumbo, para E20 (min. 98 octanas)
- Lubrificação por cárter seco
- Gestão electrónica do motor BOSCH MS 6.4 com aquisição de dados integrada (memória básica de 1 GB, máx. 100 canais selecionáveis livremente)
- Sistema de escape de corrida (catalisador de motorsport e pré-silenciador específico de país disponível)
- Seis válvulas de borboleta operadas eletronicamente
TRANSMISSÃO
- Caixa de seis velocidades sequencial Porsche
- Diferencial de deslizamento mecânico com ajuste externo de pré-carga
- Embraiagem de competição
- Paddle-shift no volante com atuador eletrónico de mudanças
EQUIPAMENTO OPCIONAL (instalação de fábrica)
- kit IMSA
- Suspensórios do pára-brisas
- Suspensórios das janelas traseiras
- kit de sensores
- kit de resistência FIA
- 2 luzes extra LED na carenagem frontal
- Ventilador de embraiagem
- Telemetria GSM de banda baixa (R +)
- Catalisador Motorsport (dependendo dos regulamentos)
- Pára-brisas com aquecimento
PREÇO DO 911 GT3 R
- 459.000 euros mais IVA específico do país
- Consumo combinado de combustível: 12,8 l / 100 km; Emissões de CO2 291 g / km