
UMA VERSÃO ESPECIAL DA SUPERBIKE JAPONESA GSX-R 1000 FOI POR NÓS CONDUZIDA EM MISANO.
O seu nome (Ryuyo) é o da pista de testes onde todas as motos de Hamamatsu passam durante a fase de desenvolvimento. Um nome importante para a Suzuki, que só poderia ser dado a um modelo igualmente importante. A Suzuki GSX R 1000 R Ryuyo é a mais sofisticada moto de corridas de produção em série da marca japonesa que, com este modelo especial mete na lista uma desportiva premium, dedicada às pistas e dirigida um público de pilotos profissionais e amadores. O ponto de partida é uma "normal" GSX-R 1000 R. Os dados apresentados são bastante interessantes: 212 cv, 125 Nm e 168 kg.

Projetada e desenvolvida pela Suzuki Itália, foi colocada aos gostos e tendências do público das corridas, com base nas marcas mais populares nos nossos paddocks.
Todos os componentes especiais

Em termos de chassis e acessórios, é uma moto daquelas que faz crescer água na boca. A suspensão é confiada à prestigiada Ohlins, enquanto a alimentação, escape e todas as cablagens têm o carimbo da Yoshimura. E também os pneus lisos (slick) da Dunlop são elitistas: um KR108 traseiro e um inédito KR 109 à frente – até agora um exclusivo da equipa de Superbike.

A travagem é assegurada por travões da Brembo, sendo a bomba da frente um sofisticados RCS de curso curto e a maioria das tubagens de borracha foram trocadas por tubos em malha de aço (não presentes na GSX-R base). A carenagem e caixa de ar do filtro (Airbox) são em fibra de carbono, tendo a carenagem sido alvo de um ligeiro reestyling – ficou ligeiramente mais alta e tem um número considerável de outros pormenores, como os dissipadores de calor para as pinças de travão traseiras, ou as belíssimas e ultra-profissionais poisa-pés GP EVO em ergal, mais robustas e magras.

29.990 euros para os primeiros clientes

O preço de lançamento para os primeiros 20 clientes que façam o pedido na Internet, a partir de 10 de novembro, é de € 29.990, valor que também inclui as configurações personalizadas de suspensão.
O nosso teste em Misano

Mike Rodman experimentou uma das 20 unidades da série especial Ryuyo no circuito do Adriático
"Apesar do muito tráfego que encontramos na nossa sessão de teste no sempre saboroso circuito de Misano, esse facto não nos impediu de apreciar plenamente as qualidades notáveis da GSX-R Ryuyo. As sensações que experimentámos são muito fortes e diretas como apenas uma ‘moto racer’ consegue transmitir – a traseira da Ryuyo é mais alta que a GSX-R ‘normal’, facto que faz parecer mais baixos os avanços da direção."

"A moto é muito ágil, o que notamos especialmente na entrada em curva depois da descida, enquanto as diferentes forças giroscópicas dos novos Dunlop lisos implicam um esforço maior para chegar ao ângulo de flexão máxima; mas por outro lado, oferece um apoio no solo que nos convida a forçar mais e mais a cada entrada em curva.
A maior diferença com o modelo básico está toda aqui, precedida por uma fase de desconexão (não há ABS) em que a moto mantém alta precisão e controle."
Com eletrónica orientada para corridas

A 'propagação' sonora que se escuta a partir do escape revelou-nos uma regularidade de regimes impressionante ao longo de uma ampla gama de rotações do motor, o que resulta num impressionante impulso logo a partir de médios regimes. Em aceleração, a eletrônica Yoshimura é definitivamente orientada para corridas, a caixa é muito rápida e seca nas intervenções, enquanto a intervenção do controlo de tração foi atrasada para termos um controlo da moto tão direto como é necessário na competição ao mais alto nível.

Em resumo: a beleza da Ryuyo é a capacidade de ser totalmente apreciada, mesmo por aqueles que não são pilotos, gratificando totalmente o amante que procura uma moto 100% dedicada à pista. Sinceramente, gostámos do que sentimos aos seus comandos, nomeadamente a sua eletrónica, bastante menos intrusiva e que deixa caminho livre às sensações puras e originais.
A ESTREITA COLABORAÇÃO COM A DUNLOP

Após testes intensivos, a Suzuki escolheu equipar o seu modelo de edição limitada para circuito com pneus Dunlop KR109 dianteiros e KR108 traseiros. A gama Dunlop KR foi desenvolvida na competição real e utilizada por vencedores no TT da Ilha de Man e no Campeonato do Mundo de Resistência da FIM. O KR108 foi utilizado pelos vencedores absolutos das 24 Horas de Le Mans do ano passado. Este foi um resultado notável para um pneu disponível comercialmente, num campeonato que permite o desenvolvimento ilimitado de pneus. A sua performance duradoura, a sua ampla janela de temperatura de operação e a sua consistência fizeram dele a escolha do vencedor.

Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Moto Europa, referiu: "Estamos orgulhosos por termos sido eleitos pela Suzuki para colaborar num projeto tão extremo e ambicioso. A Ryuyo ibckui todos os elementos chave da GSX-R1000R e potencia-os. Ser escolhido como um dos parceiros é mais uma prova da performance da gama Dunlop KR. É um pneu que se pode comprar para track days, mas que, porém, é utilizado por equipas profissionais para vencer as melhores corridas do mundo. É um apoio contundente".

Além do comprovado e vencedor do campeonato do mundo, o pneu traseiro KR108 na medida 205/60 R17, o projeto também marca a estreia do novo pneu dianteiro KR109 (medida: 125/80 R17) enquanto equipamento de origen (OE). "Este pneu foi introduzido na temporada de competição de 2018 e já recebeu comentários positivos dos melhores pilotos antes de ser escolhido pela Suzuki", acrescentou Luca Davide Andreoni.
