Como parte do evento de Fórmula E no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, foi revelado o novo Jaguar I-Pace elétrico. Foi experimentá-lo e impressionou-me.
Lars Honkhaus, die-autotester.com
Respondendo ao convite que me foi feito, tive a oportunidade de dar uma curta mas emocionante volta com o novíssimo Jaguar I-Pace. Totalmente elétrico, movido por baterias colocadas sob o fundo do carro, impressiona com os seus 400 cv e tornou o meu fim de semana inesquecível.
Esta foi também a minha primeira visita a uma corrida da Fórmula E. Trata-se de um campeonato super emocionante!
Apesar da falta de ruído do motor, a Fórmula E é realmente emocionante. Uma razão para isso, além dos emocionantes duelos, é o fato de que o gerenciamento de energia desempenha um papel importante.
Alcance de 479 km em ciclo WLTP
“A bateria de iões de lítio de 90 kWh do Jaguar I-Pace utiliza 432 células, fornecendo um alcance de 479 quilómetros (ciclo WLTP). Dando como exemplo um veículo com condutor que faz cerca de 183.47 km por dia, isto vai permitir que estes Jaguar elétricos I-Pace completem facilmente um dia inteiro de condução com um único carregamento.” Afirma Jeremy Hicks, da Jaguar Land Rover UK.
Já em termos de carregamentos, com uma capacidade de carregar até 100 kWh, o I-Pace pode ser reabastecido de 0% a 80% em apenas 40 minutos. O Jaguar I-Pace também já está em conformidade com as exigências de Londres de “zero emissões compatíveis” em janeiro de 2020 para veículos particulares.
Com um motor elétrico eficiente e menos peças móveis do que um carro com motor de combustão tradicional, o I-Pace também reduz significativamente os custos de utilização. Apresenta intervalos de manutenção de dois em dois anos ou 33.00 quilómetros - muito mais extensos do que em um carro tradicional.
Troféu Jaguar: a preparação SVO
O Jaguar I-PACE eTROPHY vai integrar o Campeonato ABB FIA Formula E. Até 20 carros estarão alinhados na grelha de cada corrida, passando por cidades como Hong Kong, Roma, Paris e Nova York. Todos os carros serão desenvolvidos e construídos pela Jaguar Land Rover SVO (Special Vehicle Operations).
O pack SVO inclui suporte técnico e profissional da preparação do carro, logística global, peças sobressalentes e equipamentos em cada corrida.
O elétrico I-Pace na Arrábida
A Jaguar na Fórmula E