Os protótipos do novo ‘Sports Activity Vehicle’ X5 estão passar por rigorosos testes, nos mais variados terrenos e em todas as zonas climáticas do mundo. O objetivo da BMW é fornecer aos seus clientes um 4x4 muito eficaz e com um prazer de condução incomparável!
Num dia os protótipos do novo BMW X5 estavam em testes no círculo polar, para no dia seguinte, já andarem às voltas no exigente circuito de Nürburgring: os testes de condução ao sucessor do atual BMW X5 têm como objetivo testar tanto a resistência do carro como a sua versatilidade.
O novo Sports Activity Vehicle (SAV) - assim o designa a marca alemã – está a passar por um programa de testes excecionalmente exigente e variado que faz parte do seu processo de desenvolvimento.
Os protótipos do novo BMW X5 devem não só resistir à passagem por todas as zonas climáticas do mundo, mas também dominar todos os tipos de terreno. E neste aspeto, a tecnologia de suspensão completamente nova, deve comprovar as suas qualidades.
Como primeiro veículo de tração integral dotado com o prazer de condução típico da marca alemã, quer em estradas sinuosas quer em longos trechos de autoestrada, o BMW X5 da primeira geração, lançou as bases para a categoria completamente nova SAV há quase duas décadas. Mas na próxima geração, a quarta deste modelo, os talentos globais do carro vão ser trazidos à tona de forma tão proeminente como nunca antes aconteceu.
Isto será conseguido com a introdução de novos sistemas de chassis e suspensão, que estão disponíveis pela primeira vez num modelo BMW da sigla X, sistemas que são praticamente únicos no campo desportivo.
O novo ‘pack’ offroad, por exemplo, oferece uma impressionante combinação de conforto de condução de alto nível na estrada, e também a possibilidade de alterar a configuração do veículo pelo simples pressionar de um botão que o adequa perfeitamente às condições de condução exigidas fora de estrada. Seja em neve, areia, pedras ou estradas de cascalho, este novo BMW X5 terá a configuração perfeita de força no motor e suspensão para cada superfície.
Este protótipos têm de provar quanto bem o novo X5 acelera, manobra e trava no centro de testes de inverno em Arjeplog, na Suécia, em trilhos de pedra da África do Sul e nas paisagens de dunas do deserto dos EUA. Já foram submetidos tanto ao máximo frio como ao calor escaldante. Terreno de montanha extremamente seco, bem como humidade tropical e trilhas enlameadas tiveram que ser dominadas pelos protótipos.
E como teste de resistência para provar parte do caráter inconfundível deste carro, a série de testes conduzida na pista de testes do BMW Group em Miramas, no sul da França, no circuito de alta velocidade em Talladega, no estado do Alabama, nos Estados Unidos.
O circuito de Nürburgring na Alemanha foi igualmente importante.
As informações e insights obtidos nesses circuitos demonstraram que o novo X5 atende às mais altas exigências com relação à agilidade, precisão, controle e conforto, especialmente graças à nova Adaptive M Suspension Professional e ao Integral Active Steering, que também será oferecido pela primeira vez num BMW X5.