Jorge Lorenzo alcançou a terceira vitória da temporada na Áustria, ao preço de uma intensa batalha com Marc Marquez. Os dois fizeram o espectáculo e Andrea Dovizioso completou o pódio do Red Bull Ring… com duas Ducati!
O líder do campeonato Marc Marquez nunca desistiu de lutar pelo triunfo, mesmo após o ataque fulgurante de Jorge Lorenzo. E os dois decidiram a prova na última volta, donde saiu em vantagem o piloto de Maiorca.
Lorenzo aproveitou assim a oportunidade para voltar ao terceiro lugar no campeonato e, especialmente, para reafirmar a sua competitividade antes de ingressar ao lado de Marquez no Team HRC em 2019.
Andrea Dovizioso só pôde assistir a este duelo à distância e ficou com o terceiro lugar. Um trio que Cal Crutchlow rapidamente perdeu de vista… O inglês chegou ainda assim a um bom quarto lugar com a Honda RCV do Team LCR, frente à Desmosedici de Danilo Petrucci – que saiu da 14 ª posição na grelha, e frente a Valentino Rossi que pouco mais conseguiu que o sexto lugar da classificação geral, à frente de Dani Pedrosa, de Alex Rins e Johann Zarco.
Últimas do paddock
- A notícia ainda não é oficial, mas é cada vez menos um segredo. Franco Morbidelli e Fabio Quartararo são os dois pilotos selecionados pela nova equipa Yamaha Petronas para conduzir uma M1 satélite no próximo ano. O anúncio oficial deve ser feito no próximo Grande Prémio no circuito de Silverstone.
- Com as lesões de Pol Espargaró e Mika Kallio e um RC16 que muito precisa de progredir, a KTM teve que recorrer a um novo piloto de testes. E a marca austríaca solicitou novamente os préstimos de Randy de Puniet.
- Com nenhum dos seus dois melhores pilotos qualificados no Top 10 na Áustria, a Yamaha está mais do que em queda no MotoGP. Tanto assim que os chefes da equipe Movistar se desculparam publicamente em entrevista à imprensa na noite de sábado...
Não é comum Kouji Tsuya, líder do projeto da M1, falar em entrevista aos mídia. Muito menos um representante japonês chega à imprensa para pedir desculpas a Valentino Rossi e Maverick Viñales pelo fraco desempenho da equipa, mas foi o que aconteceu na Áustria. Tsuya explicou que as maiores dificuldades foram ajustar precisamente a maneira como o motor fornece a sua potência.
Classificação final:
1 Jorge LORENZO Equipa Ducati Ducati 39'40.688
2 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 0130
3 Andrea DOVIZIOSO Equipa Ducati Ducati 1656
4 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 9434
5 Danilo PETRUCCI Alma Pramac Racing Ducati 13169
6 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 14026
7 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 14156
8 Alex RINS Equipe SUZUKI ECSTAR Suzuki 16644
9 Johann ZARCO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 20760
10 Alvaro BAUTISTA Equipe Anjo Nieto Ducati 20844
11 Tito RABAT Reale Avintia Racing Ducati 21114
12 Maverick VIÑALES Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 22939
13 Andrea IANNONE Equipe SUZUKI ECSTAR Suzuki 26523
14 Bradley SMITH Corrida de fábrica Red Bull KTM KTM 29168
15 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 30072