O piloto português venceu a corrida na última volta em Brno e é o novo líder do Campeonato do Mundo de Moto2 – pela primeira vez na história um piloto da Red Bull KTM Ajo assume o comando da categoria intermédia!
“Senti-me numa sandwich ou como o condimento de uma pizza, uma vez que fiz uma corrida sempre entre italianos”. Questionado sobre a corrida, estas foram as primeiras palavras de Miguel Oliveira (Red Bull Ajo KTM) no culminar de um dia histórico em Brno, onde o piloto da Charneca da Caparica iniciou a segunda metade da temporada de 2018 com sua a segunda vitória do ano e a subida ao primeiro lugar na tabela do campeonato de Moto2.
Na segunda posição ficou Luca Marini, o meio irmão de Valentino Rossi, que com uma boa velocidade de ponta na Kalex VR46 – superior à da KTM de Oliveira – conseguia retardar as travagens e recuperar à saída de cada curva o primeiro lugar, obrigando o piloto luso a um desempenho brilhante na última volta para o seguir como uma sombra e ultrapassar a poucos metros da meta.
O último lugar do pódio pertenceu a outro italiano: Francesco Bagnaia, que se queixou no final da pouca velocidade da sua moto, perdendo a posição de líder do campeonato na República Checa.
O triunfo que coloca Oliveira na história do campeonato
Apesar de vencer a corrida, não foram fáceis as 19 voltas da corrida para Oliveira. O piloto português saiu de quarto na grelha e fez parte de um grupo de quatro pilotos nas voltas iniciais, onde estavam o espanhol Alex Marquez, Marini e Bagnaia.
Assumindo momentaneamente a liderança na 7ª volta, Oliveira perdeu depois algumas posições e na sua recuperação, Marquez que o tentava acompanhar caiu. À 14ª volta Miguel Oliveira era já a sombra de Luca Marini na disputa do primeiro lugar, atacando novamente a primeira posição a três voltas do final.
A vitória seria decidida na última volta, in-extremis, com Marini a perder o primeiro lugar para o português na última curva de Brno… por escassos 70 milésimos de diferença! A luta pela terceira posição foi disputada até aos últimos metros entre Bagnaia e Baldassarri. Vencedor na última prova o sul africano Brad Binder, fez um bom começo de corrida e terminou no sexto lugar.
A vitória de Oliveira permitiu-lhe alcançar a liderança do mundial de Moto2 na Republica Checa, com uma vantagem de 2 pontos sobre Bagnaia – um resultado histórico uma vez que pela primeira vez um piloto da Red Bull KTM Ajo passou a ocupar o primeiro lugar nesta categoria.
#44 MIGUEL OLIVEIRA
“Foi uma corrida muito divertida. Desde o começo percebi que o ritmo não ia ser muito rápido, então a chave era ultrapassar e não perder muito tempo. Nas últimas voltas eu sabia que tinha que estar mais na frente, então quando Baldassarri passou por todos nós, pensei que talvez tivesse algo de mais na manga.”
“Sofri um pouco com a moto a deslizar, mas queria estar na frente. Tentei rodar sem problemas e sem cometer erros, e na última volta eu sabia que Marini estava a voar para a vitória, mas finalmente consegui superá-lo na última volta e terminar em primeiro. Estou muito feliz; é uma vitória importante para nós e esperamos continuar assim. O nosso objetivo agora é continuar nos divertindo e a trabalhar bem para tentar realizar o sonho no final do ano. ”
A alegria de Luca Marini partilhada com Valentino Rossi
Resultados (corrida)
1. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 39: 22.324
2. Luca Marini (Kalex) +0,070
3. Francesco Bagnaia (Kalex) +0,525
4. Lorenzo Baldassarri (Kalex) +0,745
5. Xavi Vierge (Kalex) +3.362
6. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) +3,643
Campeonato do Mundo de Moto2 em 2018
1. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 166 pontos
2. Francesco Bagnaia (Kalex) 164 pontos
3. Alex Marquez (Kalex) 113 pontos
4. Lorenzo Baldassarri (Kalex) 106 pontos
5. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) 101 pontos