top of page
REDAÇÃO

MÉGANE R.S. TROPHY | Chassis Cup e motor com 300 CV


Ainda com melhores performances e mais temperamento desportivo, o novo Renault Mégane R.S. Trophy reforça a gama Renault Sport, perpetuando a linhagem das versões Trophy, desenvolvidas desde a primeira geração do Mégane R.S..

O Mégane R.S. Trophy inaugura uma nova versão do motor 1.8L turbo, que debita 300 cavalos para um binário de 420 Nm , graças à utilização de tecnologias de vanguarda. Este motor pode ser combinado com uma caixa de velocidades manual ou EDC. Dotado das mais recentes inovações tecnológicas da Renault Sport em matéria de ligações ao solo, como seja o sistema 4CONTROL de quatro rodas direcionais e os amortecedores de batentes hidráulicos de compressão, o R.S. Trophy está equipado de série com o chassis Cup, que se distingue pelas suspensões com maior rigidez e um diferencial autoblocante mecânico Torsen.

Esta versão é, também, enriquecida com travões de disco dianteiros bimatéria, jantes de 19’’ específicas e um jogo de pneus Bridgestone de elevadíssimo desempenho, que pode ser combinado com as novas jantes de liga leve exclusivas. Por dentro pode o novo Mégane R.S. Trophy pode ser equipado com uma nova geração de bancos dianteiros Recaro revestidos a Alcântara.

Apesar do temperamento vincadamente desportivo, não lhe faltam algumas qualidades para o dia a dia, tais como a possibilidade de escolher-se entre vários modos de condução, através do Multi-Sense, o sistema de iluminação R.S. Vision e o sistema de telemetria e de recolha de dados R.S. Monitor.


Motor 1.8 turbo com caixa manual ou EDC

Estreado no novo Mégane R.S., o motor 1.8 turbo de injeção direta beneficia de uma evolução que lhe permite alcançar, pela primeira vez na gama R.S., a fasquia simbólica dos 300 cv (220 kW). O binário foi também aumentado, sendo agora de 420 Nm (+20 Nm) com caixa EDC e de 400 Nm com caixa manual.

A maior potência superior traduz-se em melhores acelerações, inclusive nos altos regimes, e o binário (um dos melhores da sua categoria) tem um papel determinante no prazer de pilotar. Este aumento dos desempenhos respeita, como é evidente, a nova norma antipoluição Euro6d-Temp, que entra em vigor a 1 de setembro de 2018. Para compensar o forte aumento da contrapressão do escape, relacionado com a incorporação de um filtro de partículas, os engenheiros concentraram a sua atenção na eficácia do turbocompressor, recorrendo a uma tecnologia vinda diretamente da Fórmula 1.

Nico Hulkenberg (na foto junto ao R.S. Trophy), piloto da Renault Sport F1 Team foi quem mais qulómetros realizou nos testes com o novo Mégane R.S.


A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200 000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). Daqui resulta uma redução do tempo de resposta do turbocompressor.

Além do turbocompressor, a nova linha de escape constitui o segundo fator responsável pela melhoria dos desempenhos do motor. Foi integrada na panela de escape traseira uma válvula mecânica que influencia a sonoridade, novidade que é também uma estreia na gama R.S.

A posição da válvula, comandada automaticamente em função do modo Multi-Sense selecionado, do regime e da carga do motor, oferece uma dupla sonoridade. Com a válvula fechada, os gases de escape seguem uma trajetória concebida de forma a filtrar as baixas frequências, responsáveis pelo fascinante som rouco, e tratar as frequências médias.

A sonoridade é então desportiva e confortável para uma utilização no dia a dia. Quando a válvula está aberta, a menor resistência à passagem dos gases permite que estes efetuem um percurso mais direto e todo o potencial desportivo do motor pode então exprimir-se plenamente. Tal como o Mégane R.S., a versão TROPHY está disponível com uma dupla oferta de caixas de seis velocidades: manual ou EDC com comando por patilhas ao volante. Com a caixa EDC, o binário máximo atinge 420 Nm, graças a uma cartografia específica.

Chassis: o melhor da Renault Sport

O R.S. Trophy beneficia de todas as inovações apresentadas no Mégane R.S., começando pela tecnologia 4CONTROL, sistema de quatro rodas direcionais que permite melhorar a agilidade nas curvas apertadas e a estabilidade nas curvas rápidas. Completamente adaptado a uma utilização desportiva, o R.S. Trophy está equipado, de série, com o chassis Cup, que se diferencia do chassis Sport por um diferencial autoblocante mecânico Torsen, amortecedores 25% mais rígidos e molas 30% mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas em 10%.


De série, está equipado com discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência. Característica distintiva dos chassis Cup, os estribos Brembo estão pintados de vermelho. Reconhecível pelas jantes de 19’’ Jerez específicas, o novo Renault Mégane R.S. Trophy está equipado com pneus Bridgestone Potenza S001, famosos pelo elevado nível de aderência.


Disponíveis durante o ano de 2019, as jantes de liga leve de 19’’ Fuji Light, que permitem ganhar 2 kg por roda, estão equipadas com Bridgestone Potenza S007. Estes pneus, desenvolvidos numa referência específica para a Renault Sport, proporcionam ao R.S. Trophy uma direção mais direta, uma aderência em curva ainda maior e uma longevidade acrescida em utilização desportiva.


FICHA TÉCNICA

RENAULT MÉGANE R.S. TROPHY (CAIXA DE VELOCIDADES MANUAL)

Combustível Gasolina

Norma antipoluição Euro6 D-temp


MOTOR

Tipo 4 cilindros, turbo

injeção direta

Cilindrada (cm3) 1.798

Diâmetro x Curso (mm) 79,7 x 90,1

Número de válvulas 16

Potência máx. kW CEE (cv) 220 (300)

Binário máx. Nm CEE (m.kg) 400 (40,8)

Tipo de distribuição Por corrente

Stop & Start Sim

Filtro de partículas Sim


CAIXA DE VELOCIDADES

Tipo Manual

Número de velocidades 6


DESEMPENHOS

Aerodinâmica CdA 0,78

Velocidade máx. (km/h) 260

1000 m com arranque parado (s) 24,8

Aceleração 0-100 km/h (s) 5,7

Recuperação 80-120 km/h em 3.ª 3,1


CONSUMO E EMISSÕES

Ciclo misto (l/100 km) NEDC 8,1

CO2 (g/km) NEDC 183

Capacidade do depósito (l) 50


LIGAÇÕES AO SOLO – DIREÇÃO & TRENS

Direção assistida elétrica Sim

R-EPS Direção mecânica e cremalheira assistida elétrica Sim

Diâmetro de viragem entre passeios (m) 10,3


TRAVÕES

À frente Discos ventilados: 355 mm

Atrás Discos ventilados: 290 mm

Sistema assistência à travagem de urgência Sim

Controlo eletrónico de estabilidade - ESC Sim


RODAS E PNEUS

Jantes / Homologação J19

Medida dos pneus de referência 245/35 R19

Rodas direcionais 4


MASSAS (kg)

Peso em vazio em ordem de marcha (MVODM) mín 1419

Peso máximo autorizado em carga (MMAC) 1899



0 visualização0 comentário
bottom of page