A marca do Tridente escolheu a 25ª edição do Festival de Goodwood para a estreia mundial do novo Levante GTS. O SUV da Maserati, equipado com um bloco V8 de 500 cv é o irmão mais novo do topo de gama Levante Trofeo.
O Levante GTS Twin Turbo V8 mantém a arquitetura em V a 90° da unidade de 3,8 litros instalada no topo de gama Quattroporte GTS, mas reformulada para agir com o sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive. Trabalhado para disponibilizar 550 cv (404 kW) às 6250 rpm com um binário máximo de 730 Nm – constante, entre as 2500 e 5000 rpm, como todos os motores Maserati a gasolina, este V8 é montado pela Ferrari em Maranello.
Graças à sua notável relação peso/potência de 3,9 kg/cv, o Levante GTS necessita de apenas 4,2 segundos para alcançar os 100 km/h, ao mesmo tempo que a sua velocidade máxima é de 292 km/h – valores de performance para um superdesportivo moderno, disfarçado por uma carroçaria de SUV de luxo.
O seu rígido e equilibrado chassis foi ajustado para lidar sem esforço com a imensa potência deste novo GTS, proporcionando uma experiência de condução digna da linhagem deste genúnino “Gran Turismo” Maserati. O inconfundível design do Levante alcançou novos níveis de desportividade na versão Trofeo e foi mantido neste GTS, desígnios que se espraiam na secção inferior dianteira e no para-choques traseiro, garantindo uma presença desportiva, porém, sofisticada.
Luxo e tecnologia no interior
Os designers de interiores conceberam várias soluções elegantes para criar um ambiente distinto no habitáculo do Levante GTS. Assim, vem dotado de série com revestimentos integralmente em pele de elevada qualidade, ou em pele natural Pieno Fiore de flor integral em opção, pedaleira desportiva e sistema de som Harman Kardon com 14 altifalantes.
A iluminação exterior também foi alvo de mudanças. Juntamente com o novo motor V8, a gama Levante recebeu novas óticas dianteiras adaptativas Fulll LED Matrix como opção, ou o sistema IVC (Integrated Vehicle Control) de série, já disponível nas berlinas Ghibli e Quattroporte.
Mais do que simplesmente corrigir a instabilidade do veículo, a função IVC ajuda a preveni-la, proporcionando uma superior segurança ativa, uma dinâmica de condução melhorada e um desempenho ainda mais emocionante.
Atualizações para o Ghilbi e Quattroporte
Todas as versões das berlinas Ghibli e Quattroporte, assim como do Levante adotaram a redesenhada alavanca de comando da caixa de velocidades, previamente introduzida no Levante Trofeo. Esta oferece um diagrama de mudanças mais intuitivo, um curso mais curto e uma operação melhorada. O condutor pode, agora, optar por utilizar a caixa de velocidades ZF de oito relações em automático, ou no modo manual, simplesmente através da deslocação do punho da direita para a esquerda, ao passo que um simples pressionar do botão “P” coloca, sem esforço, a transmissão no modo de parque.
O sistema de infoentretenimento MTC+, nos três modelos, foi melhorado através dos gráficos do ecrã atualizados e da melhor ergonomia do sistema de controlo climático.
Nos seus sumptuosos interiores, a Maserati introduz, pela primeira vez, a pele natural Piene Fior de flor integral, sem comparação com qualquer outro material utilizado na indústria automóvel, devido ao seu toque natural e suave, e ao caráter único que obtém com o passar dos anos.
A pele Pieno Fiore é de série no Levante Trofeo, e está disponível como opção em todas as versões do Levante, Ghibli e Quattroporte, em três cores – preto, vermelho e castanho –, com costuras específicas nos bancos e costuras duplas nos painéis das portas. A Maserati também oferece dois acabamentos interiores de alto brilho totalmente novos para os Ghibli e Quttroporte, e três para o Levante.
As paletes de cores exteriores também foram renovadas nos modelos de 2019. Está disponível uma escolha de dez cores para o Quattroporte, e de onze para os modelos Ghibli e Levante. Duas novas cores de tripla camada estão agora disponíveis, criadas para realçar o design de cada qual, o emblemático vermelho Rosso Potente, e o profundo azul escuro Blu Nobile.
O Centro de Estilo da Maserati também criou uma grelha frontal e saias laterais exclusivamente para o Quattroporte GTS GranSport.
Na ampla coleção de jantes de liga leve desenhadas especificamente para cada modelo da Maserati, existem cinco desenhos totalmente novos no catálogo MY19, nas dimensões de 20” e 21”, dois para cada um dos modelos Levante e Quattroporte, e um para o Ghibli. A jante Orione de 22” em alumínio forjado – a maior alguma vez criada pela Maserati – está exclusivamente disponível para as versões de topo GTS e Trofeo do Levante.
Quanto ao recentemente introduzido pack Nerissimo, este foi atualizado. Está, agora, disponível numa mais ampla gama de cores específica para cada modelo, combinando elementos em preto com óticas dianteiras por LED, farolins traseiros e ponteiras de escape escurecidos, pormenores de acabamento em cromado preto e novas jantes com acabamento escurecido.
A Maserati no Festival de Goodwood
Enquanto parceiro do Festival de Goodwood a Maserati deixa a sua marca este ano em diversos locais situados ao longo da propriedade de Goodwood, eenviando um rol de convites a jornalistas e aos seus numerosos clientes em todo o mundo.
Os novíssimos Levante GTS e Levante Trofeo, que fazem a sua estreia europeia em Goodwood estão em exposição no stand da Maserati, onde os acabamentos GranLusso e GranSport estão no centro das atenções. O emblemático Maserati MC12, na sua decoração azul de competição, também estará em exposição. O estrondoso motor V12 do MC12 GT1 Centenario rugirá na montanha, participando na icónica Subida de Goodwood na sexta-feira, no Sábado e no Domingo. O MC12 Versione Corse também estará em destaque na exposição das Bodas de Prata do Festival de Goodwood.
Os GranTurismo MC, GranCabrio Sport e Levante MY19 também emocionarão a multidão durante a Corrida de Superdesportivos da Michelin a realizar no evento.