O FABRICANTE DE ARMAS KALASHNIKOV QUER ENFRENTAR O GIGANTE AMERICANO TESLA COM UM EV RETRO. CHAMA-SE CV-1 E TEM UM ALCANCE DE 350 KM POR CADA CARREGAMENTO, AFIRMOU A EMPRESA RUSSA.
A empresa Kalashnikov é conhecida pela sua metralhadora de assalto AK-47, muitas vezes designada como a arma mais popular do mundo. No entanto, parece que a companhia russa está decidida a enveredar por caminhos diferentes, tendo revelado um protótipo elétrico chamado CV-1 – assumindo corajosamente que vai enfrentar a fábrica gigante de carros elétricos Tesla.
"Essa tecnologia vai nos permitir ficar entre os maiores fabricantes de carros elétricos, como a Tesla, e ser uma sua concorrente", disse um responsável da empresa à Agência France Presse. "Fomos inspirados pela experiência de líderes do mercado global no desenvolvimento do nosso conceito".
O ‘concept’ CV-1, com estilo retro, é baseado num hatchback construído na década de 1970, de acordo com a AFP, mas com sub-tecnologia de tecnologia elétrica projetada pela Kalashnikov. Diz-se que tem um inversor "revolucionário" para o motor elétrico e uma autonomia de 350 quilómetros por carga. Visualmente, o hatchback quadrado lembra muito o design do Urban EV da Honda.
A AFP diz que a holding Kalashnikov Concern, fabricante de armas, está interessada em vender bens de consumo civil, incluindo itens "desde guarda-chuvas até capas de telemóveis".
A publicação Autocar informa que o CV-1 tem uma bateria de 90 quilowatts-hora e 295 cavalos de potência, sendo capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos.
O protótipo russo tem situada a sua porta de carregamento na parte traseira, entre as luzes traseiras. A sua grelha dianteira de nariz achatado possui luzes LED empilhadas e tem montadas rodas brancas multispoke com pneus de desempenho desportivo. Resta saber quando a Kalashnikov vai colocar este hatchback elétrico em produção, ou se trata de uma simples manobra de marketing. A ver vamos!