A TOYOTA GAZOO Racing alcançou a vitória em casa no rali da Finlândia. Ott Tänak conseguiu uma impressionante vitória e o melhor tempo na Power Stage. O seu colega de equipa Jari-Matti Latvala terminou em terceiro da geral, dando à equipa um importante duplo pódio.
Após vencer a especial de abertura do rali da Finlândia na quinta-feira 26 de julho, próximo da sede da equipa em Jyväskylä, Ott Tänak venceu cinco das dez especiais no primeiro dia inteiro de prova na sexta-feira, terminando na frente com 5,8 segundos para o segundo classificado. Jari-Matti Latvala, a correr em casa, arrancou na sexta-feira da oitava posição, venceu uma especial e foi subindo na geral, terminando o dia na terceira posição a 23,1 segundos do colega Tänak. O também finlandês Esapekka Lappi, começou na sexta-feira da quinta posição, mas perdeu tempo na primeira especial e terminou o dia em oitavo lugar da geral.
No sábado, o dia mais longo do rali com oito especiais, e um total de 142,86 km cronometrados, o Toyota Yaris WRC mostrou um desempenho excecional ao vencer todas as especiais. Ott Tänak dilatou a sua liderança para 39 segundos, Jari-Matti Latvala consolidou o terceiro lugar, terminando o dia a apenas 5,4 segundos do segundo classificado e Esapekka Lappi subiu de oitavo para quarto lugar. Um exemplo da força de toda a equipa na Finlândia, foi o forte andamento durante a tarde, onde os três pilotos da Toyota, foram os mais rápidos em três especiais consecutivas.
No domingo, o último dia de prova composto por quatro troços que incluiu a Power Stage final, Ott Tänak adotou uma abordagem cautelosa às três primeiras especiais do dia.
Na última especial do rali, a Power Stage, cuja vitória representa 5 pontos adicionais, Ott Tänak voltou a vencer obtendo o tempo mais rápido pela 12.ª vez no rali e terminando a prova com 32,7 segundos de vantagem para o segundo. Latvala venceu a segunda e terceira especial do dia, ajudando a Toyota a obter 18 vitórias no total de 23 etapas cronometradas. Latvala terminou a apenas 2.8 segundos do segundo classificado. Esapekka Lappi estava em quarto quando foi obrigado a abandonar logo na primeira especial de domingo.
Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing fica a apenas um ponto do segundo classificado no campeonato de fabricantes. Na classificação de pilotos Tänak mantem o terceiro posto, mas está mais próximo do primeiro e segundo.
A próxima ronda do campeonato de 2018, será em asfalto no Rali da Alemanha de 16 a 19 de agosto.
Classificação final do Rali da Finlândia:
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2h35m18.1s
2 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC) +32.7s
3 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +35.5s
4 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m35.6s
5 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2m15.0s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +2m19.2s
7 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +2m29.5s
8 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +3m08.4s
9 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m51.8s
10 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +8m37.4s
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC). Desistiram