ORGANIZADO PELO CLUBE DE MOTORISMO DE SETUBAL, COM A COLABORAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALMADA E APADRINHADO PELO EX-PILOTO RUI MADEIRA, O ALMADA EXTREME FOI UM DIA DE EMOÇÕES AUTOMOBILÍSTICAS FORTÍSSIMAS!
texto de Ricardo Ferreira, fotos de Pedro Fernandes; vídeo Lisbon Droneye
No dia da chegada a Portugal do furacão Leslie, os antigos estaleiros da Lisnave - encerrados há 23 anos - voltaram a animar-se, não para reparações navais na margueira a sul do Tejo, mas para um dia de emoções fortes.
Esta foi a primeira edição de um evento ‘sui generis’, que juntou cerca de 18.000 pessoas para apreciarem as mais incríveis acrobacias num percurso que compreendia a passagem por pavilhões abandonados, estradas esburacadas e outros obstáculos.
“Foi um dia de emoções fortes, num traçado muito interessante”, disse Rui Madeira, ex-campeão do mundo de Grupo N no Mundial de Ralis.
“Os pilotos participantes deram os parabéns pelo percurso, interessante e muito variado, com zonas muito rápidas e encadeadas, como se fosse uma especial de rali… um traçado complicado e a fazer lembrar os filmes do Ken Block!”.
O ex-campeão do mundo Rui Madeira apadrinhou este evento que no próximo ano deverá decorrer durante todo um fim de semana
Rui Madeira nasceu na vizinha Cova da Piedade – a escassos quilómetros do local do evento – e conclui o curso de Arquitetura com um trabalho sobre a Lisnave: “É por isso que este evento tem para mim um significado muito especial”, concluiu.
Para participar no Almada Extreme Sprint houve mais de 3000 inscritos, dos quais foram apurados 65 pilotos e participaram 61 carros.
No nosso caso "escolhemos" um belíssimo Ford de coleção para a foto; aqui o nosso camera-man Pedro Fernandes
O evento serviu para matar saudades, quer das provas automobilísticas na margem sul do Tejo, quer do espaço da margueira da Lisnave, assim como para homenagear os diversos campeões de Alamada.
Uma coisa é certa: para o ano o evento deverá ser de dois dias, uma vez que o tempo foi demasiado curto para as diversas atividades, apesar dos primeiros carros começarem a acelerar cedo, a partir das 8h00 da manhã. »»»
O VÍDEO QUE ESCOLHEMOS: cortesia da Lisbon Droneye