top of page
RICARDO FERREIRA

AUTO | DS 7 Crossback E-Tense 4X4 está na vanguarda tecnológica


O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4X4 É UM HÍBRIDO DE ALTA PERFORMANCE, UM SUV COMPACTO QUE COLOCA A DS AUTOMOBILES NA VANGUARDA TECNOLÓGICA.

Ao propor uma motorização híbrida e potente no DS 7 CROSSBACK, para o segmento dos SUV compactos, a DS Automobiles mostra estar na vanguarda tecnológica. A excelência do savoir-faire traduz-se no DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 em resultados excecionais: 300 cv de potência e 450 Nm de binário; quatro rodas motrizes; 50 km de autonomia em modo 100% elétrico (ciclo WLTP) com regeneração de energia em desaceleração e travagem.

Da audácia surge a excelência. A DS Automobiles torna-se o primeiro construtor automóvel a propor uma tecnologia híbrida a gasolina eficiente no segmento dos SUV Premium compactos. E acrescenta: “A partir do DS 7 CROSSBACK, todos os novos modelos da DS Automobiles serão eletrificados”, lê-se no comunicado do fabricante.


O primeiro passo na eletrificação

Comercializado desde o início de 2018, o DS 7 CROSSBACK vê, a partir de agora, a sua gama alargar-se a novos territórios, graças a uma proposta inédita: o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4. Pela primeira vez, um SUV compacto conta com três motores – 1 térmico e 2 elétricos – para combinar o suporte energético da gasolina e da eletricidade, recarregável numa rede.

Sob o seu capô aloja-se um motor a gasolina de 200 cv (147 kW), que surge associado a dois motores elétricos de 109 cv (80 kW) e uma caixa automática de 8 velocidades eletrificada EAT8. A potência combinada atinge os 300 cv e o binário é de 450 Nm, inteiramente explorado pela tração às 4 rodas.

Em modo 100% elétrico, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 consegue percorrer 50 km em ciclo WLTP (e até 60 km em ciclo NEDC) graças a uma bateria de 13,2 kW/h, autonomia suficiente para os trajetos quotidianos em cidade, do tipo casa/trabalho, ou em autoestrada a uma velocidade máxima de 135 km/h. Quando a bateria se esgota ou quando as situações assim o exigem, o motor de combustão assume o seu papel.


Modos de condução e recarregamentos

“Zero Emissões” é o modo por defeito, onde cada arranque é feito em modo elétrico para privilegiar o conforto de condução, o silêncio de operação e a ausência de emissões de CO2 e de poluentes; “Sport” privilegia a potência e o prazer de condução; “Híbrido” otimiza automaticamente a performance e os consumos, com emissões de CO2 médias inferiores a 50 g/km; “4WD” acrescenta motricidade e aderência em trajetos molhados, com areia ou neve.

Fruto do conhecimento adquirido na Fórmula E, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 regenera a energia elétrica nas fases de desaceleração e travagem graças à função “BRAKE”, prolongando a sua autonomia. Outra função, denominada “E-SAVE”, permite reservar energia suficiente para rolar em modo 100 % elétrico nos últimos 10 ou 20 quilómetros do trajeto. Por outro lado, a cartografia disponível no grande touchscreen do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 indica ao condutor, em tempo real, o perímetro que pode ser percorrido em modo elétrico, bem como as estações de carregamento.


A bateria do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 é recarregada em 2 horas numa tomada de parede dedicada de 32 A, graças a um carregador de 6,6 Kw, ou em 8 horas numa tomada clássica de 8 amperes.


Interior de grande conforto e requinte

O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 garante uma habitabilidade idêntica à da versão térmica e um enorme volume de bagageira, graças à colocação das baterias sob o piso. O estilo carismático do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 é destacado pelas jantes de 19” específicas e pela nova cor de carroçaria Cristal Pearl. A atenção ao detalhe é ilustrada pela gravação do símbolo “E” no comando da caixa de velocidades, numa referência direta ao concept-car elétrico DS E-TENSE.

O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 estreia ainda a Inspiração DS RIVOLI, no tom cinza perola, sendo uma das estrelas do Salão Automóvel de Paris 2018, que vai estar de portas abertas ao público de 2 a 14 de outubro.

0 visualização0 comentário
bottom of page