top of page
REDAÇÃO

AUTO | Sabe onde encontra os novos Alpine em Portugal?


A ALPINE ESTÁ DE REGRESSO A PORTUGAL E DISPONIBILIZA UM ESPAÇO ÚNICO E EXCLUSIVO ONDE PODE FICAR A CONHECER O DISTINTO COUPÉ A110 NAS DIFERENTES VERSÕES.

Herdeira de um legado desportivo considerável, a Alpine regressou ao fabrico de automóveis e já temos no nosso mercado o novo e prodigioso desportivo A110. Já está à venda e promete incansáveis momentos de prazer de condução. Porém… sabe onde o encontrar?


Em Lisboa não custa nada encontrar os novos Alpine A110. Numa das suas deslocações ao Parque das Nações, pode cruzar-se com o principal ponto de venda na capital ao descer a Avenida Marechal Gomes da Costa. Entre os Olivais e o Hospital CUF Descobertas encontra a Renault Chelas.

Com um total de 159 colaboradores, a Renault Retail Group Chelas foi a escolha lógica para a instalação do Centro Alpine em Portugal. Dispõe de um espaço único e exclusivo, que contará com uma equipa de profissionais 100% dedicados à exclusiva marca Alpine, tanto na comercialização como no atendimento pós-venda (onde se incluem especialistas no tratamento da carroçaria em alumínio do novo Alpine A110).


Neste espaço, a Alpine estará à disposição dos seus clientes no maior concessionário automóvel do país. No total a Renault Retail Group Portugal (RRG Portugal) integra quatro estabelecimentos para as suas marcas automóveis, da qual a Alpine faz parte: dois em Lisboa, a Renault Chelas e a Renault Telheiras, e outros tanto no Porto, a Renault Boavista e Renault Gondomar.


Em 2017, a RRG Portugal foi responsável pela venda de 10.911 automóveis novos, que corresponderam a 29% das vendas totais da rede de concessionários Renault.

Ricardo Oliveira, diretor de comunicação da Renault Portugal, declarou na ocasião que “a herança da marca Alpine, nas competições motorizadas, é das mais ricas. Venceu por duas vezes o Rali de Portugal, em 1971 e 1973, foi marca campeã do mundo de Ralis em 1973, esteve presente na Fórmula 1 e, com o modelo Alpine A 442B, conquistou as 24 horas de Le Mans".


"Os clientes profissionais, por exemplo, que representam uma grande fatia das nossas vendas, têm na rede Renault o seu espaço Pro+, um conceito de sucesso da nossa marca em toda a Europa. A nossa visão empresarial é de que as vendas automóveis continuarão a acontecer em espaços físicos e é por isso que a Renault está a investir, a renovar e a reorganizar toda a sua rede de concessionários”, destacou Ricardo Oliveira.


Alpine: uma lenda do desporto motorizado

Quando, a 25 de junho de 1955, o jovem de 33 anos, Jean Rédélé criou a “Société des Automobiles Alpine”, estava longe de pensar quão bem-sucedida seria a aventura de criar automóveis desportivos, também com fortes ligações ao mundo da competição automóvel. Passados mais de 60 anos, o legado da Alpine mantém-se vivo, e é nessa vivaz e dinâmica atmosfera que a marca chega a Portugal.


No portfólio da marca, o modelo Alpine A110, um coupé com acentuado carácter desportivo, que conheceu a luz do dia no Salão de Genebra de 2017, e que, desde então, tem espalhado charme e desejo. Os motivos? São por demais conhecidos: arrebatador design e incríveis performances, mas também a inequívoca assunção dos genes da histórica Berlinette A110 dos anos 70, um dos símbolos da indústria automóvel.


Os genes da famosa Berlinette no novo Alpine A110

Com um chassis e carroçaria de alumínio simultaneamente rígidos e leves, linhas de design fluídas, apuradamente aerodinâmicas e profundamente sensoriais e um motor “musculado”, o A110 é capaz de garantir emoções únicas, só comparáveis com as proporcionadas pelos automóveis superdesportivos. A curta distância ao solo (com o centro de gravidade muito baixo) e a filosofia de arquitetura “tudo atrás”, ou seja, motor disposto em posição central e transmissão de potência às rodas traseiras, dão o mote para um comportamento dinâmico excecional.


Mas isso é só o princípio de uma “viagem” fascinante, que pode ser percorrida em sete “capítulos”, tantos quantas as relações da caixa de velocidades de dupla embraiagem, que, a cada passagem de caixa, nos atiram para um novo patamar de sensações.


Um motor de quatro cilindros e 1.8 litros de cilindrada, sobrealimentado por turbocompressor, capaz de debitar 252 cavalos, é outra parte da equação “emocional”, que tem, também, no peso-pluma de 1080 quilos do conjunto, mais um argumento de exceção. À fantástica relação peso/potência de 4,3 kg/cv, junta-se uma distribuição de peso quase equitativa (56% atrás e 44% à frente). Tudo isto faz com que o carro atinja os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e cumpra a famosa marca dos 0-100 km/h nuns escassos 4,5 segundos.


Principais datas da história da Alpine

1955 - Criação da Société des Automobiles Alpine. Lançamento do A106

1962 - Lançamento do A110

1971 - 1.ª vitória no rali de Monte Carlo

1973 - A Alpine conquista o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis. A Alpine é adquirida pelo Grupo Renault

1976 - Lançamento do A310 V6

1978 - A Alpine vence as 24 Horas de Le Mans

1985 - Lançamento do GTA

1991 - Lançamento do A610

1995 - Produção da Alpine descontinuada

2012 - Anúncio de um projeto de automóvel Alpine

2015 - Apresentação do automóvel de competição Alpine Célébration Concept nas 24 Horas de Le Mans

2016 - Relançamento da Alpine e apresentação do show car Alpine Vision


0 visualização0 comentário
bottom of page