top of page
RICARDO FERREIRA

AUDI TT 3 | Um brinquedo magnífico!


Vinte anos após a estreia da série do TT original, a terceira geração do Audi TT recebe uma atualização abrangente. Um ícone do design automóvel o TT 3 sobe ao palco com um perfil desportivo e mais refinado, motores de alta potência e um vasto leque de equipamentos de série.

A primeira geração do Audi TT fez a sua estreia na série de 1998. Três anos antes, a marca de Inglostadt já o havia apresentado em forma de protótipo – primeiro no IAA de Frankfurt como um coupé e mais tarde apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio como um apelativo roadster. Depois, num espaço curto após o seu lançamento no mercado o Audi TT Coupé saltou de imediato para o topo do segmento.

O Audi TT é sinónimo de prazer de condução, design e cuidado nos pormenores: elementos de alumínio no interior orientado para o condutor, design de rebordo progressivo, um manípulo curto da alavanca das mudanças e tubos de escape redondos e duplos estão entre as características deste compacto carro desportivo na sua terceira configuração.

O seu design, com as suas formas geométricas incisivas tem fãs em todo o mundo. É um brinquedo para gente crescida!


Mais refinado, aprimorado e compacto

Bem na hora do vigésimo aniversário do primeiro Audi TT, a marca destaca especialmente o caráter esportivo do novo modelo. A Audi refinou o design do novo TT, aprimorou o seu desempenho e ampliou a gama de equipamentos de série.

Para além do cockpit virtual Audi orientado para o condutor, a versão básica do novo modelo apresenta agora o sistema de condução dinâmica Audi drive select, um sensor de chuva e luz, espelhos exteriores aquecidos e o volante multifunções plus, com o qual o sistema de infoentretenimento e comando por voz pode ser controlado inteiramente usando o volante. Também são padrão as portas USB iluminadas, bem como Bluetooth para emparelhamento sem fio de dispositivos.

A máxima expressão desportiva

Mais masculino, mais progressivo e até mais desportivo do que antes ficou o design exterior do novo TT. A frente apresenta uma grelha de radiador tridimensional Singleframe. Entradas de ar laterais grandes enfatizam a largura mesmo na versão básica.

Na traseira, as linhas horizontais ressaltam novamente a largura do novo Audi TT. Não há tampa por baixo da aba do depósito com o seu design TT clássico; o condutor pode inserir o bocal da bomba de gasolina diretamente na abertura - característica típica de um carro desportivo. Faróis com tecnologia LED ou Matrix LED estão opcionalmente disponíveis.

Outros sinais de mudança saltam à vista. O novo design exterior opcional da linha S sublinha o carácter desportivo do Audi TT ainda mais. Este inclui um divisor dianteiro de comprimento total, entradas de ar verticais, uma grade de radiador em preto titânio e soleiras laterais específicas com inserções, bem como uma extremidade traseira desportiva. Adicionado foi um difusor mais amplo e entradas de ar verticais abaixo das luzes traseiras com três aletas horizontais cada uma.

O TT Coupé e o TT Roadster têm cada um 4,19 metros de comprimento. Ambas as variantes do corpo têm saliências curtas. A sua distância entre eixos mede 2,51 metros. Além disto, o novo TT sai de fábrica com rodas de 17 polegadas; a Audi e a Audi Sport, opcionalmente, oferecem rodas de 18, 19 e 20 polegadas. Três novas cores completam a gama de acabamentos de pintura: azul cosmos, laranja pulsante e azul turbo (apenas linha S).

Motores de alto rendimento

Para o novo TT, a marca alemã disponibiliza uma gama de motores a gasolina em vários níveis de desempenho, emparelhados com a transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades. Em ambas as variantes de transmissão, as engrenagens inferiores com relação estreita permitem uma aceleração potente, enquanto a relação ampla de cada engrenagem mais alta da transmissão mantém a velocidade do motor baixa. Todos os novos motores vêm com um filtro de partículas a gasolina.

Forçosamente desportivo:

suspensão, quattro drive e cockpit virtual

O novo Audi TT oferece um tratamento dinâmico e preciso. Se o cliente escolher o pacote desportivo da linha S, o corpo será reduzido em dez milímetros (0,4 pol). Outros destaques do chassis incluem a direção progressiva, suspensão traseira de quatro elos e o sistema Eletronic Stabilization Control (ESC). O controle de torque seletivo da roda é ativado em curvas rápidas e melhora o manuseio conforme necessário por meio de intervenções precisas na travagem das rodas - sem carga no interior de uma curva.

O caráter deste desportivo também é salientado pelo interior orientado para o condutor e os sistemas de assistência à condução. O painel de instrumentos estreito assemelha-se a uma asa de avião e as saídas de ar redondas com controles integrados aludem aos motores a jato - um detalhe clássico do TT.

Os assentos desportivos com apoios de cabeça integrados são de série no Audi TT. Os assentos desportivos da versão S (de série no pacote desportivo S line) apresentam apoios laterais ajustáveis ​​pneumaticamente e estão disponíveis opcionalmente. O compartimento de bagagem do 2 + 2 lugares oferece 305 litros de espaço (debaixo da porta da bagageira esticada), enquanto o Roadster oferece 280 litros.

No painel de instrumentos todos os indicadores aparecem em formato digital na tela de 12,3 polegadas do cockpit virtual do Audi TT. O condutor pode escolher entre dois modos de visão: clássica, onde o velocímetro e o tacómetro ocupam o centro da tela, ou no modo “Infotainment” em que o mapa de navegação é ampliado. O novo visor desportivo está disponível opcionalmente e fornece informações sobre a saída do motor, bem como do torque no motor e forças G.

Classic: o TT Roadster com capota

Como todos os Audi open-top, o novo TT Roadster vem com um soft top em preto ou cinza. A capota tem um ajuste firme e o seu excelente isolamento acústico faz dela uma "capota acústica". Com um peso de 39 kg, a capota é muito leve e não compromete a bagageira. Uma característica de série: o acionamento elétrico que abre e fecha a capota em cerca de dez segundos em velocidades de veículo de até 50 km / h (31,1 mph).

O novo Audi TT chegará aos revendedores alemães e a outros países europeus no quarto trimestre de 2018 - os clientes já podem pré-encomendar o modelo a partir do final de setembro. Na Alemanha os preços para o TT Coupé começam em cerca de 35.000 euros; o TT Roadster está disponível por cerca de 37.500 euros.

As primeiras duas gerações do Audi TT:

1998: a primeira geração

Intimamente baseado no carro concept, o modelo de produção com a sua linguagem de design formalmente coerente, permaneceu como um marco do design automóvel mais inovador até à atualidade. Foi também a primeira vez que a Audi adotou a transmissão de dupla embraiagem de troca rápida de marchas - a famosa caixa S Tronic – num dos seus modelos de produção em série. A potência de saída do motor variava entre os 110 kW (150 CV) a 184 kW (250 CV).

2006: a segunda geração

O design da segunda geração deste desportivo de grande sucesso foi formalmente mais integrado no idioma de design Audi e a dinâmica de condução foi a de um atleta adulto. Os motores turbo de quatro cilindros desenvolveram entre 118 kW (160 CV) e 155 kW (211 CV). A Audi estendeu a gama com uma versão S que produzia 200 kW (272 CV), e com um verdadeiro atleta-modelo, o Audi TT RS capaz de chegar aos 250 kW (340 CV). Uma versão posterior do TT RS Plus produziu até 265 kW (360 CV).


Chegavam ainda tecnologias inovadoras, como a construção leve Audi Space Frame (ASF), os motores TFSI e o potente motor de cinco cilindros sonoros que foram cruciais no sucesso do carro. O segundo Audi TT foi ainda o primeiro carro desportivo a usar a tecnologia TDI.

0 visualização0 comentário
bottom of page