top of page

MOTO | Arrancou a produção da primeira Vespa elétrica

RICARDO FERREIRA

O GRUPO PIAGGIO ANUNCIOU NO ÍNICIO DESTA SEMANA DETALHES SOBRE O LANÇAMENTO DA NOVA VESPA 100% ELÉTRICA. GENUÍNA RÉPLICA DE UM MODELO LENDÁRIO, A PRIMEIRA VESPA ELÉTRICA SERÁ CONSTRUIDA NA REJUVENESCIDA FÁBRICA DE PONTEDERA, EM ITÁLIA, E PODE SER RESERVADA NA INTERNET.

A Piaggio já a havia revelado na edição de 2017 do EICMA, a feira de Milão dedicada aos motociclos. Sabe-se agora que o gigante industrial italiano vai coloca-la em produção neste início de setembro.


Para o grupo italiano será um de gigante na sua estratégia global, pois representa o primeiro passo para a eletrificação na sua oferta, tendo por isso sido escolhida a marca premium Vespa para ilustrar esta entrada no Novo Mundo elétrico.


A e-Vespa vai ser fabricada na mais moderna das fábricas do grupo em Pontedera, perto de Pisa (Itália). Esta é a mesma unidade que já monta a conhecida MP3 de 3 rodas, assim como motos de maior porte e performance como várias Aprilia, e mesmo alguns exemplares da família Moto Guzzi V7 em apoio à fábrica de Mandello del Lario, bastante menos moderna. A Vespa elétrica estará disponível para encomenda em breve, já em outubro de 2018 na internet, para no início do próximo ano dar entrada nos diversos mercados mundiais.


Disponível a partir de outubro, exclusivamente na internet

Feita em setembro, a Vespa elétrica estará disponível a partir do final de outubro na Europa, se o cronograma for respeitado; outros mercados, especialmente a Ásia ou a América do Norte, serão inaugurados no início de 2019. Para encomendá-la, será usado o site especialmente criado pelo gigante italiano.


O grupo Piaggio escolheu, por exemplo, o e-commerce, como a Tesla, para atender à procura por este novo produto, ainda que a rede vá ter a distribuição da scooter para os futuros proprietários. No entanto, o Grupo Piaggio está mostrando a sua intenção de diversificar as suas vendas, oferecendo aos clientes novas ofertas em termos de financiamento e / ou serviços online.


Por enquanto, o preço da Vespa elétrica não é conhecido, mas imaginamos alto e provavelmente mais do que o dos modelos convencionais, com um motor a combustão – acima de modelos como a Vespa GTS 125 Touring (€ 5.099) e GTS 125 Super Notte.


Novas tecnologias interativas e ajudas à condução

A Vespa elétrica, cuja vocação é voltada principalmente para uso urbano e diário, também oferecerá novas soluções em termos de interatividade e auxílio motriz. Sem uma chave de ignição convencional, a e-Vespa poderá reconhecer o seu proprietário de uma forma sem precedentes. Além disso, também terá novas ajudas de condução, não publicadas no grupo.

O comunicado oficial da Piaggio refere-se ao auxílio de navegação e imaginamos que um GPS específico estará a bordo enquanto a Vespa elétrica também será capaz de detectar as zonas de perigo, o possível risco de colisão com peões e outras veículos ao seu redor. A nova Vespa elétrica deve, ainda, apresentar novos sistemas de assistência replicadas do setor automóvel, como sistemas de travagem de emergência ou alertas de distância de segurança.


Claro que, também nós ficamos ansiosos para descobrir todos esse novo conteúdo tecnológico, A nova e-Vespa traz a revolução, sim, mas sem negar o passado glorioso deste modelo.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page