PARA O PRAZER DE CONDUZIR EMOÇÕES ORIGINAIS, A BMW TROUXE AO CIRCUITO DO ESTORIL ESTE PESADOTE MAS ÁGIL E ELEGANTE SÉRIE 8.
Fotos: cortesia CNET
Apesar do tamanho volumoso deste Série 8, dificilmente poderá imaginar como este M850i Coupê da BMW, de grande capacidade e carga, pode parecer um pouco pesado nas curvas mais apertadas do Circuito do Estoril, em Portugal. Aqui, foi fácil ficar com a ideia que este novo ‘big boy’ tem imenso tamanho, apesar de empregar uma estrutura leve, resistente com fibra de carbono e alumínio, que inclina a balança nos 2041.166 quilogramas!
No entanto, através do tight-up da curva 9 (esquerda), e imediatamente depois, no lado direito da curva 10 (direita), o famoso S do Circuito do Estoril, não deixa de ser surpreender como o M850i se sente ... ágil e equilibrado. É “plano”. Este S faz-se com rapidez, mas sente-se o aperto dos pneus dianteiros numa perfeita comunicação através do volante.
Esta compostura agradou-me, como também o fez nas curvas 11 e 12, e depois através da final - e brilhantemente designada - Parabolica Ayrton Senna. Depois é só sentir o rugido do V8 que me levou a uma velocidade incrível na reta super longa dos semáforos de partida.
Para a BMW, que não tem estado exatamente de acordo com o slogan "Ultimate Driving Machine" nos últimos anos, o novo M850i Coupe é um retorno à forma. É um carro de uma condução fantástica, embalado num invólucro de pelúcia GT.
O BMW Coupê da Série 8 de 2019 é tecnicamente o substituto da Série 6 de duas portas.
E de fato, o M850i é ligeiramente mais curto em comprimento e altura que o mais recente Série 6 Coupê, mas também é um pouco mais pesado. As suas sugestões de design também são grandes - as caixas das óticas dianteiras, a grelha ampliada, os quadris largos e o difusor traseiro substancial. No entanto, acho que emana um perfil de invulgar elegância… sobretudo para alguém como eu que aprecia uma postura baixa e larga, e quanto mais observo este carro de perfil, mais me vejo babando sobre o declive do pilar C.
MUITOS DÓLARES PARA GASTAR EM EXTRAS…
Nos EUA, por enquanto, só chegará a Série 8 com o M850i xDrive Coupê, embora variantes Convertible, Gran Coupe e M8 estejam a caminho. Por enquanto, todas as séries 'Murica-spec 8 Series serão montadas em rodas de 20 polegadas, com rodas dianteiras 245/35 escalonadas e pneus run-flat traseiros série 275/30.
Se você quiser pneus de verão você escolhe-os e a BMW os ajustará ao seu M850i sem custo adicional. As únicas outras opções externas são o acabamento com acabamento escuro, que custa 350 dólares e parece ótimo, e um teto de fibra de carbono, o que é bom, eu acho, mas acrescenta 3.000 dólares aos seus gastos totais.
Um número de matizes de couro de um e dois tons estão disponíveis dentro da cabine, emparelhados com madeira, metal, preto piano ou mesmo acentos de tecido. As acomodações dos bancos dianteiros são muito espaçosas tanto para o condutor como para o passageiro, com amplo espaço para a cabeça, as pernas e os ombros. Os assentos são partes iguais confortáveis e de suporte, e todos os materiais circundantes são alguns dos melhores da BMW.
O seletor de marcha pode ser equipado em cristal, dahling (por mais 650 dólares), e os botões que o cercam parecem planos e nivelados na consola. Todos os controles têm uma ação satisfatória e você não encontrará nenhum plástico barato por aqui.
Se o interior do Série 8 tem um ponto delicado, é que os assentos traseiros não são apenas difíceis de entrar e sair, mas terrivelmente apertados quando você está de volta lá, mesmo com o meu short-of-average, cinco- pé, estatura de sete polegadas. O Mercedes S-Class Coupé faz muito melhor aqui - principalmente porque é vários centímetros mais longo e o seu roofline não é tão abruptamente inclinado - mas então novamente, você provavelmente não comprou um coupê de duas portas que conta com assentos traseiros espaçosos ?
PARA O PURO PRAZER DA CONDUÇÃO
Apesar do seu peso, o M850i move-se com muita ousadia. O V8 twin-turbo de 4,4 litros da BMW oferece motivação mais do que suficiente, com 523 cavalos de potência convergentes para as quatro rodas através de uma transmissão automática de oito marchas superlenta.
É uma combinação que, de acordo com a BMW, vai empurrar o M850i xDrive para 60 milhas por hora em apenas 3,6 segundos. Para o registro, isso é meio segundo mais rápido que o mais recente M6 Coupê de 556 cv.
O M850i não é apenas uma arma de assalto em linha reta. Faz o seu trabalho rápido de curvas, com uma comunicação sólida entregue pela direção e chassis. Sim, a BMW está finalmente encontrando o seu jeito de proporcionar o prazer da condução pura tão amada pelos mais conservadores. Os modos de condução Sport e Sport Plus deste Série 8 não só trazem mais peso à acção da roda, mas também dão uma ideia melhor do que está realmente a acontecer ao nível do pneu.
RODAS DIRECIONAIS E SISTEMA XDRIVE
O M850i vem de fábrica com a direção da roda traseira, o que realmente ajuda na agilidade geral. Em velocidades abaixo das 45 mph, as rodas traseiras podem girar 2,5 graus na direção oposta como as rodas dianteiras para melhor manobrabilidade de baixa velocidade. Mas acima do limiar de 45 km / h, as rodas traseiras giram na mesma direção, o que não apenas ajuda em manobras evasivas, mas também mantém o M850i plano e estável enquanto o conduzor para a rápida curva 5 do Estoril.
O sistema xDrive de tração nas quatro rodas só envia energia para as rodas traseiras sob luz cruzada para melhor eficiência. Mas ao contrário do hardcore M5, o M850i não tem nenhum tipo de Drift Mode somente com rodas traseiras. (Aguarde o M8.) Clique no controle de tração uma vez para transformá-lo em sua configuração dinâmica, no entanto, ele irá afrouxar o ritmo para permitir que você execute momentos maravilhosamente controlados de deslizamento nas quatro rodas.
Quando é hora de desacelerar as coisas com pressa, os grandes travões dianteiros de quatro pistões com pinças de alumínio prendem-se com força impressionante, limpando a velocidade com rapidez. Discos de cerâmica de carbono não estão disponíveis no M850i, mas, novamente, aguarde o M8.
Cada M850i recebe a suspensão Adaptive M da BMW, com amortecedores controlados eletronicamente que ajustam constantemente as taxas de compressão e recuperação em todos os quatro modos. Seja na configuração padrão do Comfort, no modo Adaptive do tipo “ajuste conforme o uso” ou nos perfis do Sport, o M850i oferece um manuseio compatível e bem controlado, embora ele tenda a errar no lado mais agudo das coisas praticamente o tempo todo. Certamente não é decepcionante - eu pessoalmente gosto muito disso - mas os compradores de GT de luxo que estão à procura de um manuseio mais cómodo, provavelmente vão preferir os coupês E e S-Class da Mercedes.
CONCLUSÃO
A maior ameaça do M850i é talvez a Porsche. Afinal, um 911 Carrera 4 S começa com 112.000 dólares e com um um nível de equipamento acima, onde é tudo Porsche. É mais lento e menos poderoso, mas definitivamente, há muito mais a dizer sobre o excelente equipamento do 911.
No entanto, o fato da Série 8 ser tão boa é uma vantagem para a BMW de diversas maneiras.
O M850i é um coupê desportivo muito melhor do que o 6 Series já foi, oferecendo luxo e tecnologia suficientes para cumprir a missão de um grande turismo. Além disso, é um retorno para a BMW, provando que a marca alemã ainda se lembra de como construir carros de alto nível. Façam mais BMW’s assim, e tragam depressa o M8.